Pessoas que Deus usa (3)

A supremacia e a suficiência de Cristo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout
Saudação inicial
Boa noite irmãos preciosos em Cristo! Estamos na reta final da exposição da carta de Paulo a igreja de Colossos na Ásia. Hoje entraremos na parte conhecida como saudações finais, algo que era comum nas cartas de Paulo e também nas cartas escritas naquele tempo. Te convido a leitura comigo de Colossenses 4 do verso 7 ao 9. Peço aos irmãos que acompanhe a leitura comigo.
Texto: Colossenses 4.7-9
Oração
Senhor, aqui estamos mais uma vez, te buscando, elevando as nossas orações a ti, adorando ao Senhor, confessando os nossos pecados e agradecidos por sua bondade. E nesse instante Senhor queremos ouvir a sua voz ao expormos a sua Palavra. Pai, que seja o Senhor a falar e que o teu Santo Espírito nos transforme através da proclamação da tua Palavra, em nome de teu glorioso filho que é o nosso Senhor e Salvador pelos séculos dos séculos, amém!
Introdução
Irmãos, estamos diante de um texto que provavelmente não é o texto preferido de ninguém aqui presente. Bem pode ser que seja… levanta a mão quem tem esse texto como o mais especial pra você em toda a Escritura? Bom, ninguém levantou… Isso diz muita coisa... Provavelmente, esse texto não é daqueles tipos de versículos que a gente faz questão de decorar. Podemos com isso, acabar desprezando textos como este; que parece ser algo simples e que não mostra ser possível encontrar profundidade. Temos essa mesma sensação quando nos deparamos com textos de genealogias, ou também de textos da lei em Levítico com inúmeras leis que parecem não mais fazer sentido pra gente. Muitos ficam até com vontade de dar uma puladinha em sua leitura bíblica quando se depara com textos assim. Apesar da aparência seca de textos como este, muitas lições podemos aprender com textos como esse, pois, apesar de serem saudações finais, são saudações inspiradas. Nós afirmamos como cristãos Presbiterianos (reformados) que toda a Bíblia é a Palavra de Deus, ou seja, a Bíblia não apenas contém partes que é a Palavra de Deus, ela em toda a sua totalidade foi inspirada por Deus.
Narração
Nós aprendemos com o texto anterior sobre duas responsabilidades que todo cristão precisa ter que é a oração e a evangelização, aprendemos que a vida missional começa na oração e vimos como deve ser o conteúdo da oração cristã e aprendemos como podemos ser missionais na prática. Agora, no início das saudações finais dessa carta Paulo vai citar inúmeras pessoas que são seus cooperadores no evangelho. Então, ele cita pessoas que são usadas por Deus, cada um em sua área e propósito. Dos verso sete ao nove ele vai falar sobre dois homens que foram usados por Deus chamados de Tíquico e Onésimo. E observando os motivos que levou Paulo a escolher esses dois homens para uma missão nos leva a pensar na seguinte pergunta:
Transição: Quem são as pessoas que Deus quer usar?
Repitam comigo: As pessoas que Deus quer usar , são os servos de confiança e os servos com propósito.
I - Servos de Confiança
Tíquico e Onésimo foram servos de confiança
a) São especiais
São amados, pois, foram alcançados pela graça e receberam talentos e dons para a glória de Deus.
b) São fiéis
São fiéis, pois, aprenderam o valor da fidelidade de Deus em suas vidas.
II - Servos com propósito
Tíquico e Onésimo foram homens com propósito
a) Sabem o que dizer e como dizer
Servos com propósito sabem o conteúdo que devem dizer, além de serem temperantes para saber como dizer.
b) Chegam com a solução
Chegam com notícias para o coração. Todos nós precisamos do evangelho encorajando o nosso homem interior.
Ponte Cristocêntrica
Deus enviou ao mundo Jesus por ser seu filho amado em quem ele tem todo o prazer. Deus tem toda a confiança em Cristo.
Jesus vem com propósito ao mundo, Jesus vem como servo para realizar a vontade de seu Pai.
O Senhor Jesus depois de ressuscitar ele vai subir aos céus, mas, enviou-nos o consolador. O Espírito Santo é aquele que de fato sabe acalentar corações.
Paulo é semelhante a Jesus, pois, aprendeu a fazer discípulos e a envia-los ao mundo. Paulo sabia colocar cada um em sua devida função.
Nós precisamos aprender com Paulo o escravo de Cristo, que nos ensina fazer discípulos e a enviá-los ao mundo.
Conclusão
Aprendemos neste texto, que as pessoas que Deus usa; são servos de confiança, pois, são amados por causa da graça de Deus que lhes concede dons e talentos para a sua glória, e são fiéis porque experimentam da fidelidade de Deus em seu viver.
Também aprendemos, que Deus usa pessoas que tem propósito. Pessoas com propósito sabem o que dizer e como dizer, pois, guardam em seus corações a Palavra de Deus e aprendem a praticar a temperança. Além disso, pessoas com propósito chegam com a solução. Eles sabem que o nosso maior problema não é o que entra e sim o que sai. O problema do homem está em seu coração, que precisava diariamente ser confrontado, consolado e edificado pela Palavra de Deus.
E esse crescimento da vida cristã só é possível por causa da obra passiva e ativa de Cristo, que todas essas coisas fez com perfeição.
Related Media
See more
Related Sermons
See more