A Exigência do Sacrifício

Hebreus  •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 54 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Hebrews 9:23 (BEARA)
23 Era necessário, portanto, que as figurasdas coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores.

Introdução

Esta carta foi escrita para encorajar os cristãos que se perguntavam se o cristianismo vale a pena a dor da perseguição. O autor descreve cristo simplesmente como o “mais excelente” caminho. Ele esta acima de tudo e merece adoração. Ele é o cumprimento perfeito do Antigo Concerto e que estabeleceu o Novo. Com base no texto que lemos nos perguntamos, por que Deus exigia sacrifícios de animais no AT? A resposta evidente, é que Deus exigia sacrifícios de animais para que a humanidade pudesse receber perdão dos seus pecados (Lv 4:35, Lv 5:10).
Leviticus 4:35 (BEARA)
35 Tirará toda a gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim, o sacerdote, por essa pessoa, fará expiação do seu pecado que cometeu, e lhe será perdoado.
Leviticus 5:10 (BEARA)
10 E do outro fará holocausto, conforme o estabelecido; assim, o sacerdote, por ele, fará oferta pelo pecado que cometeu, e lhe será perdoado.
A partir do tema, “A Exigência do Sacrifício” vejamos como era esta Exigência, em que culminou esta Exigência e como se aplica a nós.

1.Significado de Sacrifício?

Sacrifício é o ato ou efeito de sacrificar; imolar. Uma oferta à divindade em expiação de culpa, ou para implorar auxílio; uma oblação; uma oferenda. Também descrito como abandono voluntário de algo precioso; renúncia, privações a que alguém se sujeita em benefício de outrem; sofrimento; custo; esforço.

2.Deus exigiu dos Patriarcas o Sacrifício para expiação dos pecados

Para começar, sacrifício de animal é um tema importante encontrado por todas as Escrituras. Quando Adão e Eva pecaram, animais foram mortos por Deus para providenciar vestimentas para eles (Gn 3:21).
Genesis 3:21 (BEARA)
21 Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
Caim e Abel trouxeram ofertas ao Senhor. A de Caim foi inaceitável porque ele trouxe frutas, enquanto a de Abel foi aceitável porque ele trouxe “das primícias do seu rebanho e da gordura deste” (Gn 4:4-5).
Genesis 4:4–5 (BEARA)
4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; 5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
Depois que o dilúvio recuou, Noé sacrificou animais a Deus. Esse sacrifício de Noé foi de aroma agradável ao Senhor.
Genesis 8:20–21 (BEARA)
20 Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. 21 E o Senhor aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz.
Deus ordenou que Abraão sacrificasse seu filho Isaque. Abraão obedeceu a Deus, mas quando Abraão estava prestes a sacrificar a Isaque, Deus interveio e providenciou um carneiro para morrer no lugar de Isaque.
Genesis 22:10–13 (BEARA)
10 e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. 11 Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! 12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. 13 Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.

3.Deus exigiu da Nação de Israel o Sacrifício para expiação dos pecados

O sistema de sacrifícios atinge seu ponto máximo com a nação de Israel. Deus ordenou que essa nação executasse inúmeros sacrifícios diferentes.

a)O sacrifício deveria ser Perfeito

Leviticus 1:1–4 (BEARA)
1 Chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse: 2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós trouxer oferta ao Senhor, trareis a vossa oferta de gado, de rebanho ou de gado miúdo. 3 Se a sua oferta for holocausto de gado, trará macho sem defeito; à porta da tenda da congregação o trará, para que o homem seja aceito perante o Senhor. 4 E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
De acordo com Lv 1:1-4, um certo procedimento era para ser seguido. Primeiro, o animal tinha que ser perfeito. Segundo, a pessoa que estava oferecendo o animal tinha que se identificar com ele. Então, a pessoa oferecendo o animal tinha que infligir morte ao animal. Quando feito em fé, esse sacrifício providenciava perdão dos pecados.

b)O dia da expiação

Um outro sacrifício chamado de dia de expiação, descrito em Levítico 16, demonstra perdão e a retirada do pecado. O grande sacerdote tinha que levar dois bodes como oferta pelo pecado. Um dos bodes era sacrificado como uma oferta pelo pecado do povo de Israel (Lv 16:15), enquanto o outro bode era para ser solto no deserto (Lv 16:20-22). A oferta pelo pecado providenciava perdão, enquanto o outro bode providenciava a retirada do pecado.

4.Por que, então, não oferecemos mais sacrifícios de animais nos dias de hoje?

a)Porque Jesus tornou-se o Sacrifício Supremo

O sacrifício de animais terminou porque Jesus Cristo foi o sacrifício supremo. João Batista confirmou isso quando O viu pela primeira vez: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” .
John 1:29 (BEARA)
29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

b)Um Inocente teria de morrer no lugar do culpado

Nós podemos estar se perguntando: “por que animais? O que eles fizeram de errado?” Esse é justamente o ponto: já que os animais não fizeram nada de errado, eles morreram no lugar daquele que estava executando o sacrifício. Jesus Cristo também não tinha feito nada de errado, mas voluntariamente entregou-Se a morrer pelos pecados da humanidade.
1 Timothy 2:6 (BEARA)
6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
Muitas pessoas chamam de substituição essa ideia de morrer no lugar de outra pessoa. Jesus Cristo tomou para Si o nosso pecado e morreu no nosso lugar.
2 Corinthians 5:21 (BEARA)
21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Através de fé no que Jesus Cristo cumpriu na cruz qualquer pessoa pode receber perdão.

Conclusão

Os sacrifícios de animais foram ordenados por Deus para que tal pessoa pudesse experimentar do perdão dos pecados. O animal servia como um substituto – quer dizer, o animal morreu no lugar do pecador. Sacrifício de animais parou com Jesus Cristo. Jesus Cristo foi o substituto sacrificial supremo e é agora o mediador entre Deus e os homens.
1 Timothy 2:5 (BEARA)
5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
Sacrifícios de animais serviam como um sinal do que estava para vir – o sacrifício de Cristo a nosso favor. A única base sobre a qual o sacrifício de um animal providenciaria perdão dos pecados é o facto de que Cristo iria Se sacrificar pelos nossos pecados, providenciando o perdão que aqueles animais podiam apenas ilustrar e prenunciar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more