IGREJA É ESSENCIAL: COMO AMAMOS OS DE FORA? Parte 1 (pp. 133-137)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
"A chamada à evangelização é uma chamada a exteriorizarmos nossa vida, deixando de focalizar-nos em nós mesmos e nossas necessidades, para focalizarmo-nos em Deus e nos outros que foram criados à imagem de Deus, mas ainda são inimigos dele, estão alienados dele e necessitam de salvação do pecado e da culpa. Glorificamos a Deus quando falamos a verdade sobre ele para a sua criação. Essa não é a única maneira pela qual podemos glorificar a Deus, mas é uma das principais maneiras que ele nos deu como cristãos, como aqueles que o conhecem por meio de sua graça em Cristo. Não é uma maneira pela qual lhe daremos glória eternamente no céu; é, porém, um dos privilégios que desfrutamos enquanto vivemos agora neste mundo caído." (from "O Evangelho e a Evangelização" by Mark Dever)
8. COMO AMAMOS OS DE FORA? Parte I – Pág. 133 – 137
Para que serve a Igreja? O que deve acontecer em todos os programas da igreja para jovens, os cultos de adoração, os estudos bíblicos e os pequenos grupos? Como você deve ser sentir e o que deve fazer como parte de uma igreja?
1. Primeiro, alguns acreditam que a igreja existe para EVANGELIZAR.
A igreja tem como objetivo levar pessoas para dentro de um prédio no domingo para ouvirem as boas novas sobre Jesus e se converterem.
A pregação e o ensino se concentram no básico: nosso problema com o pecado, o sacrifício de Jesus e a necessidade de crer.
Os cultos de adoração tendem a passar por séries regulares sobre relacionamentos, paternidade, finanças, cultura popular e outros tópicos que se conectam com os de fora.
O pregador visa conectar essas situações de vida à necessidade de Jesus.
2. Segundo alguns acreditam que a igreja existe para REALIZAR BOAS OBRAS.
A igreja tem como objetivo mobilizar as pessoas de dentro para ajudar as pessoas de fora de maneiras palpáveis. Essas igrejas entregam sopas em marmitex e fazem bazares de roupas usadas. Elas oferecem programas de emprego para ex-presidiários e aulas de alfabetização para pessoas carentes, imigrantes e refugiados.
A pregação e o ensino enfatizam as boas obras de Jesus e seu mandamento de amar nosso próximo com a nós mesmos. Os líderes exortam os de dentro a trabalhar e votar por mudanças que beneficiem os menos afortunados de fora.
Os cultos de adoração apresentam anúncios sobre dias de ações beneficentes e a necessidade de voluntários. Eles também destacam relatos de pessoas de fora cujas vidas foram ajudadas por pessoas de dentro.
3. Terceiro, alguns acreditam que a igreja existe para CURAR.
A igreja tem como objetivo mostrar aos de fora que a vida fica melhor quando eles entram na igreja.
A pregação e o ensino enfatizam os milagres de Jesus e o poder do Espírito Santo e como ele nos dá os mesmos meios para curar as pessoas de seu sofrimento físico, espiritual, financeiro e mental hoje.
Os sermões reforçam que os de dentro podem superar qualquer desafio com a ajuda de Deus.
Os cultos de adoração apresentam música edificante e respostas corporais ao mover do Espírito. Alguns cultos podem se concentrar quase exclusivamente na oração por cura imediata.
4. Quarto, alguns acreditam que a igreja existe para DISPENSAR GRAÇA.
A igreja tem como objetivo dar aos de dentro o que perdão que eles não podem receber fora da igreja.
A pregação e o ensino enfocam o papel da igreja como mediadora entre os humanos e Deus.
Os cultos de adoração culminam com os de dentro recebendo do líder o corpo e o sangue de Cristo como pão e vinho.
Uma pessoa de fora desta congregação em particular pode ser uma pessoa de dentro de uma congregação diferente, mas reconhecerá muitas semelhanças, não importa que culto frequente neste tipo de igreja.
Neste capítulo, então, nosso objetivo é ajudá-lo a redescobrir a igreja, EXPLORANDO o que a Bíblia ensina sobre o propósito da igreja e como pessoas de dentro e de fora devem se relacionar.
8.1. A GRANDE COMISSÃO.
Começamos com as palavras finais de Jesus aos seus discípulos antes de subir ao céu, após a sua ressurreição. Mateus 28:18-20
8.1.1. Jesus envolveu essa mensagem de despedida em explicações de si mesmo. Toda autoridade pertence a ele, então seu mandamento é OBRIGATÓRIO.
8.1.2. Os discípulos não tinham autoridade para fazer o que quisessem. Jesus prometeu que edificaria sua igreja. Só ele tem a autoridade ADEQUADA. Jesus também prometeu que, não obstante o que acontecesse a seus discípulos, estaria com eles. Mas não apenas até o fim de suas vidas. Essa promessa e esse mandamento se aplicam a TODOS os discípulos que virão até o fim dos tempos.
8.1.3. Jesus entregou essa mensagem de despedida às principais pessoas de dentro, os homens que haviam caminhado e conversado com ele por anos. Mas é digno de nota que, aqui, Jesus não disse nada sobre eles como os de dentro.
8.1.4. Ele apenas ordenou o que deveriam fazer pelos de fora. Assim como ele os fez seus discípulos, eles deveriam ir e fazer outros discípulos. A abrangência, entretanto, mudou dramaticamente. Seu horizonte se expandirá muito além do interior da Galiléia e da cidade de Jerusalém. Jesus os enviou a TODAS AS NAÇÕES.
8.1.5. O que, então, esses de dentro deveriam fazer para transformar os de fora em discípulos de Jesus?
Para começar, eles BATIZAVAM. As igrejas hoje discordam se o batismo ocorre logo após o nascimento ou logo após a profissão de fé em Jesus Cristo. Está além do escopo deste pequeno livro resolver essa disputa. Mesmo assim, todos concordam que os discípulos batizaram novos crentes em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como Jesus ORDENOU.
Isso significa que eles ensinaram aos de fora sobre a Trindade, um Deus em três pessoas. Considerando a crença judaica em um Deus e a crença romana em muitos deuses, essa doutrina exigiria um tratamento PACIENTE, CUIDADOSO E PROLONGADO.
8.1.6. A última ordem de Jesus abrange quase tudo que você possa imaginar. Temos quatro livros da Bíblia cheios de ensinamentos de Jesus. Os discípulos também passaram vários anos com ele.
8.1.7. Eles não poderiam ter cumprido essa ordem ensinando apenas sobre a cruz e o túmulo vazio e, então exortando a uma decisão sobre crer. Sim, a conversão transforma pessoas de fora em pessoas de dentro. Mas os novos convertidos devem aprender a GUARDAR o ensino de Jesus.
8.1.8. E assim como Jesus serviu de exemplo para os discípulos, também os discípulos devem ter ensinado os novos crentes a observá-los, bem como seus ensinos, conforme seguiam os mandamentos de Jesus.
8.1.9. Novamente, obedecer a esse aspecto da ordem que chamamos de Grande Comissão deve ter exigido TEMPO E PACIÊNCIA. Provavelmente, não é o tipo de coisa que você pode realizar apenas por chamadas de vídeo, muito menos em podcasts unidirecionais. Esse tipo de ensino é melhor realizado pessoalmente, em RELACIONAMENTO, EM DIÁLOGO – NA IGREJA.
Related Media
See more
Related Sermons
See more