GOVERNADOR DAS ONDAS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Igreja Batista Logos 22/05/2022

Texto Base: Mc 4:37-40 “De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água.Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram: — Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso? Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: — Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo.Aí ele perguntou: — Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?”
A) INTRODUÇÃO
É maravilhoso quando estudamos os evangelhos, nestes livros nos familiarizamos com Cristo, vemos a face do Rei e contemplamos sua beleza. Este é o segredo da santidade elevada. Aquele que deseja conformar-se à imagem de Cristo e ser semelhante a Cristo, deve estudar constantemente o próprio Cristo.
O Espírito Santo nos contou a história de sua vida e morte, suas palavras e feitos, por quatro vezes consecutivas. Ele pintou o quadro do Salvador, Seus modos e costumes, sentimentos, sabedoria, graça, paciência, amor e poder são graciosamente revelados a nós através de quatro testemunhas diferentes.
Quando paramos e refletimos sobre relacionamento e intimidade pensamos: A ovelha não deve estar familiarizada com seu Pastor? O paciente não deve estar familiarizado com o seu Médico? A noiva não deve estar familiarizada com o seu noivo? O pecador não deve estar familiarizado com seu Salvador? SEM DÚVIDA QUE SIM. A palavra de Cristo foi escrita para que tenhamos intimidade com nosso Salvador.
Ainda sim quando pensamos: Sobre quem precisamos edificar nossa vida, se quisermos ser aceitos por Deus? Cristo é a nossa Rocha. De quem devemos extrair a graça do Espírito, a qual precisamos diariamente para sermos frutíferos? Da Videira Verdadeira que é Cristo. Através de quem nossas orações devem ser apresentadas para serem ouvidas no céu? Nosso Advogado, Cristo. Com quem esperamos estar por toda eternidade? Com o Rei dos Reis Cristo.
Nessa noite vamos estudar uma página da história do Mestre, consideremos o que podemos aprender dos versos das escrituras.
Jesus cruzando o mar da galiléia em um barco com seus discípulos. Vemos uma tempestade repentina, que se levanta enquanto Ele está dormindo. As ondas se arremessam contra o barco e o enchem de água. A morte parece estar próxima. Os discípulos amendrontados, acordam seu Mestre e clamam por socorro. Ele se levanta e repreende o vento e as onda, e faz-se grande bonança. Ele critica com brandura, o medo gerado pela falta de fé, e o relato termina nesse ponto.
B) DESENVOLVIMENTO
Vamos examinar essa porção da escritura:
SEGUIR A CRISTO NÃO IMPEDE QUE TENHAMOS TRISTEZAS E PROBLEMAS NA TERRA - Aqui estão, em grande ansiedade, os discípulos escolhidos de Cristo. O Pastor permite que fiquem perturbados. As águas profundas parecem passar sobre sua alma. Pedro, Tiago e João, colunas da igreja estão em apuros.
Talvez não contassem com isso, talvez esperassem que ser vir a Cristo os colocasse, de alguma maneira, fora do alcance das provações terrenas. Talvez pensassem que Aquele que podia ressucitar os mortos e curar os doentes, e alimentar multidões com alguns pães, e expulsar demônios com uma palavra, nunca fossem permitir que seus servos sofressem na terra. Se os discípulos pensavam assim, ESTAVAM MUITO ENGANADOS. É bom entender isso de forma clara.
Tenho privilégio de ser um dos embaixadores de Cristo. Em seu Nome posso oferecer vida eterna a todo homem, mulher e criança que deseja obtê-la. Em seu nome, posso oferecer perdão, paz, graça. Contudo não ouso oferecer, que aquele que segue a Cristo, nunca encontrará uma tempestade em seu caminho.
Se você diz ser um filho de Deus, deixe que o Senhor Jesus o santifique à maneira Dele. Descanse satisfeito, porque Ele nunca comete erros. Esteja certo de que Ele faz todas as coisas de modo perfeito. Sl 107:7 “Ele os levou pelo caminho certo para uma cidade em que pudessem morar.”
2. O SENHOR JESUS É UM HOMEM VERDADEIRO E REAL - Nessa passagem como em outras essa verdade é apresentada de maneira impressionante. Somos informados de que quando as ondas começaram a se arremesar contra o barco, Jesus estava na popa, dormindo. Depois de trabalhar o dia todo, fazendo o bem, pregando a grandes multidões, Jesus estava cansado.
Jesus era igual o Pai em todas as coisas, e era o Deus eterno, mais Ele também foi homem, participou da carne e do sangue e tornou-se semelhantes a nós em todas as coisas, exceto em relação ao pecado. Hb 4:15O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou.” Ele tinha um corpo como nosso, sentiu fome, sede, cansanço. Ele se entristecia e chorava, tinha sentimentos. Aquele que havia feito os céus vivia na terra, andando como um Homem pobre e cansado. Aquele que governava acima de principados e postestades nas regioões celestiais, tomou sobre si um corpo frágil. Aquele que poderia ter habitado para sempre na glória que teve junto ao Pai, desceu a terra e habitou como um Homem, entre homens pecadores.
JESUS ERA UM HOMEM PERFEITO NA MESMA MEDIDA EM QUE ERA UM DEUS PERFEITO. Ele, em quem as Escrituras me instrui a confiar. Ele é o nosso Grande Sumo Sacerdote Compassivo. Ele não é apenas um Salvador Poderos, é também um Salvador poderoso compreensivo.
Compassivo - É aquele que revela compaixão, que se compadece. É o desejo de aliviar ou reduzir o sofrimento do outro.
Jesus não é estranho em relação as nossas sensações. Ele está familiarizado com tudo que diz respeito a natureza humana, exceto o pecado.
3. PODE HAVER MUITAS FRAQUEZAS E DEBILIDADES MESMO EM UM CRISTÃO VERDADEIRO - Vejamos como so discípulos reagiram: “Mestre não te importa que pereçamos?”
Houve impaciência, incredulidade e falta de confiança. Eles já haviam testemunhado vários exemplos do amor e bondade de Jesus. Mas tudo foi esquecido em face do perigo imediato. O perigo, as provações geralmente faz com que o homem tenha mémoria ruim. Faz com que percamos a capacidade de raciocinar. Eles ouviram os ventos, viram as ondas, sentiram as águas batendo sobre eles, imaginaram a morte próxima. Não podiam mais esperar naquele suspense. “Não te importa que pereçamos?”
Esse é um quadro que acontece frequentemente com os cristãos. Caminhamos bem enquanto não passamos por alguma provação. Seguimos a Cristo razoável em tempos bons. Ficamos iludidos que estamos lançando sobre Ele todos os cuidados. Mas, de repente, alguma provação lhe sobrevém, e aonde está nossa fé agora? Onde está a paz, resiliência, esperança? Parece que somos pesados e achados em falta. O medo, as dúvidas, angústia e ansiedade irrompem e ficamos paralisados.
A mais clara verdade é que não há perfeição literal e absoluta. Não há um homem justo sobre a terra, que sempre faça o bem, e que não peque. Todos tropeçamos em muitas coisas. Ec 7:20 “Não existe no mundo ninguém que faça sempre o que é direito e que nunca erre.” Tg 3:2 “Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.”
Temos que admitir que um homem pode ser convertido, ter um novo coração, ser um homem santo e ainda sim, ser passível de debilidades, dúvidas e temores.
4. O PODER DO SENHOR JESUS CRISTO - Temos um exemplo notável de seu poder nessa história. “E Ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez se grande bonança”. Que milagre maravilhoso.
É bom todo homem ter uma visão clara do poder de nosso SenhorJesus Cristo. Ap 1:8 “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.” Jo 17:2 “Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste.” Jo 1:3 “Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela.”
Deus é o Criador e Nele tudo subsiste. Cl 1:17 “Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia.” Sl 119:91 “De acordo com as tuas ordens todas as coisas permanecem até hoje, pois tudo te obedece.”
NUNCA DUVIDE DO PODER DE CRISTO. Hb 7:25 “E por isso ele pode, hoje e sempre, salvar as pessoas que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor delas.”
5. O SENHOR JESUS LIDA COM OS CRENTES DE FORMA CARINHOSA E PACIENTE - Esse texto lança luz sobre a compaixão e longanimidade do nosso Mestre. Vemos que durante o ministério de Cristo os discípulos não compreendiam bem o que estava acontecendo. Jesus parecia ter errado na sua escolha. O nosso Deus é cheio de terna misericórdia e compassivo, Ele se preocupa com cada um de nós. Is 40:11 “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o Senhor cuidará do seu povo; ele juntará os carneirinhos, e os carregará no colo, e guiará com carinho as ovelhas que estão amamentando.” Hb 13:5 “Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.”
C) CONCLUSÃO
Deixar que o mundo saiba que temos um Deus misericordioso e compassivo, e que Ele é o mesmo e será para sempre.
Tg 1:17 “Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more