ADMOESTAÇÕES À IGREJA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Igreja Batista Logos 05/06/2022

Texto Base: Ap 3:22 “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.”
A) INTRODUÇÃO
Todos nós fazemos parte de uma igreja visível.Somos cristãos professos que frequentamos um culto de adoração pública. Sendo asssim, recomendo atenção a esse verso. Essa palavra foi escrita para nosso ensino, bem como para o ensino de todos quantos denominam cristãos.
Este verso é repetido por sete vezes consecutivas no segundo e terceiro capítulo do livro de apocalipse.
Este verso me parece estar pedindo atenção especial por parte de todo cristão verdadeiro para as sete cartas enviadas às igrejas.
Deixe-me apontar certos princípios, verdades para o tempo que estamos vivendo, verdades para os últimos dias:
B) DESENVOLVIMENTO
O SENHOR JESUS EM TODAS AS CARTAS FALA DE DOUTRINA, PRÁTICA, ADMOSTAÇÕES E PROMESSAS.
Ao ler essas cartas observamos que o Senhor Jesus encontra falhas em relação às falsas doutrinas e práticas ímpias e incoerentes e as repreende categoricamente. Observamos também que o Senhor Jesus elogia a fé, paciência, as obras, trabalho, perseverança e confere grande aprovação a essas graças.
Encontramos a ordenança que os crentes se arrependam, que se corrijam, que retornem ao primeiro amore que renovem sua dedicação a Ele.
A santidade não é esse arcabouço religioso, como se o que você é ou sente não tivesse relevância. Muitos acreditam que fazer parte de uma organização eclesiástica é suficiente para salvação e perdão de pecados.
A santidade é um assunto pessoal entre você e Cristo, uma fé pessoal no Senhor Jesus. São aqueles que buscam ser chamados fiéis, estão convencidos a Bíblia é única regra de fé e prática.
2. O SENHOR JESUS DIZ EM CADA UMA DAS SUAS CARTAS: “CONHECO AS TUAS OBRAS”.
A repetição destas palavras chama muito atenção. A uma igreja Ele diz: Conheço.... tanto o teu labor como a tua perseverança, a outra: Conheço a tua tribulação, a tua pobreza; a outra: Conheço..... o teu amor, a tua fé, o teu serviço.
Não é interessante o que Ele diz: Conheço as tuas obras. Ele não diz: Conheço os teus desejos e anseios; e sim tuas obras.
As obras de um cristão professo são de extrema importância. Elas não podem salvar sua alma, elas não podem justificá-lo, elas não podem apagar os seus pecados, elas não podem livrá-lo da ira de Deus. MAS O FATO DE ELAS NÃO PODEREM SALVÁ-LO NÃO SIGINIFICA QUE NÃO TENHAM IMPORTÂNCIA. Se você se intitula cristão, você deve mostrar isso em seus modos e comportamentos diários.
Tt 1:16 “Eles dizem que conhecem a Deus, mas o que eles fazem mostra que isso não é verdade. Estão cheios de ódio, são rebeldes e não são capazes de fazer nenhuma coisa boa.”
Lc 6:44 “Pois cada árvore é conhecida pelas frutas que ela produz. Não é possível colher figos de espinheiros, nem colher uvas de pés de urtiga.”
Pv 15:3 “O Senhor Deus vê o que acontece em toda parte; ele está observando todos, tanto os bons como os maus.”
Nesse ponto não posso deixar de falar da HIPOCRISIA. Acredite a hipocrisia é um jogo perdido. Não podemos enganar a Cristo. Aquele que descobriu a morte de sardes e a monirdão de laodicéia, pode nos ver completamente. É inútil tentar parecer uma coisa e ser de fato outra, ter o nome de cristão, mas não o ser verdadeiramente.
Outro ponto é o encorajamento que existe nessas palavras. Pode parecer que não exista beleza em nenhuma ação que você faça, tudo parece imperfeito, maculado, corrompido, parece que estamos sempre aquém. Mas agora sabemos que Cristo pode ver beleza em tudo aquilo que foi feito com um desejo cuidadoso de agradá-lo. Os seus esforços em fazer o bem aos outros, mesmo que sejam débeis, estão escrito em seu livro de memórias. O menor copo de água dado em seu nome não ficará sem recompensa.
Sl 103:13 “Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o Senhor é bondoso para aqueles que o temem.”
3. EM CADA UMA DAS CARTAS, JESUS FAZ UMA PROMESSA AO HOMEM QUE VENCER.
Sete vezez consecutivas, Jesus da promessas grandiosas e preciosas às igrejas. Cada promessa é diferente e cada uma delas é cheia de consolação. A PROMESSA É SEMPRE AO VENCEDOR. Cada cristão professo é um soldado de Cristo, está em combate contra o pecado, o mundo e o diabo.
Ef 6:13-17 “Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiçae calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz.E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno .Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.”
O cristão verdadeiro não é só um soldado, mais é um soldado vitorioso.
Sabe irmãos, podemos ouvir ótimos sermões, ir a igreja, contribuir para assossiações religiosas, fazer orações em família, etc..... Mas como vai a batalha, esse grande conflito. Você está vencendo o amor ao mundo, ao pecado? Está vencendo as paixôes, a dureza e a lascívia? Está resistindo ao diabo e fazendo com que ele fuja?
Sei que temos um combate difícil pela frente, e chegar ao céu, é decidir ter um conflito diário. Muitos tem tentado atalhos para chegar ao céu e relativizar o conflito, mais nós sabemos que existe um único caminho que a cruz, Jesus Cristo.
Exemplos: Moíses recusou os prazeres do pecado no egito.
Daniel recusou os manjares do rei.
Mateus venceu o amor ao dinheiro. Largou a coletoria e seguiu a Jesus.
Paulo venceu o amor ao louvor dos homens.
C) CONCLUSÃO
Qual era o segredo da vitória deles? A fé. Eles criam em Jesus, e crendo foram fortalecidos.
Ap 12:11 “Os nossos irmãos o derrotaram por meio do sangue do Cordeiro e da mensagem que anunciaram. Eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer.”
Temo muito que a religião decaia para uma simples conversa sobre fraquezas e corrupções, também temo quando não encontro em minha vida sinais de lutas e muito menos vitórias, temo também porque escuto o evangelho com regularidade e posso banalizar o poder dessa palavra.
Temo também porque a batalha é difícil, árdua, e muitas vezes sou tentado à achar que isso é inútil.
Me encorajo refletindo que o tempo é curto, o Senhor está perto.
Sl 145:18 “Ele está perto de todos os que pedem a sua ajuda, dos que pedem com sinceridade.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more