Para Novéis Pastores (se precisar)

Pastores - Pastorado  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views

Procure conhecer (o estado das) tuas ovelhas. Isso lhe renderá bons resultados, mesmo que vc tenha saído daquele rebanho para outro. Um dia terá excelentes notícias do trabalho ali realizado com empenho, com vontade e, sobretudo, como servo submisso a seu maior Senhor, o Pastor dos pastores, o Supremo Pastor.

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Pv.27.23-27; At.20.28; 1Pe.5.2-4.

Pastorado é uma vocação de Deus para alguns. Não é para todos. É um chamado especial para uma tarefa especial, embora árdua. No texto de Provérbios 27.23-27 encontramos uma comparação do homem da fazenda, criador de animais com o pastor. Vejamos algumas curiosidades paralelas à nossa atividade como pastores de pessoas, de almas.
Procurar saber como estão as ovelhas e cuidar bem do rebanho. NVI vai dizer: “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos...”. Ser pastor demanda conhecer o rebanho que lhe foi confiado, saber de suas limitações e necessidades a fim de supri-las em tempo oportuno.
Não devemos pastorear por torpe ganância, pensando em enriquecimento pessoal ou fama (Tt.1.6-11). Esses dois elementos sufocam o verdadeiro sentimento de pastoreio. Riquezas não duram para sempre, nem a fama passa de geração em geração. O que devemos fazer é cumprir cabalmente o ministério que nos for confiado (2Tm.4.5 - “plenamente o seu ministério”, NVI), sabendo que um dia ele vai terminar e outro ocupará nosso lugar para continuar a obra. Deus sempre levanta outros para continuar nossa tarefa.
Nos versículos 25-27, o pastor é lembrado de que as coisas confiadas a ele exigem cuidado e responsabilidade para que se tornem frutíferas e úteis. A diligência por parte do homem precisa estar associada ao cuidado providencial por parte de Deus. A ideia é de que nos campos pastoris, a natureza é cíclica e sempre se renova, a cada estação, cabendo ao trabalhador ter consciência dessa ciclicidade e saber aproveitar cada ciclo (aproveitando bem cada oportunidade…(Ef.5.16). Deus concederá o rico feno natural das terras férteis do ministério (a Palavra, as oportunidades, momentos de oração e contemplação do Criador e Sumo Pastor) que - uma vez recolhidos - darão lugar para brotos novos da relva, que alimentam o rebanho. Assim, o pastor se posicionará entre os seus rebanhos, atuando com cada elemento segundo Deus lhe provê de recursos.
Em cada ministério, por onde o Senhor nos permitir caminhar, encontraremos terrenos frutíferos, alegres, risonhos, férteis para o plantio e colheita, mas que também poderemos encontrar dificuldades que nos farão chorar…, infortúnios, terrenos ou vidas impenitentes, difíceis de serem tratadas, passíveis de tratamentos cirúrgicos, como nos sugere Ez.34.16 - Eu buscarei aquela que estava perdida, e trarei novamente aquela que estava desgarrada, e ligarei a que estava quebrada, e fortalecerei a que estava enferma; mas eu destruirei a gorda e a forte; alimentá-las-ei com juízo.
O ministério NUNCA poderá ser comparado às riquezas que o secularismo nos oferece. As coroas reais e as riquezas não duram para sempre, mas o trabalho com ovelhas do Senhor Jesus Cristo sempre nos trarão alegrias que transcendem esta realidade humana para a eternidade. Pedro nos adverte dizendo: “pastoreai o rebanho de Deus que está entre vós, cuidando dele não por obrigação, mas espontaneamente, segundo a vontade de Deus; nem por interesse em ganho ilícito, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. Quando o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imperecível coroa da glória. 1Pe 5.2–4. Estaremos sempre ocupados com almas preciosas para Jesus, nosso Sumo Pastor. Por isso, devemos amá-las e fazer o melhor por elas. Esse é o nosso dever. E, então estarmos preparados para receber a Coroa de Glória que o Senhor, justo juiz, tem preparado para nós. Aqui está nosso prêmio eterno!
Por fim, embora fora do contexto que embasa esta mensagem, quero deixar registrado uma promessa de Deus a Josué, que dela me aproprio e aconselho a meus novos colegas: “Não te ordenei isso? Esforça-te e sê corajoso; não tenhas medo, nem te assustes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares” - Js.1.9. Tenham cuidado de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, que ele comprou com o próprio sangue - At.20.28.
Related Media
See more
Related Sermons
See more