A Ceia do Senhor

EBD  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

1 Co 11.17-34

O SIGNIFICADO DA CEIA (PÀSCOA) :
A Ceia do Senhor é um drama que tem suas raízes não somente na experiência ocorrida no cenáculo, mas essas raízes retrocedem à celebração da Páscoa no Antigo Testamento
Jesus estabelece a Ceia no contexto da Páscoa. ( Lc 22.7-23)/“Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado” (1 Co 5.7).
Em qual sentido tem haver com a Páscoa?
Eu sou o SENHOR. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito (Êx 12.1–13).
O anjo passára por toda casa que estiver marcada com o sangue do cordeiro.
A Calamidade suprema é a exposição à ira de Deus
A pascoa é a libertação da IRA de Deus.
CONCLUSÃO =
“Eu sou a Páscoa; sou o cordeiro pascal; sou aquele que será sacrificado em favor de vocês. É por meio de meu sangue, marcado sobre a porta de suas vidas, que vocês escaparão da ira de Deus”. Por isso, ele disse: “De agora em diante, este é o meu sangue, que é derramado por vocês para a remissão dos seus pecados. Este é o sangue de uma nova aliança”. Esta nova aliança, que ele instituiu naquela noite, cumpre a velha aliança, dando-lhe expressão mais plena e mais significativa.
A FESTA DO AMOR “ ágape” : Citada em Judas 12 “Esses são como rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, banqueteando-se com vocês sem qualquer receio. São pastores que apascentam a si mesmos; são nuvens sem água impelidas pelos ventos; são árvores que, em plena estação dos frutos, continuam sem frutos, duplamente mortas e arrancadas pela raiz;”
“agape” em grego = AMOR , nome que se dava a confraternização que os cristãos faziam antes da ceia imitando aquilo que aconteceu na noite em que Jesus foi traído.
como sabemos disso ? A igreja Apostolica seguiu i mesmo padrão, não se sabem o periodo que acontecia a festa mas ( 1 mês ou semana em semana).
Resumo = Celebravam juntos comiam juntos e em seguida ministravam a Ceia do Senhor.
Abusos nas festas :
Haviam pessoas que comiam antes das outras, (o ajunta prato) para dividir com os pobres da igreja.
Divisões e disputas que haviam na igreja de Corínto.
RESUMO = Paulo então diz que aquilo que eles estavam celebrando não era a Ceia do Senhor e que as reunioões na verdade estava fazendo mas mal do que bem .
Cristo o Centro da Ceia :
Paulo recebeu do Senhor a Doutrina da Ceia :
Paulo vai dizer que não foi ele quem iventou:
Receber e Entregar. v 23 = Paulo como Apostolo de Cristo ele era o canal de trasmissão da palavra de Deus para Igreja
Ele não aumentou não diminuiu, passou para a igreja aquilo que recebeu como fiel dispenseiro .
O que Paulo recebeu ?
O senhor estabeleceu a Ceia na noite em que foi traído:
Verso 23 ...... A propria ocasião que é a Pascoa já aponta que Jesus é o centro da celebração da ceia
Isto é o meu corpo (24) ...... Mostrar as diferentes interpretações:
Doutrina Catolica ( Transubstanciação):
É a opinião de que a substância do pão e do vinho são transformados sobrenaturalmente no corpo e no sangue real de Jesus, quando uma pessoa participa da Ceia do Senhor.
Mas o pão parece e tem o gosto de Pão ?
Aristoteles = Acidentes X substancia.
Aristóteles se preocupava com a natureza da realidade e fez uma distinção entre a substância de um objeto e os acidentes de um objeto. O vocábulo “acidente” se referia a uma qualidade externa e perceptível de uma coisa
Aristóteles acreditava que todo objeto tem sua própria substância e cada substância tem seus acidentes correspondentes.
Resposta da Católica = Milagre duplo ( acidentes iguais mais substancias diferentes)
ii . Doutrina Luterana :
O Que é a Ceia do Senhor? Capítulo Quatro: Corpo e Sangue Real?

Lutero acreditava que a carne e o sangue real de Jesus estavam presentes nos elementos, mas estavam em, com e sob eles. Os elementos não se tornam o corpo e o sangue de Cristo, mas, em vez disso, o corpo e o sangue de Cristo são acrescentados sobrenaturalmente aos elementos. Neste sentido, Lutero argumentava em favor da presença real do corpo e do sangue físico de Cristo.

III- Rejeição da doutrina de Lutero e da Igreja Catolica: (Calcedonia em 451)
Monofisismo: Eutique = Cristo tinha uma natureza que não era nem totalmente divina nem totalmente humana. / seria dizer que Cristo tinha uma natureza humana deificada ou uma natureza divina humanizada.
Nestório- Ele argumentava que, se você tem duas naturezas, então, deve ter duas pessoas. Nestório separava as naturezas divina e humana.
Concilio: rejeitou as duas dizendo = “As quatro negativas” são: as duas naturezas estão unidas sem mistura, sem confusão, sem separação, sem divisão.
O Que é a Ceia do Senhor? Capítulo Cinco: As Naturezas de Cristo

Em acréscimo às quatro negativas, o Concílio de Calcedônia termina com estas palavras: “Cada natureza retém seus próprios atributos”.

Calvino = Cristo está presente sim mas está presente espiritualmente de acordo com sua deidade.
Na Confissão de Fé de Westminster, Artigo 29, parágrafo 7,:
“Comungantes dignos, que participam exteriormente dos elementos visíveis deste sacramento, também recebem intimamente, pela fé, real e verdadeiramente, a Cristo crucificado e todos os benefícios da sua morte, e nele se alimentam, não carnal ou corporalmente, mas espiritualmente; não estando o corpo e o sangue de Cristo corporal ou carnalmente no pão e no vinho, nem com eles ou sob eles, mas espiritual e realmente presentes à fé dos crentes nessa ordenança, como estão os próprios elementos presentes a seus sentidos exteriores”.
CONCLUSÃO = Por causa da onipresença do Filho de Deus, em sua deidade, nos encontramos realmente com o Cristo todo na Ceia do Senhor e somos nutridos pelo Pão do Céu. NÃO É SUA NATUREZA HUMANA ONIPRESENTE.
Em memoria de mim..... Qual a nescessidade disso nos não temos a palavra ?
Nos somo seres visuais. Para nos lembrarmos de Cristo. Deus em sua sabedoria torna os atos visiveis porque compreendemos melhor quando vemos .
por isso os Sacramentos. ( Ver um batismo nos ajuda a entender o que aconteceu o que significa novo nascimento e etc......) So existem 2 - Batismo e Santa Ceia.
Nova Aliança .....
O calice da nova aliança que tomamos é o selo dessa aliança.
3. Orientação de Paulo : 1- Orientação:
Participar de maneira indigna. (Verso 27)
o que é participar de maneira indigna?
Olhar o contexto dos corintios
Resultado = pecar contra o corpo ( vira Réu do corpo do Senhor)
O que os corintios deveriam fazer então ? (Verso28):
Examine-se quanto ao entendimento .
Examine-se quanto ao seu Estado espiritual.
“PROTEGER A MESA DO SENHOR”
— Exemplo das Igrejas reformadas ( Augustus)
No caso das pessoas que estão em pecados visiveis e não tão nem ai para mudar, a Igreja deve afastar essas pessoas da ceia para o bem delas. ( 1 Co 5) .
O Que é a Ceia do Senhor? Capítulo Sete: Bênção e Julgamento

O propósito deste proteger da mesa do Senhor não é excluir pessoas, motivado por algum princípio de arrogância, e sim proteger as pessoas das consequências terríveis que o apóstolo Paulo pronunciou nesta passagem, na qual falou sobre o manducatio indignorum, que significa, “comer e beber indignamente”

c. A excomunhão é para preservar o irmão : (Verso 29)
sem discernir o corpo ...... o corpo de cristo, sem perceber espiritualmente o corpo de cristo está profanando o corpo de Cristo.
Comendo e bebendo juízo. ...... por isso não damos a ceia para crianças.
d. Mas ja estava acontecendo o juízo : (Verso 30 )
Por isso há entre voce......
dormir = morrer. A morte é como um sono, não porque perdemos a consciencia pois a biblia fala que temos conciencia apos a morte, mas porque despertaremos( ressucitaremos) desse sono. Assim como o sono não é para sempre, nossa morte é igual a esse sono.
O Que é a Ceia do Senhor? Capítulo Sete: Bênção e Julgamento

Oscar Cullman, teólogo suíço, disse que o versículo mais negligenciado em todo o Novo Testamento é 1 Coríntios 11.30: “Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem”. Alguns eruditos creem que o significado de 1 João 5.16–17 é que Deus não mandará para o inferno cristãos que fazem uso errado e abusam da Ceia do Senhor, mas pode tirar-lhes a vida.

Doença é coisa do diabo não de Deus. ( Deus Mata)
Exemplo de victor Azevedo.
e. Deus faz isso porque deixamos de fazer nossa parte: (VERSO 31)
f. Deus castiga com misericordia: (Verso 32)
Deus nos julga agora para não sermos julgados( condenados) no Juizo.
4. Orientação de Paulo : 2- Orientação: (VERSO 33)
Esperar aqui é com relação a festa do amor, ninguem esperava o outro. os pobres ficavam sem comer.
costume de igreja para esperar uns pelos outros.
5. Orientação de Paulo : 3- Orientação: (VERSO 34)
coma em casa ......... A ceia não era em casa ( reunir em casa).
Resumo da Mensagem :
O Que é a Ceia do Senhor? Capítulo Sete: Bênção e Julgamento

Quando participamos da Ceia do Senhor, nos encontramos com o Cristo vivo, recebemos os benefícios da comunhão com o Pão do Céu; mas, ao mesmo tempo, devemos guardar-nos de toda forma de comportamento ou distorção desta ordenança, que faça cair sobre nós o desprazer de Deus.

APLICAÇÃO PRÁTICA :
A seriedade com que devemos abordar a ceia do Senhor.
A nescessidade de percebermos que o Senhor disciplina com doenças e até mortes, crentes que desprezam as suas ordenanças.
O Dever dos lideres espirituais : a Ceia deve ser celebrada com atitude corrta e da forma correta.( deve instruir o povo)
Related Media
See more
Related Sermons
See more