O que envolve SER MEMBRO DE UMA IGREJA?

Igreja - ser membro  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views

Quais minhas responsabilidades em ser membro de uma Igreja? Responsabilidades ou privilégios?

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

At.2.41-47

9 Marcas de uma Igreja Saudável (O que Envolve o Ser Membro de uma Igreja? - p.174 ss.)
ser membro de uma igreja envolve uma vida de arrependimento e fé. A igreja foi planejada para ser a comunidade daqueles que nasceram de novo.
1. Inicialmente o BATISMO - É o primeiro passo de obediência do crente. Esta prática universal está alicerçada na ordem de Cristo registrada na Grande Comissão (Mt 28.18–20) e mencionada no livro de Atos dos Apóstolos e em todo o Novo Testamento. Podemos questionar por que alguns declaram ser discípulos de Cristo e se recusam a fazer o que sabem lhes ser ordenado com clareza. Rejeitar o batismo e a Ceia do Senhor ou qualquer outro mandamento bíblico significa rejeitar a membresia entre os discípulos de Cristo.
2. Declarar sua fé e subscrever seu pacto eclesial -
3. Assistir aos cultos regularmente - Em Hebreus 10.25, lemos que não devemos deixar “de congregar-nos”. Isso significa que devemos assistir regularmente às reuniões semanais da igreja.
4. Participar da Ceia do Senhor -
5. Participar coerentemente das assembleias - as assembléias de membros são uma ocasião importante em nossa vida juntos. As assembléias existem para tomarmos decisões como igreja.
6. Orar com regularidade - Ou, como Paulo o disse, orar “sem cessar” (1 Ts 5.17). Se sua igreja tem uma lista de membros, pense em usá-la como lista de oração.
7. Contribuir com regularidade -
As Escrituras estão repletas de instruções a respeito de contribuir. Por exemplo, Salomão ensinou que devemos honrar “ao SENHOR” com “as primícias de toda” a nossa renda (Pv 3.9). Por meio do profeta Malaquias, o Senhor exortou os israelitas:
“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida (Ml 3.10).
Jesus ensinou aos seus discípulos:
“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também (Lc 6.38).
Paulo disse aos cristãos de Corinto:
“Fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for” (1 Co 16.1–2).
E escreveu-lhes novamente:
“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Co 9.7).
CONCLUSÃO
Se a igreja é um edifício, devemos ser os tijolos que o constituem. Se a igreja é um corpo, somos seus membros. Se a igreja é a família da fé, somos parte dessa família. As ovelhas estão em um rebanho; e os galhos, em uma videira. Do ponto de vista bíblico, se somos cristãos, temos de ser membros de uma igreja. E ser membro de uma igreja não é apenas o registro de uma declaração que fizemos no passado, nem uma afeição por um lugar familiar. Tem de ser o reflexo de um compromisso vivo; se não for assim, não terá valor algum.
Membros de igreja que não se envolvem confundem tanto os verdadeiros cristãos como os não-cristãos a respeito do que significa ser um cristão. Nós, membros “ativos” não prestamos nenhum bem aos membros “inativos”, quando lhes permitimos que continuem sendo membros da igreja. O ser membro de uma igreja é a confirmação corporativa da salvação de uma pessoa. Como uma igreja pode testificar que alguém invisível a si está correndo fielmente a carreira da fé? Se alguns membros deixaram nossa companhia e não foram para outra igreja igualmente bíblica, que evidência temos de que eles realmente eram parte de nós?
Um pastor da Igreja Batista de Capitol Hill fez a seguinte declaração: “Nos anos que tenho pastoreado essa igreja, o número de membros da igreja caiu pela metade (cortaram todos os que não frequentavam assiduamente a igreja), mas, pela graça de Deus, nossa freqüência e contribuições têm quase triplicado. Muitos membros renovaram seu compromisso com a vida da igreja. Novos membros estão sendo instruídos na fé. À medida que temos procurado nos tornar um igreja saudável como éramos historicamente, o número daqueles que frequentam nossa igreja tem excedido o número de membros… Não devemos permitir que as pessoas permaneçam como membros por motivos sentimentais. Considerado do ponto de vista bíblico, esse tipo de membresia não é membresia verdadeira.”
Conclusão
Unir-se a uma igreja local é um reflexo exterior de um amor interior — amor a Cristo e a seu povo.
Portanto, freqüente uma igreja e una-se a ela. Junte-se com outros cristãos. Ache uma igreja com a qual você pode unir-se. Faça isso para que os incrédulos ouçam e vejam o evangelho; para que os crentes fracos desfrutem de cuidado; para que os crentes fortes canalizem suas energias de um modo excelente; para que os líderes da igreja sejam encorajados e auxiliados. Faça isso para que Deus seja glorificado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more