LIVRES DE TAMANHA TENTAÇÃO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Devocional -3

Texto base: Salmo 37:1-3 “Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal. Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham. Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida.”
A palavra de Deus diz em Tiago 1:12 que bem aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. O escritor continua dizendo, que ninguém ao ser tentado, diga: “Sou tentado por Deus”. Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo não tenta ninguém. Ao contrário cada um é tentado por sua própria cobiça, quando está o atraí e o seduz.
A todo instante precisamos estar sóbrios e vigilantes, resistindo firmemente pela fé a toda tentação. Nesse devocional quero falar sobre uma tentação em especial que tem assolado a vida de muitos cristãos. Trata-se da tentação de tirarmos os olhos de Cristo e colocarmos na prosperidade dos ímpios.
Em nossa jornada pela vida é comum nos depararmos com essas situações. Pessoas que vivem praticando toda sorte de impiedades e injustiças, e estão a cada dia mais felizes. Vivem sem nenhum temor a Deus e tudo que fazem parece que prospera.
No salmo 37 e 73, vemos como esse tema foi abordado nas escrituras. A prosperidade dos ímpios tem sido o motivo de muitos cristãos enfriarem na fé. Vejamos no salmo 37 alguns pontos que nos ajude a vencermos essa tentação:
NÃO TE ABORREÇAS POR CAUSA DO MAL - Davi estabelece esse conselho como um princípio. Ele sabe que essa prosperidade alcançada pelos ímpios está firmada sobre areia, ou seja, logo desaparecerá. Não aborrecer é guardar a mente daquilo que nos inquiete ou perturbe. 1Coríntios 2: 16 “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.”
NÃO TER INVEJA DOS QUE PRATICAM O MAL - Como cristãos não devemos nutrir coração invejoso. A inveja faz com que o mal exemplo do ímpio, gere em nós forte desejo de envolvimento na mesma perversidade. Filipenses 4:8 “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.”
CONFIE EM DEUS E FAÇA O BEM - Davi declara que tudo no fim estará bem com justo. Ele nos exorta a confiarmos em Deus e continuarmos a fazer o bem. Sabemos que não é tão fácil, queremos devolver aquele que nos feriu com a mesma moeda, e na maioria das vezes deixamos de confiar em Deus e fazer o bem. 1Pedro 5:7 “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” É Deus quem cuida de cada detalhe, e quem tem a últma palavra. Pv 16:1 “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.”
Que possamos fixar nossos olhos em Jesus e vencermos essa tentação. No mundo veremos muitas situações como essa e seremos tentados a murmurarmos e esmorecermos na fé. Mais que tenhamos confiança em Deus e continuemos a fazer o bem, agindo assim tudo estará bem no final.
Que Deus te abençoe.
Related Media
See more
Related Sermons
See more