A Igreja e o Reino

Reino de Deus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Servir e Ministrar

Matthew 6:10 BSAS21
10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Introdução
O termo reino de Deus desafia a definição propriamente dita porque carrega dentro de si muitos diferentes significados.
Mais em linhas gerais, o “reino de Deus” significa o reinado ou domínio dinâmico de Deus.
O reino envolve…
as intenções de Deus
a autoridade de Deus
e o poder do governo de Deus.
Efésios 1.3–6 (BSAS21)
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo;
como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo,
para o louvor da glória da sua graça, que nos deu gratuitamente no Amado.
Efésios 1.7–14 (BSAS21)
Nele temos a redenção, o perdão dos nossos pecados pelo seu sangue, segundo a riqueza da sua graça,
que ele fez multiplicar-se para conosco em toda sabedoria e prudência.
E fez com que conhecêssemos o mistério da sua vontade, segundo a sua boa determinação, que nele propôs
10 para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão no céu como as que estão na terra.
11 Nele também fomos feitos herança, predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o desígnio da sua vontade,
12 a fim de sermos para o louvor da sua glória, nós, os que antes havíamos esperado em Cristo.
13 Nele, também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,
14 que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória.
Efésios 1.22–23 (BSAS21)
22 Também sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, para que seja cabeça sobre todas as coisas, e o deu à igreja,
23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que preenche tudo em todas as coisas.
A igreja e o reino
Fica claro que a autoridade do Reino foi confiada aos herdeiros juntamente com a incumbência de expandi-lo entre os homens.
Logo, o Reino de Deus não se refere a um território ou local específico. Não é algo estático.
Ele é dinâmico - sempre vindo, se espalhando e crescendo.
1 - O reino não aponta para um lugar de Deus, mas para as atividades de governo de Deus.
2 - Não é um reino no céu, mas do céu.
3 - Um reino que prospera aqui e agora.
4 - O reino aparece onde quer que homens e mulheres submetam suas vidas à vontade de Deus.
5 - Ele significa Deus governando no coração das pessoas.
6 - A atividade de governo do rei transforma as vidas e relacionamentos de seus súditos.
Dentro do dinamismo do reino de Deus, precisamos entender que o que Deus ordenou à usa igreja é algo tão maravilhoso e ao mesmo tempo muito sério.
É algo maravilhoso porque ele é um Deus zeloso e resoluto…
Logo a sua obra em seu povo não falhará, mas continuará até ser completa.
Filipenses 1.6 (BSAS21)
E estou certo disto: aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus.
E ao mesmo tempo é algo muito sério porque segue um modelo…
“Todo meu povo o tempo todo.”
1Pedro 2.9–10 (BSAS21)
Mas vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.
10 Antigamente, não éreis povo; agora, sois povo de Deus; não tínheis recebido misericórdia; agora, recebestes misericórdia.
Esse texto nos mostra que a igreja, ou seja, o corpo de Cristo não é um agrupamento de pessoas, antes existe uma característica forte de coletividade.
Um agrupamento de pessoas é um conjunto de pessoas que acabaram estando juntas no mesmo tempo e espaço.
Considere, por exemplo, um grupo de pessoas esperando que o sinal abra na faixa de pedestres.
Apesar de estarem de pé, lado a lado, elas normalmente não interagem uns com os outros. Elas não influenciam umas ás outras.
Em contrapartida, o comitê de direção de uma escola é uma coletividade - um grupo interdependente de pessoas. Elas influenciam umas ás outras, formulam objetivos comuns e juntas decidem alcança-los .
1- Os súditos do Reino têm uma interdependência coletiva, baseada nas políticas do seu rei.
2 - O reino de Deus é uma coletividade - uma rede de pessoas que têm rendido seus corações e relacionamentos ao Reino de Deus.
3 - O reino se torna real quando Deus governa nos corações e relações sociais.
À medida que o povo de Deus caminha aqui na terra, o plano de Deus é que através do ministério fiel de cada parte, o corpo todo cresça até a maturidade completa em Cristo.
2Pedro 3.18 (BSAS21)
18 Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada glória, agora e na eternidade. Amém.
O corpo vai crescendo em maturidade à medida a glória invisível de Deus é manifestada através na coletividade e cada parte é influenciada pela cidadania do Reino.
O viver no reino é fundamentalmente social.
Envolve ser membro, (PARTE DE UM TODO)
Envolve cidadania, (CIDADÃO DE UM GOVERNO)
Envolve lealdade, ( FIDELIDADE, COMPROMISSOS ASSUMIDOS)
Envolve identidade. (CARACTERÍSTICA QUE DISTINGUE)
Cidadania em um reino acarreta relacionamentos, políticas, obrigações, fronteiras e expectativas.
Essas dimensões da vida no reino ultrapassam os caprichos da experiência individual.
Ser membro do reino esclarece uma relação do cidadão com o rei, com os demais cidadãos e com outros reinos.
Viver em um reino significa compartilhar da sua história e ajudar a moldar o seu futuro.
Efésios 3.14–21 (BSAS21)
14 Por essa razão, dobro meus joelhos perante o Pai,
15 de quem toda família nos céus e na terra recebe o nome,
16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais interiormente fortalecidos com poder pelo seu Espírito.
17 E que Cristo habite pela fé em vosso coração, a fim de que, arraigados e fundamentados em amor,
18 vos seja possível compreender, juntamente com todos os santos, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade desse amor,
19 e assim conhecer esse amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais preenchidos até a plenitude de Deus.
Àquele que é poderoso para fazer bem todas as coisas, além do que pedimos ou pensamos, pelo poder que age em nós,
21 a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
“Servir e Ministrar”
Quando Deus nos chama para si mesmo, ele também nos chama para ser um servo, um instrumento em suas mãos redentoras.
Existe uma necessidade do entendimento de que cada racionamento pessoal é uma oportunidade potencial para “servir” e “ministrar”.
Cristo veio para quebrar nossa submissão a ordem deteriorada do pecado e nos chamar para o alvo pelo qual vale a pena viver.
Seu reino nos diz respeito a manifestação da Sua glória e de pessoas que são fazem parte do seu povo
A saber - (geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus)
Ele veio, viveu, morreu e ressuscitou para produzir essa mudança.
Essa é a vida e a obra que Ele nos ofereceu em troca das glórias temporárias que almejaríamos.
Esse reino tem em sua agenda a intenção de controlar nossos corações e transformar as nossas vidas.
Servir e ministrar diz respeito à pessoas que servem como um instrumento, uma ferramenta usada ativamente para mudar algo, e Deus chamou todo Seu povo para ser instrumento de transformação em Suas mãos redentoras.
Inserido na história mais ampla da redenção está um princípio que não podemos deixar passar: Deus usa pessoas comuns para fazer coisas extraordinárias na vida de outras pessoas.
Gn 45:7 - José foi enviado para estar numa posição de salvar vidas durante uma grande fome.
Êx 3:10 - Moisés foi enviado para libertar o povo da opressão e exploração.
1Rs 19:15-18 - Elias foi enviado para influenciar o curso da política internacional.
Jr 1:7 - Jeremias foi enviado para proclamar a Palavra de Deus.
Jesus reivindicou para si as palavras proféticas de Isaías, que foi enviado para evangelizar os pobres: “[..]” enviou-me para proclamar libertação aos presos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.”
Isaías 61.1 (BSAS21)
61 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos oprimidos; enviou-me a restaurar os de coração abatido, a proclamar liberdade aos cativos e a pôr os presos em liberdade;
Luke 4:16–19 BSAS21
16 Chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías; ele o abriu e achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar boas-novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos presos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
Os discípulos foram enviados para pregar e demonstrar o poder libertador e curador do Reino de Deus.
Matthew 10:5–8 BSAS21
Jesus enviou esses doze e ordenou-lhes: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; e, indo, pregai dizendo: O reino do céu chegou. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Na função de apóstolos, eles foram enviados para fazer discípulos, batizar e ensinar.
Matthew 28:18–20 BSAS21
18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes: Toda autoridade me foi concedida no céu e na terra. 19 Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; 20 ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos.
Jesus enviou-os ao mundo da mesma forma que o Pai o enviara, o que levanta muitas perguntas e desafios interessantes.
John 17:18 BSAS21
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo.
John 20:21 BSAS21
21 Então Jesus lhes disse pela segunda vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio.
A igreja tem a responsabilidade de anunciar o poder restaurador do Reino de Deus na terra.
Deus nunca teve a intenção de que nós fossemos simplesmente objetos do Seu amor.
Somos chamados também pra sermos instrumentos desse amor nas vidas de outras pessoas.
2 Corinthians 5:11 BSAS21
11 Portanto, sabendo o que significa temer o Senhor, procuramos convencer os homens. Contudo, já somos bem conhecidos por Deus, e espero que também sejamos bem conhecidos em vossa consciência.
2 Corinthians 5:18–21 BSAS21
18 Mas todas essas coisas procedem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação. 19 Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos homens; e nos encarregou da mensagem da reconciliação. 20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos exortasse por nosso intermédio. Assim, suplicamos-vos por Cristo que vos reconcilieis com Deus. 21 Daquele que não tinha pecado Deus fez um sacrifício pelo pecado em nosso favor, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
O método de Deus é bem simples - “Ele transforma a vida das pessoas à medida que pessoas levam a Sua Palavra a outros.
Não somos iguais.
Cada um de nós recebeu dons, foi chamado e colocado para fazer uma parte como integrante do corpo de Cristo e participante do Reno de Deus.
Nossas histórias,
Personalidades,
Habilidades
Níveis de maturidade...
São diferentes porque foi assim que o Redentor planejou. Ele é soberano sobre tudo.
Geralmente não prestamos atenção nisso.
Ficamos facilmente presos aos nossos mundinhos centrados em nós mesmos.
Deus nos convida a olharmos para além do nosso mundo mesquinho onde a vida não se resume à satisfação pessoal.
Deixa eu te lembrar de algo importante
Deus está resgatando a humanidade caída, transportando-a para o Seu reino e progressivamente conformando-a à Sua imagem - e ele quer que você faça parte disso.
Sua vida é maior do que você imagina.
Só quando você notar o enorme propósito de Deus, será capaz de viver e servir de maneira eficaz onde Deus te colocou.
Só quando virmos nossa história envolta pela história mais ampla da redenção é que começaremos a viver uma vida que honra a Deus.
Mudanças permanentes começam quando...
Nossa identidade,
Nosso propósito,
E senso de direção… são definidos pela história de Deus.
Aplicação
O “reino de Deus” significa o reinado ou domínio dinâmico de Deus.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O reino envolve…
as intenções de Deus
a autoridade de Deus
e o poder do governo de Deus.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A autoridade do Reino foi confiada aos herdeiros juntamente com a incumbência de expandi-lo entre os homens.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 - O reino não aponta para um lugar de Deus, mas para as atividades de governo de Deus.
2 - Não é um reino no céu, mas do céu.
3 - Um reino que prospera aqui e agora.
4 - O reino aparece onde quer que homens e mulheres submetam suas vidas à vontade de Deus.
5 - Ele significa Deus governando no coração das pessoas.
6 - A atividade de governo do rei transforma as vidas e relacionamentos de seus súditos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A igreja tem em suas mãos a incumbência de influenciar, manifestar o reino invisível de Deus por meio de uma vida do reino.
Como igreja do Deus vivo precisamos enxergar além do que é natural, quando cumprimos a Palavra de Deus de fixar os olhos em Cristo Jesus… passamos a enxergar o Reino de Deus manifestado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nossa vida muda de uma perspectiva micro, e se volta para a história de Deus.
Em João 11:1-44, conta a história de uma casa em Betânia que nos ajudará a entender a mudança de perspectiva voltada para o Reino de Deus.
Lázaro estava doente. Ele era de Betânia, povoado de Maria e de sua irmã Marta.
As irmãs mandou avisar Jesus sobre o estado de Lazaro
John 11:3 BSAS21
Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: Senhor, aquele a quem amas está doente.
Ao receber o aviso, Jesus respondeu:
John 11:4 BSAS21
Mas, ao ouvir isso, Jesus disse: Essa doença não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.
Jesus sabendo que Lázaro estava doente, permaneceu ainda dois dias no lugar onde estava. Passando esse tempo ainda chamou os discípulos para voltar para a Judéia.
Então durante esse período Lázaro faleceu, tanto que nos versículo 11, Jesus constata isso:
John 11:11 BSAS21
11 E, tendo dito isso, acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu; mas vou despertá-lo do sono.
Então Jesus partiu para Betânia, e chegando ali já havia quatro dias que Lázaro havia sido sepultado, sabendo que Jesus estava chegando, Maria foi ao encontro de Jesus antes da entrada da cidade e ao encontrar Jesus, Marta disse:
John 11:21 BSAS21
21 E Marta disse a Jesus: Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Note que Marta queria que Jesus estivesse lá, porque ela teria certeza que Ele o teria curado e seu irmão não teria morrido. Mas ao expor seus sentimentos quanto a isso, Jesus dá uma resposta um tanto interessante:
John 11:23–26 BSAS21
23 Jesus lhe respondeu: Teu irmão ressuscitará. 24 Disse-lhe Marta: Sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia. 25 Jesus declarou: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, mesmo que morra, viverá; 26 e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisso?
Jesus convida Marta para olhar para a sua grandeza e glória, mas o que ela conseguia enxergar no momento era o seu mundo que estava totalmente devastado pela perda do seu irmão.
Maria, também saiu ao encontro de Jesus, e a sua percepção foi a mesma da sua irmã.
John 11:32–36 BSAS21
32 Ao chegar ao lugar onde Jesus estava e vê-lo, Maria lançou-se aos seus pés e disse: Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. 33 Ao vê-la chorando, e também os judeus que a acompanhavam, Jesus comoveu-se profundamente no espírito e, abalado, 34 perguntou-lhes: Onde o pusestes? Responderam-lhe: Senhor, vem e vê. 35 Jesus chorou. 36 Então os judeus disseram: Vede como o amava.
Então Jesus pede para retirar a pedra do túmulo de Lazaro. Então Marta não concorda com a ideia, afinal já fazia 4 dias que Lázaro havia sido sepultado.
John 11:40 BSAS21
40 Jesus lhe respondeu: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?
Então Jesus faz uma oração ao Pai e todos viu o que aconteceu:
John 11:41–44 BSAS21
41 Então tiraram a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. 42 Eu sei que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está aqui é que assim falei, para que creiam que me enviaste. 43 E, tendo dito isso, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44 O que estivera morto saiu, com os pés e as mãos atados com faixas, e o rosto envolto num pano. E Jesus lhes disse: Desatai-o e deixai-o ir.
A visão do Reino muda a nossa perspectiva
As vezes fixamos os olhos no que está ao nosso redor e esquecemos da nossa identidade e que estamos vivendo sob o governo do Reino de Deus.
Sirva e ministre… que a vida do Reino possa refletir em nossas vidas mutuamente.
Servir e ministrar é uma via de mão dupla onde m Espírito Santo atua na igreja e no mundo de maneira poderosa.
Enquanto estamos servindo, Deus está usando pessoas para que sejamos ministrados.
A igreja tem a autoridade do Reino de Deus para anunciar e viver o poder libertador do Reino na terra.
Sua vida é bem maior do que o mundo que está à sua vista, permita que Deus abra os olhos do seu coração para que você possa enxergar a grandeza da glória de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more