Exemplos de perseverança na Bíblia

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Exemplos de perseverança na Bíblia

A vida nos oferece muitas dificuldades e boa parte delas só podem ser superadas através da perseverança. Ser perseverante é ser resistente, é não desistir diante das tribulações.
A Bíblia nos dá vários exemplos de pessoas perseverantes. Essas histórias nos ajudam a prosseguir em fé. Veja alguns exemplos de pessoas que foram perseverantes, além de versículos que te ajudarão a se manter firme nas promessas do Senhor.

1. A perseverança de Jó

Jó era um homem bem-sucedido (Jó 1:1-3), mas a sua condição não impediu de que uma grande tribulação pairasse sobre a sua vida. Como um vendaval Jó perdeu tudo: dinheiro, amigos, família e a sua saúde. Apesar do tormento - e das dores - Jó foi perseverante e se manteve íntegro a Deus:
Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça. Então Jó apanhou um caco de louça e com ele se raspava, senta­do entre as cinzas. Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?" Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios.  Jó 2:7-10
Jó teve muitas questões difíceis na vida, mas nenhuma delas foi razão para que Deus fosse amaldiçoado. Deus reconheceu a perseverança de Jó e restaurou a sua vida completamente! 
📷

2. Ana, uma mulher perseverante 

Sabemos que Ana é a mãe do profeta Samuel, mas a sua maternidade não ocorreu de forma natural. Ana era estéril - não podia ter filhos - mas essa condição não a impediu que colocasse o seu desejo diante de Deus.  Ana era constantemente humilhada por ser estéril (1 Samuel 1:6). E chegou a ser repreendida por Eli ao estar orando em prantos (1 Samuel 1:13-14). 
📷
Ana amava a Deus e a sua fé estava fundamentada nele. A sua perseverança foi recompensada e Ana teve o filho que tanto desejava: Samuel. 

3. O paralítico no tanque de Betesda 

Não sabemos o seu nome, mas o paralítico do tanque de Betesda é um exemplo de persistência. A Bíblia diz que ele estava nessa condição há trinta e oito anos.
Ocorria um acontecimento milagroso em Betesda, onde quem mergulhasse no tanque - depois da água agitada por um anjo - alcançava a cura (João 5:4). Havia muita disputa no tanque e mesmo com a suas limitações, o paralítico tentava alcançar o seu objetivo.
Este homem era tão focado que ao ser perguntado por Jesus "se queria ser curado", ele justifica que não conseguia chegar a tempo no tanque ao invés de dizer apenas "sim, quero ser curado". 
Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado?" Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim". João 5:6-7 
Esta situação nos deixa um grande ensinamento: Jesus tem conhecimento das nossas dificuldades e quer nos ajudar. Podemos ser persistentes, mas sem o poder de Deus a nossa perseverança perde a eficácia. 
Onde depositamos a nossa fé? No milagre ou no Deus de milagres? Com apenas uma palavra "levante-se!", Jesus realizou o milagre que aquele homem tanto buscava.

4. José, um sonhador perseverante 

José era um dos 12 filhos de Jacó. Havia uma grande promessa sobre a sua vida, mas ele não imaginava que devido aos seus sonhos sofreria tanto. Ele foi traído e vendido como escravo por seus irmãos.
José foi para uma terra estrangeira e mesmo assim permaneceu fiel a Deus (Gênesis 39:3-5). Até quando foi acusado injustamente de abuso - sendo preso - ele não abandonou os seus sonhos. Mesmo nas dificuldades José perseverava. Ao revelar o sonho de Faraó - ainda como prisioneiro - José foi elevado ao cargo de governador.
📷
Com a grande escassez na terra, sua família foi ao Egito. E lá encontraram mais que um governador benevolente, encontraram José! O sonho fez sentido e todo o sofrimento contribuiu para o grande livramento de Deus. 

5. Sadraque, Mesaque e Abdenego 

Estes 3 jovens judeus que viviam na Babilônia nos deixaram um grande exemplo de fé e persistência. Ao lado de Daniel, foram instruídos em toda ciência a mando do rei Nabucodonosor (Daniel 1:4-5).
Mesmo numa terra estrangeira, não negaram sua fé. O trio teve a sua fé colocada à prova e foram fiéis ao ponto de não acatarem à ordem do rei, sob a ameaça de serem jogados numa fornalha (Daniel 3:6-8). 
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego res­ponderam ao rei: "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer". Daniel 3:16-18 
Aquela atitude enfureceu Nabucodonosor, que mandou acender a fornalha sete vezes mais forte do que de costume. Mesmo assim, o trio permaneceu calmo, ciente do Deus que serviam. Em meio ao fogo, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caminharam, chocando todos naquele lugar (Daniel 3:24-25). 
Naquele momento, Deus foi glorificado através da persistência e testemunho desses três jovens.

6. Josué escolheu perseverar em Deus

Josué nasceu no Egito e participou - ainda novo - do êxodo do povo judeu até à Terra Prometida. Ele cresceu andando no meio do deserto ao longo de 40 anos de peregrinação liderada por Moisés. 
A falta de dedicação a Deus por parte do povo judeu, adiou uma geração de entrar na Terra Prometida. Josué mesmo passando por toda a tribulação se manteve fiel e temente a Deus. Ele perseverou e foi importante para que o povo voltasse aos caminhos do Senhor.
📷
Em meio a idolatria, Josué se manteve firme em Deus e não se deixou influenciar pelo povo. Ele tomou uma escolha de coragem: perseverar em Deus e liderar o seu povo. O resultado da sua perseverança foi a conquista da Terra Prometida.

7. Paulo e a perseverança do Evangelho 

O apóstolo Paulo foi um missionário incansável. Em meio a dor e as perseguições, o apóstolo se manteve firme proclamando o Evangelho de Cristo. Nem as prisões e os naufrágios foram capazes de impedi-lo. O resultado da sua perseverança está provada em mais de um terço do Novo Testamento o qual escreveu. 
📷
Paulo persistia em Cristo - o seu alvo - e aconselhava as igrejas a prosseguirem da mesma forma. Eram tempos difíceis, mas a perseverança da igreja fez com o que o Evangelho se expandisse nos quatro cantos da terra. 

8. Jesus perseverou e nos salvou!

Não há maior exemplo de perseverança do que Jesus Cristo. Ele perseverou e venceu a morte. O resultado dessa perseverança foi a nossa salvação (João 8:36). 
📷
Jesus suportou a humilhação, a rejeição, a traição e a tortura para que fôssemos libertos. Ele perseverou até o fim. Se somos imitadores de Cristo, temos que ser perseverantes assim como Ele foi. As dificuldades nos tornam perseverantes e a fé em Cristo é o combustível que nos alimenta. Tenha Jesus como a sua referência e prossiga em fé!

Versículos para se manter firme e perseverante 

Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia. Tiago 5:10-11
Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.  Apocalipse 3:11
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.  Gálatas 6:9 
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.  Romanos 12:12
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.  Tiago 1:12
Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.  2 Timóteo 3:14
O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.  1 João 5:4 
Pois nada é impossível para Deus.  Lucas 1:37
Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.  Apocalipse 3:21
Tudo posso naquele que me fortalece.  Filipenses 4:13
Jesus olhou para eles e respondeu: Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.  Mateus 19:26
Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado.  2 Crônicas 15:7
Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.  Hebreus 10:35
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.  1 Coríntios 13:6-7 
Veja aqui mais Versículos de Perseverança.
Related Media
See more
Related Sermons
See more