Sermão de Prova - Sem. Ivanilson Lira de Souza

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Seminário Presbiteriano do Norte
Sermão de Prova - Sem. Nilson Lira
Habacuque 2.1-5
1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
2 O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. 3 Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá , não tardará.
4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé .
5 Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece o arrogante, cuja gananciosa boca se escancara como o sepulcro e é como a morte, que não se farta; ele ajunta para si todas as nações e congrega todos os povos.
ICT:
Oração
Introdução
· Em abril de 1942, um jovem chamado Desmond Doss foi recrutado pelo Exército dos Estados Unidos, pois entre os anos de 1939 a 1945, a população mundial sofria com a 2ª guerra mundial, esse jovem que tivera um sério conflito familiar, ainda na infância um acontecimento marcou sua vida ao ver seu pai bêbado discutir com seu tio e depois pegar uma arma de fogo. Sua mãe tomou a arma do marido e pediu a Doss que a levasse para longe do pai. Ele correu dois quarteirões e prometeu que nunca mais pegaria em uma arma. E o jovem convectivo que deveria cumprir sua promessa, se negou portar uma arma, e por suas convicções religiosas se caracterizava como um objetor de consciência (são pessoas que seguem princípios religiosos, morais ou éticos de sua consciência).
· A única arma que portava era uma Bíblia de bolso.
· Essa biografia desconhecida do grande público até 2016, foi a que inspirou o filme “Até o Último Homem” direção de Mel Gibson.
· Esse pacato homem, queria demais servir ao seu país com certeza imaginava construir família... e de repente tudo foge de seu controle e passa a viver os piores dias de sua vida.
Elucidação
· O profeta Habacuque que está figurado entre os profetas menores, e como já sabemos, não porque é um livro de menor importância, mas por causa do volume de material escrito, apenas 3 capítulos. Habacuque foi um importante profeta não apenas ao seu tempo, mas também para as gerações futuras.
· Habacuque viveu em uma época muito complicada, onde era fácil notar sérios problemas morais e espirituais sem contar com a crise social que abalava esse povo nos tempos de Habacuque.
· Provavelmente Habacuque fosse um profeta imbuído, movido pelo senso de justiça o qual não o permite ignorar essa situação vivida por Judá.
· Algumas peculiaridades deste livro que leva o nome do profeta e foi escrito por Habacuque, é que não temos muitas informações a respeito do profeta, por exemplo de onde ele vem, qual sua linhagem a não ser o significado do seu nome que deriva de uma palavra hebraica que quer dizer abraçar. Outras informações que venhamos a dizer são apenas especulações, tais como era um profeta levita, alguém que atuava no templo possivelmente por causa do capítulo 3, que é um texto em forma de sigyonot, canto, salmo.
· Existe uma tradição mas precisamente no livro apócrifo "Daniel, Bel e o Dragão" traz essa informação de que Habacuque traz comida para Daniel durante os dias que passou na cova dos leões, mas como falei esses detalhes serão apenas especulações.
· Outra peculiaridade é que Habacuque foi o primeiro profeta a impugnar não a Israel, pois no Antigo Testamento, um profeta era alguém chamado por Deus, levantado por Deus para cumprir uma tarefa, especialmente a de entregar uma mensagem Dele para seu povo, mas o que percebemos é que o livro contém um monologo entre ele e Deus.
· O papel dos profetas era fazer a nação e seus líderes voltar a obedecer aos preceitos de Deus, se preceitos eram negligenciado ou abandonado o profeta confronta os infratores e exigia arrependimento. Mas no caso de Habacuque, Ele confronta o próprio Deus.
· Em um primeiro momento a queixa de Habacuque é por causa da aparente ausência de Deus em não punir o pecado de Judá devido à presença da iniquidade entre o povo de Deus, Habacuque clama:
· 2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?
· 3 Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita.
· 4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.
· E o que perturba coração de Habacuque é que a resposta de Deus não é a que ele esperava.
· Bem possível que Habacuque estivesse esperando algum tipo de reavivamento como aconteceu nos dias de Josias, não uma invasão.
· Mas a resposta de Deus foi: estou prestes a punir Judá, e os caldeus são Meu instrumento.
· Daí a segunda queixa: Como um Deus santo pode usar um instrumento como os caldeus para julgar o seu próprio povo?
· Habacuque não estava pronto pra lidar com uma resposta contrária a que ele imaginava.
· Que fazer agora nessas circunstâncias em que tudo parece está fora do controle? É difícil ver nossos planos frustrados, ninguém faz planos pensando que o pior vai acontecer.
· É nesse contexto que podemos aprender com as atitudes de um servo de Deus em meio ao caos.
· Queria meditar nessa manhã o tema:
Tema: Vivendo sobre a perspectiva da resposta de Deus
Pergunta Sermonária: Como viver na perspectiva da Resposta de Deus?
1º Ponto - Buscando a Deus confiante na sua resposta.
1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
· Um dos meios de graça mais desprezados pelos cristãos de nosso tempo é a oração, e devemos sempre lembrar de sua importância, mas do que lembrar é que essa prática seja uma verdade em nossas vidas.
· A atitude de Habacuque tem muito a nos ensinar, pois a suplica do profeta não foi com ceticismo que ele apresenta seu argumento, mas agora com fé, e agora estava preparado para receber a resposta do Senhor.
· Podemos destacar já no primeiro versículo uma atitude partindo do profeta, pôr-me-ei, na minha torre de vigia, esperando respostas para as indagações feitas por Habacuque ainda no capítulo 1.
· Note que essa atitude é demonstrada em três palavras, três verbos: Pôr-me-ei (Qal, imperfeito), colocar-me-ei (Hiṯpaēl, imperfeito) e vigiarei (Piēl, imperfeito).
· Notem que os três verbos estão no imperfeito.... mas a forma que estão colocados denota a intensidade na forma em que se dividem os troncos hebraicos.
· Pôr-me-ei (Qal), onde o sujeito pratica a ação simples.
· colocar-me-ei (Hiṯpaēl) onde o sujeito pratica e recebe a ação, ou seja ele mesmo pratica essa ação.
· vigiarei (Piēl)onde o sujeito pratica a ação com intensidade. Ou seja Pôr-me-ei, colocar-me-ei e vigiarei intensamente na torre de vigia para um único objetivo esperar pela resposta do Senhor.
· Em diversos momentos os profetas foram comissionados a vigiar por uma resposta vinda de Deus....
· Habacuque está certo de sua posição...
· Torre de vigia. Alguns teólogos comenta sobre esse versículo que a torre de vigia seja literal, seja uma torre de fato.
· Mas sem entrar nesse mérito de um local específico, Palmer Robertson coloca três exemplos de profetas que “se colocaram na torre de vigia” como fez Habacuque com o fim de receber a revelação de Deus.
· Moisés se pôs na brecha da rocha e “vigiou” a fim de ver a glória de Deus passar diante dele (Êx 33.21–23).
· Balaão se afastou a fim de “vigiar” pela revelação que Deus poderia lhe trazer (Nm 23.3).
· Elias recebeu a ordem de ir para as montanhas e “vigiar” pela revelação de Deus que viria (1Rs 19.11).
· De modo semelhante, Habacuque se posicionou numa torre de vigia a fim de “vigiar” pela revelação que viria de Deus.
· Interessante notar que não temos a informação de quanto tempo durou para Habacuque receber a resposta, possivelmente tenha demorado.
· Mas a intensão do profeta era esperar pelo o que o Senhor tem a dizer depois de ter revelado sua sentença para o povo, o que Habacuque fará a partir desse momento em diante.
· E agora diferentemente dos primeiros questionamentos, o profeta não espera uma resposta positiva, “vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.”
· Meus irmãos quando negligenciamos ou não entendemos o sentido da oração, poderemos amargar sérios problemas em nosso ministério.
· A igreja que faço parte passou por um momento complicado a ponto de quase fechar um trabalho de mais de 30 anos. Quando homens que deveria estar em suas torres de vigias, decidirem em uma reunião de conselho acabar com o momento de oração alegando que não tinha público para esse momento na semana.
· E quando decidimos voltar e trabalhar essa igreja agora doente e sem perspectiva de futuro. A primeira coisa que começamos a trabalhar foi a nossa vida de oração.
Pergunta Sermonária: Como viver na perspectiva da Resposta de Deus?
2º Ponto - Pregando a Palavra
2 O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. 3 Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá , não tardará.
Estamos mediando essa manhã sobre o Tema:
Vivendo sobre a perspectiva da resposta de Deus
Pergunta Sermonária: Como viver na perspectiva da Resposta de Deus?
1º Ponto - Buscando a Deus confiante na sua resposta.
2º Ponto - Pregando a Palavra
3º Ponto - Sendo Fiel
4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé .
5 Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece o arrogante, cuja gananciosa boca se escancara como o sepulcro e é como a morte, que não se farta; ele ajunta para si todas as nações e congrega todos os povos.
Aplicação
Conclusão
Related Media
See more
Related Sermons
See more