A verdadeira Luz

Santa Ceia  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Como brilha a verdadeira luz?

Texto: 1Jo 2:7-14
1 John 2:7–14 BSAS21
Amados, não vos escrevo um mandamento novo, mas antigo, que tendes desde o princípio. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo, o mandamento que vos escrevo é novo, verdadeiro em Cristo e em vós, pois as trevas vão passando e já brilha a verdadeira luz. Aquele que diz estar na luz, mas odeia seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia seu irmão está nas trevas e por elas anda, sem saber para onde vai, pois as trevas lhe cegaram os olhos. Filhinhos, eu vos escrevo porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome. Pais, eu vos escrevo porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo porque vencestes o Maligno. Crianças, eu vos escrevi porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.
O que acontece quando falta luz? ( Em um hospital, em um elevador, na sua casa)
Qual a reação das pessoas quando falta luz?
Você já imaginou o que seria o sol sem o seu fulgor?
A lua e as estrelas sem o seu brilho luminoso?
Os relâmpagos sem o seus sinais luminosos?
Como seria o mundo vivendo em um eterno apagão?
O valor da luz é insubstituível
Quando Deus disse: “haja luz”, foi porque, na Sua sabedoria, viu a importância da luz na criação do mundo; sem ela tudo se transforma num caos e num pesadelo sem fim.
Na revelação bíblica, a luz figura o bem, a verdade, a autenticidade, a perfeição, a santidade e o caráter perfeito de Deus.
Quando o Senhor Se revela como Rei do universo, na glória do Seu trono e da Sua majestade, a luz que O rodeia é fumegante e poderosa.
O Verbo Divino, ou seja Jesus Cristo, que é a perfeita revelação do Pai, declara de Si mesmo:
John 8:12 BSAS21
Então Jesus voltou a falar-lhes: Eu sou a luz do mundo; quem me seguir jamais andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Como cristãos, somos ordenados a viver neste mundo como uma luz intensa e elevada:
Matthew 5:14–16 BSAS21
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo de um cesto, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai, que está no céu.
A vida cristã é um reflexo do caráter de Cristo, ou seja… a vida cotidiana simples deve ser direcionada pelos ensinamentos bíblicos, que por sua vez irá enfatizar o valor da luz relacionado ao brilho de nossas ações.
Como fazer brilhar a verdadeira luz do nosso viver?
Vamos analisar 3 pontos:
1 - A luz brilha na obediência à lei de Deus
1 John 2:7–8 BSAS21
Amados, não vos escrevo um mandamento novo, mas antigo, que tendes desde o princípio. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo, o mandamento que vos escrevo é novo, verdadeiro em Cristo e em vós, pois as trevas vão passando e já brilha a verdadeira luz.
A nós foi nos concedida a graça da fé em Cristo que atua pelo amor.
O amor de Cristo nos molda, nos constrange pela sua grandeza e maravilha de forma que obedecemos.
John 13:34–35 BSAS21
Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Não podemos amar sem obedecer, e podemos obedecer sem amar.
O amor é consequência da luz que há em nós. Não estamos debaixo de um julgo legalista, mas estamos debaixo da lei de Cristo.
John 15:10–12 BSAS21
Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos tenho dito essas coisas para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja plena. O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
A luz brilha através de nós na obediência à lei de Deus, e isso é evidência irrefutável que reflete em nós como filhos, a luz do Filho, Jesus Cristo.
2 - A brilha na prática do amor cristão
1 John 2:9–11 BSAS21
Aquele que diz estar na luz, mas odeia seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia seu irmão está nas trevas e por elas anda, sem saber para onde vai, pois as trevas lhe cegaram os olhos.
A última parte de 1Jo 2:8 diz: “as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha.”
A luz, na Bíblia, é:
O próprio Deus, o Pai
1 John 1:5 BSAS21
E a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos é esta: Deus é luz, e nele não há treva alguma.
1 Timothy 6:16 BSAS21
o que possui, ele somente, a imortalidade e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; a ele sejam honra e poder eterno. Amém.
O Senhor Jesus Cristo
John 1:9 BSAS21
Pois a verdadeira luz, que ilumina a todo homem, estava chegando ao mundo.
O próprio Jesus disse sobre si mesmo:
John 9:5 NTLH
Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.
John 3:19–21 BSAS21
E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram as trevas em lugar da luz, pois suas obras eram más. Porque todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam expostas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que se manifeste que suas obras são feitas em Deus.
O crente
Matthew 5:14 BSAS21
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
Matthew 5:16 BSAS21
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai, que está no céu.
Ephesians 5:8–13 BSAS21
pois no passado éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Assim, andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda bondade, justiça e verdade), procurando saber o que é agradável ao Senhor. E não vos associeis às obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as; pois é vergonhoso até mesmo mencionar as coisas que eles fazem às escondidas. Mas todas essas coisas, sendo condenadas, manifestam-se pela luz, pois tudo que se manifesta é luz.
João se fundamenta no que Deus é e no que somos Nele… olha só o que ele diz:
Deve haver anuência da nossa parte à palavra
1 John 2:9 BSAS21
Aquele que diz estar na luz, mas odeia seu irmão, até agora está nas trevas.
Deve haver consciência da nossa posição
1 John 2:10 BSAS21
Aquele que ama seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço.
Deve haver coerência no nosso viver
1 John 2:11 BSAS21
Mas aquele que odeia seu irmão está nas trevas e por elas anda, sem saber para onde vai, pois as trevas lhe cegaram os olhos.
A conclusão que chegamos é:
Se Deus é luz e luz representa a perfeição de Seu caráter, devemos refletir essa luz no amor que devemos ter.
Cristo é luz, e a Bíblia diz que ele:
John 13:1 BSAS21
Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado sua hora de passar deste mundo para o Pai, e tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Devemos seguir o exemplo de Cristo e amar também!
Quando João nos exorta a amar, é porque ele vê o potencial que temos em Cristo para o verdadeiro amor.
3 - A luz brilha nas convicções que temos
1 John 2:12–14 BSAS21
Filhinhos, eu vos escrevo porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome. Pais, eu vos escrevo porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo porque vencestes o Maligno. Crianças, eu vos escrevi porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.
A convicção do que somos e do que temos em Cristo nos leva aos mais altos degraus da vida cristã.
Olha o que Paulo escreve olhando para essa verdade:
Ephesians 1:3–4 BSAS21
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
João o apostolo do amor projeta despertar a convicção de todos nós, quando afirma verdades extraordinárias referente à vida cristã:
O perdão dos pecados
1 John 2:12 BSAS21
Filhinhos, eu vos escrevo porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome.
Perdão é uma bênção espiritual que o Pai nos dá pelos méritos de Seu Filho.
Mark 2:5 BSAS21
Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.
Luke 7:48 BSAS21
E disse a ela: Os teus pecados estão perdoados.
1 John 1:7 NTLH
Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.
A nossa parte é:
1 John 1:9 NTLH
Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.
O conhecimento de Deus
Está é outra benção que recebemos pela iluminação do Espírito Santo e pela revelação de Jesus Cristo.
John 1:18 BSAS21
Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está ao lado do Pai, foi quem o revelou.
John 14:8–9 BSAS21
Então Filipe lhe disse: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus lhe respondeu: Filipe, há tanto tempo estou convosco e ainda não me conheces? Quem vê a mim, vê o Pai. Como podes dizer: Mostra-nos o Pai?
O conhecimento de Deus, para o crente, aconteceu quando foi salvo por sua conversão a Cristo, e acontece no dia a dia de comunhão com o Senhor.
Philippians 3:10 NTLH
Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte,
Enquanto o primeiro conhecimento é instantâneo, o segundo é progressivo.
A vitória sobre Satanás
A vitória sobre o maior inimigo é outra bênção que vemos na vida dos jovens para quem João escreveu:
1 John 2:13–14 BSAS21
Pais, eu vos escrevo porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo porque vencestes o Maligno. Crianças, eu vos escrevi porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.
O cristão não deve enfrentar o inimigo com armas e estratégias humanas e, sim, com a armadura espiritual que nos foi concedida por Cristo.
A luz brilha através das convicções que temos geradas pela Palavra de Deus..
Somos perdoados em Cristo Jesus
Conhecemos a Deus através de Cristo Jesus
Vencemos o Maligno por Cristo Jesus
Portanto em nossa vida diária somos chamados a obedecer a lei de Deus, a sermos intensos na prática do amor cristão e manter as nossas convicções da nossa salvação.
Como fazer com que isso seja mantido em nosso coração durante a nossa caminhada cristã?
O apóstolo João nos dá a resposta:
4 - A força para guardar a Palavra de Deus
“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em nós.” 1Jo 2:14b
A Palavra de Deus precisa, necessita permanecer em nós.
Podemos meditar em três tipos de poderes para que a Palavra permaneça em nosso coração:
O poder da devoção
Refere-se ao estudo devocional da Bíblia, que é um exercício que nos dá capacidade para a batalha contra o mal.
2 Timothy 3:10–17 BSAS21
Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, paciência, amor, perseverança, minhas perseguições e aflições, que sofri em Antioquia, Icônio e Listra. Quantas perseguições suportei! E o Senhor me livrou de todas! Na verdade, todos os que querem viver uma vida piedosa em Cristo Jesus sofrerão perseguições. Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido; pois desde a infância sabes as Sagradas Letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar toda boa obra.
O poder da contrição
O arrependimento da culpa ou do pecado é condição indispensável para a Palavra de Deus permanecer no crente.
Psalm 51:1 BSAS21
Ó Deus, compadece-te de mim, segundo teu amor; apaga minhas transgressões, por tuas grandes misericórdias.
Psalm 51:10 BSAS21
Ó Deus, cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito inabalável.
A Palavra de Deus nos afastará do pecado ou o pecado irá nos afastar da Palavra de Deus.
Psalm 119:11 BSAS21
Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.
O poder do caráter
Há muitos de nós que fraquejamos na luta , porque não temos o caráter de guardar puro nosso caminho pela observação da Palavra de Deus.
Psalm 119:9 BSAS21
Como o jovem guardará puro o seu caminho? Vivendo de acordo com a tua palavra.
1 Timothy 4:12 BSAS21
Ninguém te menospreze por seres jovem, mas procura ser exemplo para os fiéis, na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza.
Lembro de uma hino da Harpa Cristã que era muito cantado na congregação em que fui criado a alguns anos atrás:
Harpa Cristã 96
Se ao inimigo temes combater Se estás em trevas e não tens poder Que a formosa luz de Deus fulgure em ti E serás feliz assim
Deixa penetrar a luz! Deixa penetrar a luz! Que a formosa luz de Deus fulgure em ti E serás feliz assim
Se a tua fé é fraca no Senhor E não mostras fruto ou nenhum fervor Que a formosa luz de Deus fulgure em ti E serás feliz assim
Deixa penetrar a luz! Deixa penetrar a luz! Que a formosa luz de Deus fulgure em ti E serás feliz assim
Se na luz estamos, que divina luz! Se nos limpa sempre o sangue de Jesus Temos claridade em nosso coração E vivemos nós na luz
Deixa penetrar a luz! Deixa penetrar a luz! Que a formosa luz de Deus fulgure em ti E serás feliz assim
Se de Deus, o Espírito Consolador Traz a luz do céu, divino resplendor Penetrando Ele, no teu coração Viverás então de amor
Deixa penetrar a luz! Deixa penetrar a luz! Que a formosa luz de Deus fulgure em ti E serás feliz assim
Se alegre fores à mansão sem par Ó enfrenta as trevas, que vão se afastar Que a formosa luz de Deus fulgure em ti E serás feliz assim
Deixa penetrar a luz! Deixa penetrar a luz! Que a formosa luz de Deus fulgure em ti E serás feliz assim
Obedecer, amar e ter convicção são coisas bem práticas e normais para todos os que estão em comunhão com Cristo, a luz verdadeira que veio ao mundo para iluminar a todos os homens.
Nossa vida vida pode refletir essa luz se deixarmos tão somente o brilho do Senhor nos envolver no exercício piedoso do nosso testemunho e dos nossos relacionamentos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more