DEUS ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR EM SUA VIDA?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Ageu 1:1-11 Objetivo: Colocar Deus e sua obra em primeiro lugar na vida.
Introdução:
A Bíblia é clara ao mostrar que aquele que merece honra deve ser honrado (Dar alguns exemplos).
DAR HONRA A ALGUÉM SIGNIFICA ESTIMAR, VALORIZAR E RESPEITAR ESSA PESSOA.
NÃO ATOA O PRIMEIRO MANDAMENTO COM PROMESSA É: HONRAR O PAI E MÃE!
LEMBRA QUANDO POVO PEDI UM REI?
NINGUÉM merece mais honra do que o próprio Deus. Ele é o criador de tudo e de todos, nos ama e, mesmo sendo tão grande, demonstra preocupação e cuidado para conosco.
O primeiro lugar, o lugar de honra em nossas vidas, então, por direito, per- tence ao nosso Deus. Por isso, é bom prestarmos muita atenção ao que Deus mesmo fala a este respeito neste texto do Livro de Ageu.
1 - Nem sempre colocamos Deus em primeiro lugar: Podemos perceber no texto, e na vida diária, que nem sempre colocamos Deus em primeiro lugar.
1.1. Demonstramos isto com nossas palavras
1.1.1. Uma das formas de demonstrarmos isto é por meio de nossas palavras, como o povo de Judá fazia.
1.1.2. O Templo de Jerusalém, que representava Deus no meio do povo, estava em ruínas (Já haviam se passado 18 anos desde que o povo retornou do cativeiro para reconstruir a cidade e o templo, mas ainda estavam dizendo: “Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada” – v.2).
1.1.3. As palavras do povo mostravam bem que Deus não estava em primeiro lugar – Ainda não era hora!
1.1.4. Será que isto não acontece também atualmente?
Será que não há pessoas em nosso meio dizendo: Ainda não é hora de servir a Deus, mais tarde o farei? Vou me dedicar a ele quando... (Exemplos).
1.1.5. Palavras como estas mostram claramente que Deus não é prioridade em nossas vidas, que ele não está no lugar que lhe pertence, no primeiro lugar!
1.2. Demonstramos isto com nossas ações:
1.2.1. Outra forma de demonstrar que não estamos colocando Deus em pri- meiro lugar são nossas ações. 1.2.2. No caso de Judá, ainda não era hora de reconstruir o templo, mas era hora de construírem boas casas (O templo poderia esperar, mas suas casas não! – Isto mostrava bem quem estava em primeiro -v.4).
1.2.3. A casa de Deus estava abandonada às traças enquanto cada um corria pela sua própria casa (v.9).
1.2.4. Nossas ações são indícios das prioridades. Ainda que falemos que Deus está em primeiro, se corremos pelos nossos próprios interesses em detri- mento de sua obra, mostramos que isto não é verdade.
2. Deus NÃO ACEITA NENHUMA OUTRA POSIÇÃO QUE NÃO O primeiro lugar:
Deus, neste texto, também nos mostra que não gosta de ficar fora do primeiro lugar (O lugar é dele!).
“Quando colocamos Deus como nossa prioridade, estamos colocando Ele no lugar mais alto das nossas vidas.
E justamente por colocarmos Deus como prioridade, Ele nos abençoa e de nada sentimos falta.
Colocar Deus em primeiro lugar é a melhor escolha que podemos tomar.”
Ilustração: Comentar as dificuldades que surgem em alguns casamentos com a chegada dos filhos quando, em muitas ocasiões, o marido perde o primeiro lugar na lista de prioridades da esposa. Podemos ver aqui pelo menos três maneiras pelas quais Deus demonstra o seu desagrado com isto.
2.1. Mostra isto não nos abençoando
2.1.2. O povo de Judá, ainda que trabalhasse muito, tinha pouco resultado de seus esforços (Faltava a bênção de Deus que estava demonstrando o seu grado por estar fora do primeiro lugar).
LEMBRAM DO DITADO? “O POUCO COM DEUS É MUITO”
2.1.3. Deus convida-os a fazerem um balanço, olharem para trás e ver o que estava acontecendo (v. 5,7).
EXEMPLO DO HOMEM MAIS RICO DO MUNDO!
2.1.4. Eles semeavam muito e colhiam pouco; comiam, mas não se fartavam. O dinheiro não dava... (v.6).
2.1.5. Será que alguns de nós não estamos na mesma situação por não colo- carem Deus em primeiro lugar?
2.2. ISSO FICA MUITO EVIDENTE NA VIDA DO POVO DE DEUS:
2.2.1. Deus diz que não só deixou de abençoar o povo de Judá, mas, mais do que isto, foi contra o povo.
2.2.2. Eles trabalhavam muito mas recolhiam pouco e o que conseguiam ga- nhar Deus, com um assopro, mandava embora, porque cada um se preocupava consigo mesmo e não com a pessoa de Deus (v.9).
QUERIDOS IRMÃOS,
- TEM MUITA GENTE COMPLETAMENTE ENGANADA ACERCA DE BENÇÃOS DE DEUS...
2.2.3. Deus lhes mandava castigos mostrando o seu desagrado por não estar em primeiro lugar (vs. 10-11).
2.2.4. Fique atento ao que Deus também tem lhe mostrado. Ele não ACEITA ficar fora do primeiro lugar.
2.3 A PALAVRA DE DEUS DEIXA MUITO CLARO A URGÊNCIA DE NÓS O PRIORISARMOS:
Mt 6.33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”
Sl 27.4 “Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.”
2.3.1. Mesmo Deus mostrando ao povo de Judá que não estava contente com a situação, não os abençoando e até indo contra eles, parece que não percebiam que isto o desagradava (Estavam cegos).
2.3.2. Talvez para que não houvesse mais nenhuma dúvida Deus levanta um profeta para mostrar isto.
2.3.3. O profeta fala a palavra de Deus (vs. 1-2) e por ela demonstra todo o desagrado de Deus.
2.3.4. Esta palavra é eterna e chegou a nós e aí está nos mostrando ainda: Deus continua não gostando de ficar fora do primeiro lugar! Estejamos atentos à esta verdade de sua Palavra!
3. Deus exige que o coloquemos em primeiro lugar
3.1. Depois de ter demostrado que o povo o estava colocando fora do pri- meiro lugar e o seu desagrado por causa disto, Deus mostra neste texto que exige o primeiro lugar, que lhe pertence por direito.
3.2. Ele não quer mais conversa, ordena que o seu povo faça o que tem que fazer (V. 8).
3.3. O símbolo de sua presença tinha que ser tratado de forma digna, isto o colocaria na posição certa.
3.4. Creio que Deus é o mesmo e que ele continua exigindo de cada um de nós o primeiro lugar.
3.5. Lá a ordem era subam ao monte, reconstruam a minha casa, aqui pode ser: participem de missões, frequentem os cultos de forma alegre, sejam dizi- mistas, assumam as posições que eu lhes tenho mostrado, preguem a minha Pala- vra, gastem mais tempo na minha obra..., coloquem-me em primeiro lugar!
3.6. Segundo lugar para Deus não é nada. Ele merece e exige o primeiro lugar em sua vida!
Conclusão:
É hora de fazermos um balanço em nossas vidas. Quais têm sido nossas pri- oridades?
Nossas ações têm demonstrado que Deus está em primeiro lugar nas nossas vidas?
Se não, é hora de colocá-lo em seu lugar. Como já dissemos, Deus é o criador de tudo e de todos.
ILUSTRAÇÃO:
Um  pregador da palavra de Deus, fez uma ilustração: Pegou uma jarra encheu com pedras grandes, e perguntou ao auditório, a jarra está cheia ?, responderam, sim, a jarra está cheia; ele pegou uma outra jarra com pedrinhas e colocou dentro da jarra com pedras grandes, e foi enchendo nas brechas, daí ele perguntou, a jarra está cheia ?, disseram sim, a jarra está cheia; ele pegou outra jarra com areia e colocou na jarra com as pedras grande e preencheu  todas as brechas, e perguntou, a jarra está cheia ? sim agora a jarra está cheia; ele pegou uma outra jarra com água e completou todas as brechinhas e realmente a jarra estava cheia. Ele perguntou, que lição você tira para sua  vida com essa ilustração ?, uns disseram, por mais que a sua agenda esteja cheia, você terá um tempo para pregar a palavra de Deus; ele disse: não!, não é isso!
A ilustração nos ensina que na nossa vida devemos colocar DEUS em primeiro lugar, e as demais coisas serão acrescentadas. Se você colocar na jarra as pedrinhas, a areia, a água e por fim as pedras grandes, não vai caber as pedras grandes.
Assim é na nossa vida, se colocarmos as pequenas coisas em primeiro lugar, no fim  não vai caber Deus. Eu estou deixando-O  por último. 
Pela manhã ao se levantar , se  não se curva diante de Deus para agradecer e entregar nas mãos  DELE tudo o que eu for fazer, eu não vou ter mais tempo para conversar com Deus, eu não ofertei as primicias ao Senhor.
Só  a noite eu vou poder falar com Ele, lamentando o cansaço do dia que foi pesado demais, e fala, tu vistes como foi!!!, insinuando QUE a culpa É DE Deus pelo seu cansaço; e fala: pois é Senhor! estou exausto, só o que posso dizer é: obrigado e boa noite.
Colocou por último as pedras grande, isto é , quiz mais não coube.  O seu dia vai ser muito abençoado se entregares nas mãos de JESUS, Ele é nosso advogado, juiz, nosso diretor, nosso Patrão, ELE é   Pai.
Nós só existimos pela graça e misericórdia dele mesmo. Só podemos ir para o céu porque Jesus Cristo seu filho, em ato de extremo amor, morreu por nós.
O primeiro lugar é dele! Se algo está ocupando o lugar que lhe pertence por direito deve ser removido. Aconteça o que acontecer, seja qual for a situação, lembre-se sempre: TUDO EM NOSSA VIDA É SECUNDARIO E de Deus é o primeiro lugar!
Related Media
See more
Related Sermons
See more