Sermão Acampamento Round 7

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Sermão Acampamento Round 7
Gustavo Gerino
Referência: Salmo 139
INTRODUÇÃO:
A leitura desse salmo me traz uma sensação de intensa exultação vinda da parte do salmista Davi.
-Intensidade essa que vem do fato de que talvez, mesmo que por uma mísera fração de tempo, Davi eleva seus olhos ao Pai. Esse pequeno instante de sobriedade fez com que Davi vislumbrasse quem realmente era o seu Deus e qual a dimensão dos seus atributos.
15 O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos?” 16 O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. 17 E Eliseu orou: “SENHOR, abre os olhos dele para que veja”. Então o SENHOR abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. 2Rs 6.15–17.
Isso gera um impacto enorme na vida de Davi, ele se depara com uma verdade que muitas vezes fica oculta e passa despercebida em nossa vida; O Senhor é muito maior do que tudo o que existe, inclusive e especialmente, nós.
Davi então expressa em palavras tudo aquilo que foi ministrado em seu coração, criando assim, um dos salmos mais lindos, confrontadores e sinceros que nós temos no cânon das escrituras.
Exposição do Texto:
(Versos 1-6)
Cada detalhe da vida humana está aberto diante de Deus (vs. 1,2). A linguagem de penetração e pesquisa humanas é usada para mostrar quão profundo e pessoal é o conhecimento que Deus tem de cada um de nós. Independente de nossa situação imediata, ele nos conhece absolutamente, e mesmo os mais íntimos recessos de nossas mentes são como que um livro aberto diante dele.
Toda a vida, sumariada pelas expressões “sair” e “deitar-se”, está aberta diante dele (vs. 3,4). Nossos próprios pensamentos são percebidos por Deus antes mesmo que articulemos uma palavra
Não há escape da presença de Deus (v. 5).
Se o salmista vai para longe, Deus está ali. Se ele volta, ainda o encontra. Sua mão (o hebraico tem o plural “mãos”) o alcança para mantê-lo sob controle. Seu Deus não é apenas todo-conhecedor (onisciente), mas também está presente em toda parte (onipresente). O conhecimento de Deus está além da compreensão humana (v. 6). Ele é chamado aqui conhecimento “maravilhoso”, usando a expressão hebraica que regularmente denota ações que por sua por sua própria natureza estão além da capacidade humana.
O Deus Inescapável (vs. 7–12)
As perguntas retóricas no versículo 7 (“Para onde irei de teu Espírito? Para onde fugirei de tua presença?”) introduzem várias possibilidades sobre para onde o salmista poderia ir a fim de escapar de Deus. Jeremias 23:24 - Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.
As extremidades são usadas para significar a totalidade do universo. Altura e profundidade, leste (“os ventos da aurora”) e oeste (“o mar”, i.e., o Mediterrâneo), abarca tudo o que existe. Seja para onde que alguém vá, a mão de Deus é capaz de alcançar e controlar os eventos ainda não manifestos.
O Deus Criador (vs. 13–18)
No versículo 13, ao descrever sua criação, o salmista usa um verbo incomum para criar (qanah). Ele só ocorre seis vezes neste sentido no Antigo Testamento, em vez do verbo mais comum (bara’) de Gênesis 1.1 e em muitos outros lugares. Abraão o usou ao falar a Melquisedeque e ao rei de Sodoma, quando chamou Deus “Criador do céu e terra” (Gn 14.19,22). À luz de nossa concepção, somos criação de Deus, com um corpo cuidadosamente construído e entretecido. Daí, quando o salmista pondera sobre si mesmo, ele fica extasiado nesta obra criativa (v. 14). O uso das palavras “maravilhosamente” e “maravilhoso” chama a atenção para a atividade divina que trouxe a vida à existência.
Nós temos a tendência de Domesticar o Senhor, ao ponto de O colocarmos muitas vezes em nossas caixinhas religiosas.
Fazendo isso nós não só estamos negligenciando o fato de que Deus é um oceano que não se faz cabível em nossos aquarios, mas também estamos perdendo a melhor parte Dele, a sua inexplicável grandeza.
Desvalorizar ou subestimar Deus, traz consequencias enormes nas nossas vidas, como: FARDOS PESADOS, EGO, FRUSTRAÇÃO
FAZER PERGUNTAS AQUI (SEPARAÇÃO DE IDEIAS AQUI)
*TEMA NOVO AQUI*
O Deus Vingador (vs. 19–22)
O salmo tem uma súbita mudança neste ponto. Da gratidão a tonalidade muda para juízo e maldição, quando se aborda a situação dos inimigos do salmista (e de Deus) (vs. 19,20). O salmista apela a Deus para que intervenha e remova seus inimigos. Nota-se que o caráter dos perversos é sedento de sangue, e sua linguagem é maliciosa e blasfema.
Os versículos 21 e 22 evidentemente mostram que o clamor por vingança contra os inimigos não provém do espírito de vingança pessoal. Como no Salmo 5.8–10 (ver comentários), os inimigos são inimigos de Deus. Aqui, o salmista está confessando sua lealdade ao Senhor de uma maneira costumeira no antigo Oriente Próximo.
Davi abraça a causa de Deus quando ele reconhece quem Deus é.
O Deus que Guia (vs. 23,24)
Os pensamentos conclusivos ecoam a abertura do salmo. O salmista se expôs aos olhos de Deus que a tudo vêem, e está disposto a deixar-se testar por ele, em seus pensamentos. Ele contrasta dois caminhos – o caminho ofensivo e o caminho eterno.
Ele se esquiva do primeiro e ora para que seus passos sejam guiados no último. É bem provável que “o caminho eterno” seja uma referência a retrospecto e prospecto. É no velho caminho, revelado a Abraão, Isaque e Jacó, e no qual andaram, que o salmista deseja ser guiado. Se ele segue esse caminho, então será guardado e continuará na presença de Deus eternamente.
1 CORINTIOS 2:6
O Deus que sabe de todas as coisas te deu através de Cristo a oportunidade de se fazer conhecido, com a mente de Cristo você tem acesso aos pensamentos de Deus sobre você, você pode compreender a vontade dele para sua vida e os caminhos que o próprio criador de todas as coisas, aquele que sabe tudo sobre todas as coisas, aquele que não só conhece o futuro como também o decretou, Aquele que está em todos os lugares onde nada fica oculto passa despercebido perante Ele, Esse mesmo Deus te revela o caminho e você o pode conhecer em cristo Jesus
Related Media
See more
Related Sermons
See more