TEMPO DE RECONSTRUÇÃO

NEEMIAS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views

ATITUDES DIANTE DA DESOLAÇÃO

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

1.1-3 -RELATÓRIO - O homem de Deus ouve as más notícias

A narrativa conta a volta do povo judeu da Babilônia, após setenta anos de cativeiro, para a reconstrução da cidade de Jerusalém

10 Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.

1  1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:

O irmão de Neemias Hanani apresenta o relatória acerca de Jerusalém, o relatório foi fiel e não escondeu nenhum detalhe.
Neemias estava no topo de sua carreira “copeiro do rei”.
“Cuidar de pessoas é uma das características mais cativantes e necessárias para os líderes cristãos da atualidade.”
Tiberius Rata, Esdras e Neemias, trad. Ingrid Andrade Fonseca, 1a edição, Comentários do Antigo Testamento (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2017), 110.
Jerusalém estava em situação de desprezo com 70 anos de cativeiro.
Jerusalém foi destruída em 587 a.C
APLICAÇÃO
Não podemos minimizar ou ignorar os problemas, não para criticar mas para ajudar a reconstruir e edificar.

1.4 O HOMEM DE DEUS SENTE AS MÁS NOTÍCIAS

O choro não é um sinal de fraqueza
Um líder deve ser forte o suficiente para chorar
A lamentação não pode durar a vida inteira
A oração é a ação que precede o planejamento para reconstrução
A palavra servo - chama atenção.
Jesus diz em Mateus 20.28 que: “Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos”.
cNeemias nos mostra que Deus não usa apenas líderes religiosos (profetas e pastores). Ele tinha um trabalho secular na Pérsia como “copeiro do rei” (1.11) — em outras palavras, o testador para saber se a comida ou bebida não estava envenenada! Ao longo dos anos, seu serviço fiel e confiável abriu uma porta para Deus usá-lo para propósitos muito maiores.
(Neemias não era o pastor, mas um profissional usado por Deus. Deus pode te usar em seu Reino, mesmo que você não seja “um pastor”).

1.5-11 - O HOMEM DE DEUS ORA

Uma das primeiras providências de Neemias foi orar.
Reconhecimento da grandeza de Deus (v. 5):
Súplica para que Deus escute sua oração (v. 6):
Confissão de pecados (v. 6, 7):
Solicita que o Senhor se lembre de suas promessas (v. 8, 9):
Reafirma que Deus resgatou seu povo (v. 10):
Nova súplica para que Deus escute sua oração (v. 11):
Pedido especial de ajuda (v. 11)
O centro da oração: Neemias articula no centro de sua oração, uma reivindicação das promessas de Deus.
Aplicação: Deus deseja que acreditemos em suas promessas e as falemos em voz alta para Ele.
- Neemias orou sabendo esperar o tempo de Deus.
A importância de estar preparado
Entre a oração de Neemias (1.4) e a resposta de Deus (2.1), passaram-se quatro meses. Nem sempre Deus responde de imediato a nossas orações, por isso, é importante estarmos preparados a tempo quando Ele responder.
Martin H. Manser, Guia Cristão de Leitura da Bíblia, org. Daniele Pereira et al., trad. Lena Aranha, 1a edição (Bangu, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2013), 198.
Se você quer que seus projetos realizem saiba esperar o tempo de Deus. diz assim “Tudo tem um tempo determinado e há um tempo estabelecido para todo projeto aqui na terra”. Tudo tem seu tempo. Estudando a Bíblia, você vai descobrir que Neemias recebe a noticia que Jerusalém está destruída no mês chamado Quisleu (Neemias Cap. 1.1) e ele só vai falar com o Rei no mês chamado Nisã, (Neemias Cap. 2.1.
Quisleu = mês judaico – referente a novembro e dezembro. E Nisã = mês judaico referente a março e abril. Ele recebe a noticia e estabelece o projeto em novembro e só vai colocar o projeto em prática em abril. Irmãos, tudo na nossa vida tem um tempo. Você tem que estabelecer objetivo, você tem que estabelecer alvo, projetos; mas você tem que saber a hora certa de executar, você precisa saber a hora certa de colocar em prática.
O relógio de Deus nunca sofreu uma pane, o relógio de Deus nunca adianta e nunca atrasa. O relógio de Deus trabalha na hora certa. E foi isso que Jesus ensinou a Marta e Maria, quando mandaram avisá-lo que Lazaro estava doente e quando Jesus chegou Lazaro já estava morto há 4 dias. Marta e Maria disse: O Senhor chegou atrasado, nós mandamos avisá-lo há 4 dias atrás e Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida quem crê em mim ainda que esteja morto viverá. Jesus não chega atrasado e nem chega adiantado – Jesus age na hora certa.

A ATIDUDE E A AÇÃO DE NEEMIAS NOS FAZEM LEMBRAR DE JESUS CRISTO

Jesus viu a nossa necessidade de um Salvador, deixou a glória do céu e veio ao encontro de nossa mais profunda necessidade, morrendo em uma cruz romana para nos dar o perdão dos pecados e a vida eterna. Neemias pode, então, servir como uma prefiguração de Jesus, um dedo apontando para a obra de salvação realizada por Cristo em favor da humanidade.
Neemias era um tipo de Cristo no A.T. pois sua atitude aponta para Jesus que: “Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz”. Filipenses 2.6-8 NVT;
APLICAÇÃO
RELEVÂNCIA PARA HOJE – NEEMIAS
A importância de ser devotado e sério
É evidente que Neemias foi um homem de oração, sabendo tanto como dedicar longos períodos à oração (1.4) quanto como mandar para o alto “flechas de oração” em momentos de necessidade (2.4; 6.9). Ambas as coisas são necessárias se quisermos ser verdadeiramente dependentes de Deus, e não de nós mesmos nem das nossas habilidades.
“Vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio.”
Neemias 2.17
A importância de estar preparado
Entre a oração de Neemias (1.4) e a resposta de Deus (2.1), passaram-se quatro meses. Nem sempre Deus responde de imediato a nossas orações, por isso, é importante estarmos preparados a tempo quando Ele responder.
A importância da boa administração
Algumas pessoas parecem achar que não é algo espiritual planejar ou se preparar, mas Neemias não concordaria com isso. Ele preparou-se fazendo uma inspeção noturna secreta do muro (2.12) que o capacitou a, no dia seguinte, convencer os líderes (2.17,18). A seguir, organizou a força de trabalho, pondo todos trabalhando em seções do muro próximas de sua casa a fim de garantir que o trabalho fosse bem feito (cap. 3). Depois do trabalho concluído, então fez uma lista cuidadosa das pessoas e coisas usadas na reconstrução. A boa administração não precisa sufocar o Espírito, na verdade, a boa administração é um dom do Espírito Santo (1 Co 12.28).
A importância do trabalho de equipe
Neemias não era adepto do “ministério de um homem só”. Ele sabia a importância de conseguir que todos se envolvessem no trabalho e se sentissem parte da equipe. Ele conseguia isso tendo o cuidado de designar as pessoas para trabalhar juntas em áreas do muro que fossem perto da casa delas. Observe a recorrência da expressão: “ao seu lado” no capítulo 3 (3.7,17,28,19,20.21,22,23,24,25,27,29,30,31). O trabalho em “equipe” garante que “todos juntos conseguem mais”. (Veja também 1 Co 12.)
A importância do ensinamento claro
Esdras era veemente em afirmar que as pessoas não podiam apenas ouvir a Palavra de Deus, mas também tinham de entendê-la. Ele envolveu os levitas para que instruíssem as pessoas nas palavras e, ao “[declarar] e [explicar] o sentido, faziam que, lendo, se entendesse” (8.8). “Explicar o sentido” também pode significar “traduzir”, provavelmente, do hebraico clássico para a língua local. É quase certo que isso e o ensinamento aconteceram em pequenos grupos espalhados em torno do pátio do Templo. A verdadeira medida do ensinamento não é quanto os professores sentem que ensinaram bem, mas quanto os ouvintes aprenderam.
Martin H. Manser, Guia Cristão de Leitura da Bíblia, org. Daniele Pereira et al., trad. Lena Aranha, 1a edição (Bangu, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2013), 198.
Related Media
See more
Related Sermons
See more