Ser Membro de uma Igreja: ainda funciona?

Compromisso com a Igreja  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views

George Barna disse que este resultado bizarro de pesquisa de opinião era um de seus cinco principais dados estatísticos para o final de 1998: somente 43% dos adultos que se declaram cristãos são “plenamente comprometidos com a fé cristã”. Você pode ser uma pessoa que tem “fobia de compromisso” e ser um cristão, ao mesmo tempo? Não estou perguntando se um cristão pode estar incerto das coisas ou se ele pode ter dúvidas. Muitos de nós cristãos temos dúvidas. Mas, podemos ter “fobia de compromisso” e sermos cristãos ao mesmo tempo? O que poderia ser mais “excludente de opções” do que seguir a Jesus, que disse aos seus discípulos que, se alguém queria segui-Lo, deveria tomar “a sua cruz” (Mt 16.24)? Mark Dever, 9 Marcas de uma Igreja Saudável, ed. Tiago J. Santos Filho, trans. Francisco Wellington Ferreira, 1a Edição. (São José dos Campos, SP: Editora FIEL, 2007), 160–161.

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Mt.16.24

9 Marcas de uma Igreja Saudável (Marca 6: Um Entendimento Bíblico da Membresia na Igreja)
George Barna disse que este resultado bizarro de pesquisa de opinião era um de seus cinco principais dados estatísticos para o final de 1998: somente 43% dos adultos que se declaram cristãos são “plenamente comprometidos com a fé cristã”.Você pode ser uma pessoa que tem “fobia de compromisso” e ser um cristão, ao mesmo tempo? Não estou perguntando se um cristão pode estar incerto das coisas ou se ele pode ter dúvidas. Muitos de nós cristãos temos dúvidas. Mas, podemos ter “fobia de compromisso” e sermos cristãos ao mesmo tempo? O que poderia ser mais “excludente de opções” do que seguir a Jesus, que disse aos seus discípulos que, se alguém queria segui-Lo, deveria tomar “a sua cruz” (Mt 16.24)?
O que é uma Igreja? - Ao usarmos a palavra igreja, não queremos dizer fundamentalmente um edifício; este é um sentido secundário. O edifício é apenas o lugar em que a igreja se reúne. De acordo com o Novo Testamento, a igreja é, primariamente, um corpo de pessoas que confessam e dão evidência de que foram salvas apenas pela graça de Deus, tão-somente para sua glória e por meio da fé em Cristo somente. Isto é a igreja do Novo Testamento; não é um edifício. Os primeiros cristãos não tiveram prédios por quase 300 anos depois do início da igreja. O ajuntamento de pessoas comprometidas com Cristo em determinada área constitui uma igreja. Igreja é uma comunidade de crentes unidos em torno de um pacto.
Por que unir-se a uma igreja?
9 Marcas de uma Igreja Saudável Por que Unir-Se a uma Igreja?

Qualquer especialista em crescimento de igreja me diria que convidar as pessoas a se unirem a uma igreja é a coisa errada a fazermos nestes dias.

9 Marcas de uma Igreja Saudável (Por que Unir-Se a uma Igreja?)
Ser membro de uma igreja é um assunto crucial para entendermos para o que Cristo está chamando você, como discípulo dEle. Unir-se a uma igreja não o salvará, assim como as suas boas obras, sua educação, sua cultura, suas amizades, suas contribuições financeiras e seu batismo não o salvarão. Os não-cristãos não devem procurar unir-se a uma igreja, e sim aprender mais a respeito do que significa ser um verdadeiro cristão.
1. Para assegurarmos a nós mesmos que somos salvos - Você não deve unir-se à igreja apenas para ser salvo, mas pode querer unir-se à igreja para que esta o ajude a assegurar-se de que você é salvo. Lembre as palavras de Jesus em Jo.14.21, 15.10,14, 13.17. Ao unirmo-nos a uma igreja, colocamo-nos em uma posição na qual temos de pedir a irmãos e irmãs que se tornem responsáveis por nós, para vivermos de acordo com o que falamos. Pedimos aos irmãos e irmãs ao nosso redor que nos encorajem, às vezes ao nos lembrarem as maneiras como temos visto os caminhos do agir de Deus em nossa vida e outras vezes ao nos exortarem quando nos afastamos da obediência ao Senhor. O ser membro uma igreja local não salva, mas é um reflexo de que somos salvos. E se não há maneiras de refletirmos que somos salvos, como podemos ter certeza de que somos realmente salvos? Como o apóstolo João explica: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 Jo 4.20). Quando nos tornamos membro de uma igreja, estamos dando as mãos uns aos outros para conhecermos e sermos conhecidos uns pelos outros.
2. Para evangelizar o mundo - Juntos podemos propagar com mais eficiência o evangelho em nosso país e no exterior. Podemos fazer isso por meio de nossas palavras, enquanto compartilhamos as boas novas com os outros e ajudamos os outros a fazer isso. Por sua natureza, uma igreja local é uma organização missionária. E apoiamos este empreendimento missionário com nossas ações, à medida que mostramos o amor de Deus, suprindo as necessidades de órfãos e de outros desfavorecidos.
3. Para denunciar evangelhos falsos - O evangelho verdadeiro é aquele que denuncia o nosso pecado, nossa natureza pecaminosa, nossa necessidade de Jesus Cristo, de conversão, de confissão de pecados, nossa necessidade de crer no Cristo que deu sua vida por nós na cruz morrendo em nosso lugar, que ressuscitou dentre os mortos e garantiu que nós também seremos ressuscitados, um evangelho que nos diz que no mundo teremos aflições, mas que se crermos em Jesus venceremos, ...........
4. Para edificar a igreja - isto é, cooperar na edificação ou no crescimento de outros crentes. Unir-se a uma igreja ajudará a combater nosso individualismo errôneo e a compreender a natureza corporativa do cristianismo. é fácil enganar a nós mesmos pensando que somos crentes apenas porque, em uma ocasião específica, tomamos uma decisão séria e, depois, nos unimos a uma igreja. Talvez participemos da vida da igreja por anos, suportando organizações, fazendo amizades fundamentadas em atividades, apreciando alguns dos hinos e queixando-nos de outros, sem jamais conhecermos verdadeiramente a Cristo. Você tem um relacionamento vital com Cristo, um relacionamento que muda a sua vida e a daqueles que o cercam?
Como você pode dizer que tem esse relacionamento? Uma das maneiras pela qual você pode descobrir a verdade a respeito de sua própria vida é fazer esta pergunta: você entende que seguir a Cristo envolve fundamentalmente a maneira como você trata as outras pessoas, em especial aquelas que são membros de sua igreja? Você se reúne com eles, em uma aliança, para amá-los e se dedicar a amá-los? Ou você diz que conhece o amor de Deus em Cristo, mas, apesar disso, vive de um modo que torna mentirosa essa afirmação? Você diz que conhece esse tipo de amor que não tem limites, mas, em seu amor pelos outros, você coloca limites, dizendo, na realidade: “Irei até este ponto, mas não além”?
Essa afirmação de amar sem ter uma vida que confirme esse amor é um péssimo sinal. Mas, se você quer viver sozinho e recusa-se a se unir a uma igreja, os outros cristãos não podem ajudá-lo. Você está conduzindo sua vida à sua própria maneira. Vem à igreja somente quando gosta dos sermões, da música e de algo mais que a igreja faz; assim, você buscará qualquer coisa que goste, quando desejar algo diferente.
Se você se compromete com uma igreja, se compromete com um corpo local de pessoas que tentará ajudá-lo a lidar bem com os problemas. Por exemplo, se ficar evidente que você tem um problema com fofoca, seus irmãos e irmãs tentarão conversar com você a respeito deste problema. Se você está ficando desanimado e abatido, seus irmãos e irmãs tentarão encorajá-lo.
O Novo Testamento mostra, com clareza, que nosso seguir a Jesus deve envolver cuidado e interesse de uns para com os outros. Esta é uma parte do que significa ser um cristão. Embora o façamos de modo imperfeito, devemos estar comprometidos em fazer isso. É claro que você não se une a uma igreja porque é perfeito e trará somente benefícios para a igreja. Quando você se torna membro de uma igreja, você traz problemas para aquela igreja! Mas não permita que isso o impeça — eles já têm problemas! Essa é a razão por que eles estão na igreja. Eu tenho problemas. Você tem problemas. Mas sabemos que Jesus é Senhor e que seu Espírito em nós já começou a lidar com esses problemas. A passagem de Hebreus 10.19–25 é uma das exortações mais contundentes do Novo Testamento sobre a importância da igreja. Unir-se a uma igreja aumenta nosso senso de fazer parte da obra da igreja, da sua comunhão, do seu orçamento, de seus objetivos. Deixamos de ser consumidores bajulados e nos tornamos participantes cheios de alegria. Paramos de chegar tarde e de lamentar por não havermos recebido exatamente o que desejávamos. Em vez disso, chegamos cedo e tentamos ajudar os outros em suas necessidades. Temos de começar a considerar o ser membro de uma igreja não como uma filiação útil somente em ocasiões especiais, e sim como uma responsabilidade regular que nos envolve na vida dos outros para satisfazer os propósitos do evangelho.
5. Para glorificar a Deus - Finalmente, se você é um cristão, deve unir-se a uma igreja por causa da glória de Deus. Embora isto seja surpreendente, a maneira como vivemos pode glorificar a Deus. Conforme Pedro escreveu a alguns dos primeiros cristãos: “Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pe 2.12, ênfase acrescentada). Deus tenciona que a maneira como amamos uns aos outros nos identifique como pessoas que seguem a Cristo. Lembre estas palavras de Jesus: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.34, 35). O SER membro é mais do que o FAZER coisas. Sendo membro de uma igreja você está sendo incluído em uma família. E os relacionamentos com os quais você está se comprometendo trarão glória a Deus.
Conclusão
Portanto, freqüente uma igreja e una-se a ela. Junte-se com outros cristãos. Ache uma igreja com a qual você pode unir-se. Faça isso para que os incrédulos ouçam e vejam o evangelho; para que os crentes fracos desfrutem de cuidado; para que os crentes fortes canalizem suas energias de um modo excelente; para que os líderes da igreja sejam encorajados e auxiliados. Faça isso para que Deus seja glorificado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more