A ALEGRIA DA SALVAÇÃO!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
3. A salvação traz alegria
Lucas 15
Objetivo: MORTRAR A ALEGRIA DE QUEM SALVA, DE QUEM É SALVO E QUEM ESTÁ PERTO QUE DEVERIA SE ALEGRAR COM A SALVAÇÃO!
Introdução:
1) AS PARÁBOLAS (SÃO PEQUENAS HISTÓRIAS QUE EXPLICAM UM CONCEITO, USANDO EXEMPLOS DO DIA A DIA)
NO TEMPO DO SENHOR JESUS ERA COMUM USAR ESSAS HISTÓRIA PARA ENSINAR.
Elas possuem uma verdade central.
AQUI TEMOS TRÉS PARÁBOLAS EM UMA!
Todas estão sendo contadas para tratar do problema que surge nos versículos 1 e 2:
Pessoas estavam se aproximando de Jesus para ouvir os seus ensinos e alguns religiosos murmuravam mostrando que não gostavam disto.
OS FARISEUS QUESTIONAVAM O TEMPO TODO AS ATITUDES DO SENHOR JESUS: DIZIAM: “PORQUE COME O VOSSO MESTRE COM PUBLICANOS E PECADORES?”
São três parábolas com o mesmo objetivo central, mostrar a alegria que a salvação traz, tratando do mesmo problema, a incoerência daqueles que murmuravam ao ver pessoas sendo salvas.
AS PARÁBOLAS, TAMBÉM MOSTRAM CLARAMENTE A MISSÃO DO SENHOR JESUS Lc 19.10 “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.”
A OVELHA PERDIDA
A DRACMA PERDIDA
E O FILHO QUE SE PERDEU.
PERDIDO. perecer (espiritualmente) — estar ou tornar-se sem vida espiritual, ASTÁ sob a condenação de Deus.
1. A salvação traz alegria a Deus:
Ez 18.23 “Teria eu algum prazer na morte do ímpio? Palavra do Soberano, o Senhor. Ao contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver?”
2Pe 3.9 “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”
1.1. Podemos ver claramente nestas parábolas que a salvação traz alegria a Deus. (As três mostram isto).
1.2. Nota-se nas três que Deus é aquele que acha.
A DRACMA PERDIDA FAZIA PARTE DAS 10
A OVELHA PERDIDA ERA DO APRISCO
São referências a Ele as seguintes frases:
a) “Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida” (v.6).
b) “Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido” (v.9).
c) “Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado” (vs. 23 e 24).
d) “Era preciso que nos regozijássemos...” (v.32).
Sl 16.11 “Tu me farás conhecer o caminho da vida; na tua presença há plenitude de alegria; a tua direita há eterno prazer.
1.3. Deus se alegra por seu povo andar correto, mas se alegra ainda mais ao ver o pecador voltando atras:
2. A salvação traz alegria aos anjos de Deus:
Hb 12.22 “Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,”
2.2. Aquilo que dá alegria a Deus também dá alegria àqueles que o servem de bom coração.
2.3. Àqueles que querem agradar ao seu Senhor.
SE PERGUTAM: COMO AGRADAR A MEU SENHOR?
pois Ele não tem necessidade nenhuma.
Pergunta retórica: Afinal, o que poderia alegrar a Deus, presentes, sacrifícios? Resposta: Deus tem tudo e pode tudo!
Por isso aguarda e deseja a conversão das pessoas.
1Tm 2.4 “que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.”
QUE VERDADE?
Jr 9.24 “mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.”
2.4. Quando a conversão acontece até os anjos se alegram e não com pouca alegria. A alegria deles na parábola é comparada a alegria de uma mulher que achando a moeda perdida, não se contendo, chamou as vizinhas para que se alegrassem com ela (vs. 8-10).
2.5. A CONVERSÃO DO PECADOR MOVE O SOBRENATURAL!
Lc 15.24 “Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso.”
Pergunta retórica: Você quer alegrar a Deus?
Resposta: CONHEÇA O CAMINHO, A VERDADE E TENHA VIDA EM JESUS!
1Pe 2.25 “Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.” 3. A salvação deve trazer alegria ao povo de Deus:
3.1. A salvação também deve trazer alegria ao povo de Deus.
Se não traz é porque está acontecendo algo de errado (Ou não é verdadeiramente povo de Deus, ou está em grave pecado, sendo egoísta, querendo tudo para si mesmo!).
Ilustração: Não dá mesmo para entender as atitudes de alguns pretensos cristãos. Um pastor bastante consagrado, preocupado com a expansão do Reino de Deus, foi trabalhar em uma igreja muito tradicional. Nesta igreja nada mudava. E com isto, entrava ano, saia ano e ela continuava pequena, sem influência na comunidade local. O novo pastor chegou com todo o gás e começou a trabalhar, principalmente, com os jovens.
Depois de algum tempo, percebendo que não havia nenhum programa de lazer para eles, comprou um simples jogo de tênis de mesa, e colocou-o em uma das salas da igreja para que os jovens se divertissem.
Aquilo foi um escândalo, para alguns, e motivo de reunião da diretoria. Durante a reunião, convocada para se ouvir as “explicações” do pastor, um dos líderes tomou a palavra, com ar de quem sabe das coisas, e disse: Mas pastor, o senhor não pode fazer isto. Se continuar assim, daqui a pouco, os jovens todos da cidade também vão estar aqui na igreja juntos com os nossos.
O pastor replicou pronta- mente e surpreso: Mas não é isto que nós queremos? Diante da clara evidência de que o discurso era um, mas a prática outra, aquele pastor deixou o ministério.
3.2. Os líderes daquela igreja eram semelhantes aos escribas e fariseus que aparecem neste texto. Eles se achavam aos próprios olhos DE DEUS, e aos olhos de muitos do povo, como os perfeitos seguidores de Deus.
Contudo, e talvez por isso, murmuravam ao ver pessoas se arrependendo e sendo salvas (v.2).
3.3. Talvez pensassem: Se Jesus é de Deus deveria estar preocupado conosco, que somos leais seguidores. devia estar nos bajulando. Como é que ele perde tempo com estes pulicanos e pecadores? (Explicar quem eram os publicanos e pecadores).
“- Publicano é o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano.
Eram detestados pelos judeus e muitas vezes envolviam-se em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam. ... Entre os antigos romanos, era o encarregado de recolher os impostos.”
Talvez, uma das melhores comparações contemporâneas para os publicanos seja os políticos corruptos brasileiros. A maioria das pessoas os odeia e despreza como uma classe totalmente desprezível por causa de sua corrupção pessoal e parcela na opressão e injustiça social QUE REINAM em nosso país.
Imagine se Jesus viesse ao Brasil e escolhesse um deles como discípulo? Imagine se Jesus almoçasse com eles? E se Cristo se hospedasse na casa de um dos mais conhecidos e importantes deles, casa tal comprada com dinheiro de corrupção?
MATEUS E ZAQUEL ERAM PUBLICANOS!
O que aprendemos com a atitude de Jesus para com os publicanos (cobradores de imposto)?
PORTANTO, Ao mesmo tempo em que luta bravamente por pureza interna, a igreja tem que lembrar que seu papel, seguindo a Jesus, é levar o evangelho aos perdidos desprezados, sejam estes pobres ou ricos, pecadores, prostitutas ou publicanos.
PORTANQue o Senhor nos ajude!
3.4. A atenção que Jesus dava aos publicanos e pecadores causava tristeza a escribas e fariseus!
“a misericórdia de Deus que transcende qualquer imaginação humana.”
3.5. Jesus contou as três parábolas para combater este problema.
3.6. Existe o perigo de também agirmos assim, de desejarmos continuar sendo um pequeno grupo de privilegiados, desejosos de receber toda a atenção do mundo. De não querer dividir nada com ninguém!
3.7. Não podemos esquecer que aquilo que agrada a Deus também deve ale- grar aos seus servos. E salvação agrada ao Senhor. Por isso, alegremo-nos com cada pessoa salva. Não fiquemos de fora desta festa!
4. A salvação traz alegria, PRINCIPALMENTE, àquele que é salvo:
4.1. A salvação traz alegria, acima de tudo, para aquele que é salvo, o perdido que foi achado. Ele é o grande beneficiado pelo ato salvador de Jesus.
4.2. As parábolas aqui tratadas não falam que ele se alegra, mas nem precisa falar.
4.3. A parábola do filho perdido em suas entrelinhas (Na mensagem geral), mesmo não dizendo diretamente que ele se alegra, afirma bem claro isto. Veja: a) Nos vs. 11-16 está descrita a situação do perdido (Que lástima!).
b) No v. 17 ele cai em si (Percebe sua situação terrível de perdido – Este é o primeiro passo para que o perdido venha a ser salvo).
c) Percebendo sua situação já se contentaria em ser tratado como um servo do pai (vs. 18,19);
d) Nos vs. 20-23 nota-se que ele foi recebido de braços abertos e com festa. (Só quem já passou por esta situação pode saber com certeza qual é o grau de ale- gria experimentado pelo perdido que encontra a salvação).
Ilustração:
Conta-se que em certa ocasião houve um incêndio terrível em um prédio de apartamentos. Praticamente todos os moradores daquele prédio morreram de forma horrível queimados pelo fogo ou intoxicados pela fumaça.
Um homem, porém, muito ferido, todo queimado, conseguiu chegar até o terraço do edifício e lá, sentindo o calor do fogo prestes a consumi-lo, esperava o fim trágico, quando foi alcançado por um heroico bombeiro que, arriscando a própria vida, conseguiu salvá-lo. Depois de tudo ter passado, entre muita tristeza alguns estavam alegres.
O bombeiro se alegrou muito pelo sucesso de sua missão. Os companheiros do bombeiro também se alegraram com a salvação e a vitória do colega.
Os familiares e amigos do resgatado festejaram a salvação daquele homem, CONTUDO, ninguém se alegrou tanto quanto ele mesmo.
Pois só ele e Deus sabiam exatamente do que ele havia sido salvo. - δὲ διὰ τῆς τεκνογονίας, ἐὰν μείνωσιν
3. salvar (religioso) — libertar do pecado (e consequente julgamento) ou salvar do mal. Tópicos Relacionados: Livramento; Salvação;
“HOSANA NAS ALTURAS” - “NÓS TE SUPLICAMOS, Ó SENHOR, SALVANOS AGORA”
O CARCEREIRO IMPLOROU POR SALVAÇÃO: At 16.30-31 “Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.”
PORTANTO QUERIDOS: Assim é a alegria daquele que estava perdido e foi achado por Deus.
“Nessas parábolas Jesus revela a grande riqueza de seu amor clemente. A precariedade da ovelha desgarrada e a incansável paciência do pastor que a procura, o aspecto sujo da moeda extraviada e o empenho inesgotável da mulher que a procura, a miséria do filho perdido pela própria culpa e o amor esperançoso do Pai que o procura - São traços que só podem ser delineados por aquele que age conosco com verdadeiro amor redentor, como mostram essas parábolas.”
Conclusão:
A salvação traz alegria. Se você é salvo pregue-a a todos, a todo instante, em todo lugar. Vamos, assim, trazer alegria a este mundo sofrido e perdido!
Se você ainda não é salvo, não espere mais, arrependa-se de seus pecados e volte-se para Deus.
Ele está te esperando de braços abertos, pronto para se alegrar, juntamente com seus anjos, seu povo fiel e, principalmente, com você mesmo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more