Attention - Fiquem Firmes

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views

SERMÃO SOBRE MANTER O FOCO E NÃO PERDER TEMPO COM DISTRAÇÕES. ESTAR FOCADO NA REVELAÇÃO E NO RELACIONAMENTO COM DEUS

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introdução

Estamos vivendo um tempo de instabilidades, de meio de ano. Onde muitas coisas podem acontecer a depender do modo como vamos conduzir. Esse é um tempo de atenção, onde renovamos o coração, direcionamos o olhar para o lugar certo, para não perder o que conquistamos, nem aquilo que podemos conquistar em Jesus. É tempo de ficarmos firmes e focados.
Quero compartilhar com vocês um texto que apresenta um momento do ministério de Jesus, que é aquele momento de “meio de ministério”. Jesus faz uma parada estratégica para checar o coração dos discípulos. Creio que esse é o mesmo momento que estamos vivendo!
Mateus 16.13-20
“Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”. “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”. Então advertiu a seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo.”
Ele tem um projeto em andamento na vida de cada um, e neste texto ele está formando pessoas para um grande propósito.
Um dos riscos do nosso mundo é ficarmos absorvidos com distrações e outras coisas que sugam muita energia mas não são realmente importantes.
Jesus nos ensina muito sobre o foco. Ele teve uma vida extremamente movimentada. Às vezes não teve tempo nem para dormir, ou mesmo chorar a morte de um ente querido como gostaria, mas uma coisa que ele não perdeu foi o seu foco.
Veja nos textos a seguir como a questão do foco era forte na vida de Jesus:
a. Jesus tinha firmes convicções
Lucas 9.51
“Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém.”
b. Jesus não se deixava levar pela multidão
João 7.53
“Então cada um foi para a sua casa.”
João 8.1-2 “Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras. Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo.”
c. Jesus não se deixava dominar pelo medo
Marcos 10.32
“Eles estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e lhes disse o que haveria de lhe acontecer:”
d. Jesus não tinha seu coração dividido
Lucas 12.34
“Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.”
Perder o foco é perder tempo, e o tempo é algo precioso que Deus nos dá! Não podemos ficar perdendo tempo!
Jesus estava chamando a atenção de seus discípulos, pois Ele queria leva-los a um nível mais profundo de intimidade.
O relacionamento com Deus é condicionado à revelação dele. Nenhuma revelação, nenhum relacionamento, pouca revelação, pouco relacionamento. Muita revelação, profundidade de relacionamento.
E hoje, eu creio que Jesus está convidando a todos nós para um nível mais profundo de relacionamento.
E para isso, precisamos de atenção para nos manter firmes portanto, se preocupe com essas quatro coisas que podemos aprender neste diálogo de Jesus com seus discípulos!

1 - COM A DIREÇÃO DA SUA VIDA: AVALIE PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO (v.13-15)

Mateus 16.13-15
“Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”. “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?””
Os discípulos estavam seguindo Jesus, saber quem Jesus era era uma questão de saber para onde estavam indo. Saber as intenções, o Propósito e a identidade de Cristo era essencial. À partir daí, teriam então uma conclusão importantíssima: valeria a pena?
NOSSA DIREÇÃO É CORRIGIDA RESPONDENDO AS PERGUNTAS DE JESUS.
Temos várias questões e perguntas, como: “estou ganhando como gostaria?”, “estou fazendo o que gosto”, “porque outras pessoas estão melhores do que eu” ou questões assim. Mas quais são as perguntas de Jesus para nós?
Se você responde, é por que já está ouvindo a voz de Jesus. Você está conseguindo ouvi-lo? Aprendemos a pedir muitas coisas para Deus. Mas aprendemos a responde-lo?
A pergunta de Jesus é simples: quem o povo acredita que eu sou?
Saber quem Jesus é, vai definir muitas coisas na sua vida!
Quem Ele é? O que você está buscando? Você está seguindo um pagador de promessas ou um Salvador? Você quer ajuda ou apenas apoio?
Jesus não vai apoiar todos os seus planos, Ele apenas sempre estará pronto a te ajudar.
O que Jesus quer saber de cada discípulo e de você nesta noite: você é diferente da multidão? Responder Jesus te levará à direção certa, à um novo nível de relacionamento com Ele.

2 – COM O SEU CONTENTAMENTO: ENCONTRE A SATISFAÇÃO REAL (v.17)

Mateus 16.17
“Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.”
- O SEU NÍVEL DE SATISFAÇÃO É PROPORCIONAL AO QUANTO VOCÊ CONHECE A DEUS.
Porque somos tão insaciáveis? Você ja parou para pensar nisso?
A insatisfação faz de nós uma bomba relógio, um campo minado. Pois o insatisfeito ele tem uma busca incontrolável, sem perceber ele vai contra o bom-senso e os valores morais em todas as áreas: sexo, dinheiro, violência...
Se qualquer outra coisa for sua satisfação, vai faltar alegria em sua vida, e lembre-se que o pecado e o diabo cobram muito caro por 5 minutos de prazer. Se for Jesus a sua fonte de satisfação, sempre valerá a pena.

3 – COM A SUA IDENTIDADE: SEJA BEM RESOLVIDO (v. 18)

Mateus 16.18
“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.”
Esta resposta vem após Pedro dizer quem era Jesus. Não vamos encontrar nosso valor em coisas, em funções, em posições, na aprovação das pessoas ou mesmo nas nossas conquistas. O seu valor você precisa ouvir da boca de Jesus.
- O QUANTO VOCÊ CONHECE JESUS REVELA QUEM VOCÊ REALMENTE É .
Porque buscamos tantas coisas que não precisamos? Simplesmente porque não sabemos quem somos e por isso, sofremos da ausência de Propósito para a vida. Saber quem somos revela o nosso propósito.
Como diz Rick Warren: Conhecer seu propósito simplifica a sua vida.
Sem um propósito claro, ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar nossas decisões, destinar o tempo, empregar recursos. A tendência será tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento, e no humor do dia. Quem não conhece seu propósito tenta realizar além do que deve – isso causa estresse e fadiga, gerando conflitos. É impossível fazer tudo o que as pessoas querem que você faça e ser quem as pessoas querem que você seja. Mas a boa notícia é que você tem o suficiente para fazer a vontade de Deus e ser quem Ele quer que você seja.

4 – O SEU LEGADO: RECEBA AUTORIDADE PARA GRANDES CONQUISTAS (v.19)

Mateus 16.19
“Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.”
- A REVELAÇÃO DE DEUS TE DÁ AUTORIDADE
As pessoas têm a necessidade de ter poder. O funcionário quer chegar no topo, ser gerente, ser gestor, diretor, CEO. O empresário ele quer “mandar” no mercado, ele quer ter autoridade sobre o mercado, determinar as demandas. O cantor quer vender mais, ajuntar o maior número de pessoas...
MAS O DISCÍPULO DE JESUS PRECISA ESTAR PREOCUPADO COM OUTRO NÍVEL DE PODER...
Ele não quer desperdiçar sua vida com futilidades;
Ele quer as chaves do Reino. Ele quer abrir portas eternas, porque é por ela que o Rei da Glória entra e muda famílias, pessoas, situações impossíveis;
Ele quer levar o amor e a Vida;
Ele quer se dedicar a algo maior do que sua própria vida.
Há um jargão empresarial que diz: "quem tem o ouro faz as regras."
Você tem a possibilidade de ter o ouro (as chaves) nas mãos. Você tem o que todo mundo quer, pois a verdadeira salvação, a resposta, a alegria e o prazer da vida está disponível à você através de Jesus e da sua palavra.
Não importa o quanto é difícil a situação que você está, Jesus te dá as chaves. Não importa o quanto os a acessos são difíceis, quem tem a chave abre a porta!

Conclusão

Fique firme!
1 - CORRIJA A SUA DIREÇÃO
2 - SEJA TOTALMENTE SATISFEITO EM JESUS
3 - SAIBA QUEM JESUS É PARA QUE ELE TE MOSTRE QUEM VOCÊ É
4 - BUSQUE A AUTORIDADE DO ALTO
Hoje, dê crédito à Palavra de Deus e ao convite de Jesus. Decida crer que os planos dele são maiores. Você não precisa saber tudo, você não precisa ter tudo que o mundo diz que você precisa ter. Você precisa caminhar com a pessoa certa, precisa ter quem é tudo e pode tudo! E este alguém é Jesus!
Jeremias 29.11-13
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.”
Se Jesus é o que realmente importa para você, faça uma entrega completa. Não basta ter uma afinidade. Você o encontra quando o busca de todo o coração!
Related Media
See more
Related Sermons
See more