JEJUM

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

IGREJA BATISTA LOGOS 27/04/2022

Texto base: Mateus 6:16-18 “— Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.”
A) INTRODUÇÃO
Oração e jejum são frequentemente combinados 2Cr 20:3 “Josafá ficou com medo e orou a Deus, o Senhor, pedindo socorro. Depois deu ordem para que todo o povo de Judá jejuasse.”
Na expressão quando jejuares, Jesus toma por certo que seus discípulos jejuarão. Alei de Deus sugere somente um jejum em todo o ano, ou seja, no dia da expiação. Lv 16:29-34 “A seguinte lei deverá ser obedecida para sempre: No dia dez do sétimo mês todos os israelitas e os estrangeiros que moram no meio do povo não comerão nada o dia inteiro e não farão nenhum trabalho,pois nesse dia será feito o sacrifício para conseguir o perdão dos pecados do povo. Assim, o povo ficará puro na presença de Deus, o Senhor.Este é um dia especial e será para sempre um dia em que ninguém comerá nada, nem trabalhará.O Grande Sacerdote que for ungido e ordenado para tomar o lugar do pai vestirá as roupas sacerdotais de linhoe fará a cerimônia para purificar o Lugar Santíssimo, a Tenda Sagrada, o altar, os sacerdotes e todo o povo.Essa lei será obedecida para sempre, e uma vez por ano haverá a cerimônia para conseguir o perdão dos pecados de todo o povo. E tudo foi feito como o Senhor havia ordenado a Moisés.”
B) DESENVOLVIMENTO
Nesse capítulo que acabamos de ler, Jesus fala sobre o jejum como humilhação, quer de maneira fingida como no caso dos fariseus, ou maneira genuína ensinada aos discípulos.
MANEIRA CONFORME OS FARIZEUS - Estavam representando, exerciam sua religião, justiça, com objetivo de serem vistos. Á aparência externa era algo que importava. Assim conseguiam respeito, favores, boa reputação, dos homens. Muitos enxergavam estes homens como piedosos e santos. Jesus é enfático, “Eu afirmo a vocês e isso é verdade: eles já receberam sua recompensa.”
MANEIRA ENSINADA POR JESUS AOS DISCÍPULOS - Jesus nesse texto nos fala que quando jejuarmos façamos de maneira apropriada, com os nossos corações voltados para Deus. Tanto a oração como jejum, Jesus diz que nosso Pai celestial vê em secreto, e é Dele que teremos recompensa.
C) CONCLUSÃO
O que vamos fazer é como igreja orarmos e jejuarmos ao nosso Pai celestial, com objetivo maior, de desenvolvermos intimidade e escuta. Importante dizer que ninguém é obrigado, mais meu conselho é que ninguém fique de fora.
Filipenses 4:6 “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more