Sem título Sermão (2)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Quem não ouve não é ouvido Zacarias 7:1-14
Objetivo: Saber que a obediência é a chave para que sermos atendidos por Deus.
Introdução Antes de orar, fazer a leitura de Zacarias 7:1-14 destacando o versículo 13.
Se fizermos uma visita a algumas livrarias evangélicas logo vamos perceber a quantidade de livros que tratam do assunto oração. (Citar alguns títulos e concluir dizendo: De fato é um tema muito importante!).
Isto mostra o interesse que temos de sermos atendidos por Deus (Podemos ver que um dos discípulos de Jesus, lá em Lucas 11:1, também pediu: Ensina-nos a orar assim como João ensinou os seus discípulos).
Contudo, por mais que se inventem, ou busquem, técnicas de oração, muitos não são atendidos. Perguntas retóricas:
Por que será que isto acontece?
Será que Deus não pode responder a tudo? Será que está escondida a técnica correta? Será que não clamamos da maneira certa? Será que desconhecemos a posição? Resposta: Vejo neste texto que Deus mesmo nos dá a resposta: “Quem Não Ouve Não é Ouvido”. Ou seja, quem não atende aos pedidos dele também não
tem os seus pedidos atendidos! 1) Deus tem clamado, mas muitos não têm atendido. O texto mostra que Deus clama, pedindo de forma enfática, mas muitos não têm atendido. 1.1. Isto aconteceu no passado 1.1.1. Deus, por seu Espírito, clamou ao povo pelo intermédio dos profetas (v. 7) e da Lei (v.12). 1.1.2. Deus pediu (vs. 8-10): Prática da Justiça, bondade, misericórdia e distan- ciamento do mal. 1.1.3. O povo respondeu (vs. 11-12): Endurecendo os corações, não atendendo à Lei, rebelando-se, dando as costas ao Senhor, resistindo ao Espírito, não ou- vindo os seus profetas. 1.2. Isto acontece no presente 1.2.1. Deus clama ao seu povo por meio de sua Palavra, de seus profetas, de seu próprio Espírito que habita em nós, e nos mostra os caminhos que devemos trilhar. 1.2.2. Ele continua exigindo de nós, entre outras coisas, a prática da justiça, da bondade, misericórdia, que nos afastemos do mal e procuremos amar ao nosso
próximo como a nós mesmos. 1.2.3. Deus tem clamado, pedido que sigamos as suas orientações, mas mui- tos não têm ouvido. Não basta escutar os conselhos de Deus, temos que dar ouvidos, atender, fazer o que ele quer que façamos. Ilustração: Uma senhora com expressão triste falou ao pastor, na porta da igreja, ao final do culto de domingo à noite: É pastor, eu só venho aqui mesmo para sofrer. O pastor preocupado pergunta: Mas por que isto irmã? Ela respondeu: O senhor domingo após domingo não para de falar dos meus erros. Ao que o pas- tor torna a perguntar: E por que a senhora não muda? Ao que recebeu a resposta: Mas é tão difícil, é tão difícil...19 – Deus tem clamado, nós temos ouvido? 2. Muitos têm clamado, mas Deus não tem atendido. O texto mostra que, assim como Deus clama e muitos não o atendem, muitos clamam a Deus, mas ele não os atende também (Deus não é manipulável – seu silêncio é a resposta para aqueles que não querem ouvir os seus mandamentos, conselhos e orientações). 2.1. Isto aconteceu no passado
2.1.1. Uma comitiva saiu de Betel e foi até Jerusalém para clamar pelo favor de Deus (v.2). 2.1.2. Eles queriam saber se deveriam continuar clamando com jejum e lágri- mas (v.3). 2.1.3. O profeta mostra que clamar a Deus sem ouvir o seu clamor é perda de tempo (v.13). 2.1.4. Certamente o povo de Israel, antes de Zacarias, quando foi levado para o cativeiro na Babilônia, clamou a todo pulmão por ajuda do Senhor, mas não foi atendido (v.14). 2.2. Isto acontece no presente 2.2.1. Deus não muda e o que mais se vê em nossos dias são pessoas cla- mando e não sendo atendidas (Pedem com romarias, praticando jejum, fazendo promessas, mas nada recebem). 2.2.2. Não recebem, não só porque pediram de forma errada (Ainda que mui- tos errem também nisto), ou por ter faltado algum ingrediente no seu ritual para mover o poder de Deus. Não recebem porque Deus tem clamado a elas e elas não têm atendido. Porque querem ser ouvidas mas não querem ouvir e “quem não ouve não é ouvido”!
Conclusão Assim foi no passado, assim é no presente e assim será no futuro, pois Deus não muda. Como podemos perceber; o segredo não é clamar da forma certa, é ouvir. Não adianta buscar técnicas especiais de oração. Se queremos as bênçãos de Deus e ter petições respondidas devemos obedecer. Devemos perguntar, por exemplo: a) O que o Senhor quer da minha vida? b) Como o Senhor quer que eu atue no lar? c) No trabalho? d) Em relação àquele vizi- nho encrenqueiro. e) Na igreja? f) Na escola? g) Diante da calúnia? h) Diante das perseguições e outras dificuldades? i) Em relação ao meu próximo? Devemos lembrar que Deus deseja que obedeçamos a seu Filho Jesus (A ele ouvi, diz em Lucas 9:35). Devemos ter sempre em mente: Diante de Deus, quem se faz de surdo acaba passando por mudo. Fala, fala, fala..., mas não é atendido. Pois, “Quem Não Ouve Não é Ouvido”!
Related Media
See more
Related Sermons
See more