Suba para cá

Apocalipse   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views

Visão de João a respeito do céu.

Notes
Transcript

Ap.4.1-11

Apocalipse 4
NTLH, verso 1 - Suba aqui, e eu mostrarei a você o que precisa acontecer depois disso.
Suba para cá (para o céu, para as coisas dos céus). Só nos informaremos a respeito dos céus quando “subirmos” para os céus, isto é, quando nos ocuparmos com as coisas dos céus, concernentes a Deus e seus planos. Paulo nos aconselha: “pensai nas coisas que são de cima” (Cl.3.2).
Assim como Paulo, Isaias e Ezequiel (2Co.12.2-4 / Is.6.1-3 / Ez.1.5-25), João experimentou estar no céu em visões (Ap.4.1). Eles viram coisas extraordinárias e ouviram palavras que não se pode falar.
O que João viu?
1. Ouviu a voz de Cristo – “voz como de trombeta”
2. Viu um trono com alguém assentado nele (era Cristo) – v.2. Descreve a aparência e beleza de Cristo, incompreensível ao senso humano. Do trono saíam vozes e trovões. Diante dele acesas 7 lâmpadas de fogo que são os 7 espíritos de Deus (v.5) àAp.1.20
a. O trono de Deus é tão maravilhoso que João só consegue descrevê-lo recorrendo a fenômenos naturais como estrondos de trovão, ruídos e clarões de relâmpagos. Esses fenômenos são símbolos que, na natureza, representam a grandeza, o poder e a força de Deus, como nos descrevem Jó 36.29–30; Sl.18.13–15; 29.3–5.[1]
b. O arco-íris (Ap.4.3) foi visto antes dos relâmpagos - A graça (Arco Iris) sempre antecede o julgamento (Relâmpagos, fogo). Porém, todos que recusaram a misericórdia enfrentarão o juízo. Quem não foi purificado pelo sangue, terá que suportar o fogo do juízo divino.[2]
c. 7 Lâmpadas de fogo – 7 é símbolo de plenitude (Lâmpadas = claridade; 7 Espíritos = plenitude do Espírito de Deus)
d. João escreve tendo em mente uma passagem do Antigo Testamento, ou seja, a cena no monte Sinai em que Deus deu os Dez Mandamentos aos israelitas (Ex.19.16).[3] O fogo ardente das tochas fornece luz, mas também retrata a santidade de Deus que não tolera nenhum pecado na sua presença (Sl. 18.8; 50.3; 97.3; Dn. 7.10).[4]
3. Viu 24 tronos e 24 anciãos assentados neles – v.4. A interpretação tradicional dos 24 anciãos diz que o número corresponde a duas vezes doze, ou seja, doze patriarcas do Antigo Testamento e doze apóstolos do Novo Testamento, como representantes daqueles que foram remidos por Cristo (os Santos).[5]Santos e não anjos.
São os salvos, convidados por Jesus para:
a. Assentar-se com Ele em seu trono (na sala do trono) – Ap. 3.21)
b. Julgar as nações (durante o Milênio) – Ap.20.4, o mundo e os anjos, 1Co.6.2-3.
4. Viu diante do trono um mar de vidro (v.6). Isto se torna compreensível quando se considera a maneira de falar acerca do mar celestial. Adolf Pohl, no seu Comentário Esperança, diz que em Gn 1:6,7 fala-se de dois mares separados entre si. Há por um lado o mar terreno, violento, traiçoeiro, lamacento, mais tarde uma imagem da rebelião tenebrosa na criação. Seu contraste é o mar do céu, ou seja, a água que o ser humano experimentava como vindo do alto. Os olhos de João viam este céu de água clara e límpida, além de ser iluminada dia e noite de forma flamejante pelos astros.[6]
5. Viu no meio e ao redor do trono (na sala do trono) – e seres viventes cheios de olhos.
a. Um semelhante a leão – (Valentia e Coragem)
b. Um semelhante a um touro – (Força e tenacidade)
c. O terceiro com rosto de homem – (Inteligência e sagacidade)
d. O quarto semelhante a uma águia voando – (Eficiência e rapidez)
e. Os “pais” da Igreja (Orígenes, Vitorino e Atanásio) acreditavam que esses quatro símbolos representavam os quatro evangelhos (Mt., Mc., Lc. Jo.). Mas eles devem simbolizar querubins (anjos superiores)
f. Cada um deles com 6 asas e cheios de olhos (Is.6.1-3). Descrição semelhante em Ez.1.5-25 sobre a visão de Ezequiel.
6. O quadro que João viu era de culto, de adoração ao Cristo – Ap.4.10,11
Para alguns esta mensagem é aterrorizante – por isso muitos não gostam de ler, ouvir ou estudar Apocalipse (veja Ap.1.3. Para outros ela pode despertar o interesse de conhecer mais de perto as maravilhas que Deus tem preparado para os seus filhos.
Suba para cá (Ap.4.1, NVI). João viu estas coisas porque se ocupava com as coisas dos céus. Somente seremos informados a respeito dos céus quando “subirmos” para os céus, ou seja: quando nos ocuparmos com as coisas dos céus, concernentes a Deus e seus planos. Paulo nos aconselha: “pensai nas coisas que são de cima” (Cl.3.2).
Quando temos nossos pensamentos, nossos corações voltados para as coisas dos céus, nossa vida é santificada, e nos tornamos aptos a viver as realidades do céu que só são possibilitadas aos santos.
Vivemos nas esferas celestiais:
1. Quando nos ocupamos com as coisas que são de cima (Cl.3.2)
2. Quando buscamos o padrão de santidade conforme nos indica as Escrituras:
a. Eliminando nossas inclinações carnais “Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria” – Cl.3.5, NTLH.
b. Quando nos livramos da raiva, do ódio, da maldade, da difamação, de palavras indecentes no falar – Cl.3.8
c. Quando não mais enganamos ou mentimos uns aos outros – Cl.3.9-10
d. Quando nos revestirmos de um coração cheio de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando e perdoando-nos uns aos outros, assim como o Senhor nos perdoou – Cl.3.12-13
e. Quando nos revestirmos do amor, que é o vínculo da perfeição para que, então, a paz de Cristo domine em nossos corações fazendo-nos gratos por tudo – Cl.3.14-15
f. Quando a Palavra de Cristo encontrar lugar em nossos corações, quando nos exercitarmos no ensino e aconselhamento mediante o uso da Palavra de Deus, louvando a Deus com gratidão em nossos corações – Cl.3.16-17.
Talvez não tenhamos as (mesmas) visões que João – afinal, não são mais necessárias; João já as teve! Mas seremos participantes do rol de santos que estarão na sala do trono de Cristo para adorá-lo, para servi-lo como salvos por toda a eternidade.
Quando falamos de um lugar maravilhoso para alguém, este pode desejar conhecer este lugar. Foi o que João fez em Ap.4.1-11.
Deus espera que você tenha desejo de conhecer e de habitar neste lugar maravilhoso chamado CÉU. Basta crer em Jesus como seu único e suficiente Salvador. Receba-O assim, e seu Espírito Santo lhe fará um santo, porque Deus lhe santificará e lhe transformará – para sua salvação e para honra e glória dEle.
[1] Kistemaker, S. (2014). Apocalipse. (J. Hack, M. Hediger, & M. Lane, Trads.) (2a edição, p. 252). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã. [2]Lopes, H. D. (2005). Apocalipse: O Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer (1‍aedição, p. 151). São Paulo: Hagnos. [3]Kistemaker, S. (2014). Apocalipse. (J. Hack, M. Hediger, & M. Lane, Trads.) (2a edição, p. 252). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã. [4]Kistemaker, S. (2014). Apocalipse. (J. Hack, M. Hediger, & M. Lane, Trads.) (2a edição, p. 252). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã. [5] Kistemaker, S. (2014). Apocalipse. (J. Hack, M. Hediger, & M. Lane, Trads.) (2a edição, p. 250). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã. [6]Pohl, A. (2001). Comentário Esperança, Apocalipse de João (p. 152). Curitiba: Editora Evangélica Esperança.
Related Media
See more
Related Sermons
See more