O bom perfume de Cristo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 213 views
Notes
Transcript
2 Coríntios 2:14-17
Objetivo: Permanecer como testemunhas fiéis de Cristo.
Introdução:
Ao que parece, nesta passagem, Paulo tem em mente a entrada triunfal de um herói militar na cidade de Roma.
Depois de uma grande conquista o general romano vitorioso marchava adentro da cidade em uma longa procissão a qual era precedida pelos magistrados da cidade.
Eles eram seguidos então, primeiramente, pelos trombeteiros, logo depois, em ordem, pelos bens que foram tomados do inimigo, pelo bezerro branco para o sacrifício, pelos cativos liderados pelo rei do país conquistado, pelos oficiais do exército vitorioso, pelos músicos cantando e dançando, e, finalmente, pelo próprio general em cuja honra estava sendo realizada a procissão.
Durante toda a procissão o cheiro resultante da queima de plantas aromáticas enchia o ar.4 Era uma grande festa para os vitoriosos e uma situação de grande humilhação para os derrotados.
Paulo, com isto em mente, dando uma atenção especial para o perfume exa- lado em tais procissões, utiliza a figura para mostrar que ele, e consequentemente, todo cristão fiel, pode ser comparado a um bom perfume, que ele chama de “O Bom Perfume de Cristo”.
Vejamos a seguir os resultados deste perfume no mundo que o cerca.
1°. Revela a pessoa de Deus – 14
1.1. A presença de Paulo, onde quer que fosse, revelava a pessoa de Deus. Não havia como esconder, era como se o seu cheiro o denunciasse.
1.2. Isto condiz com a vida do apóstolo que anunciava a palavra de Deus em todo lugar e situação. Se ele estava na igreja o assunto era Cristo, se estava na prisão o assunto era Cristo, se estava viajando o assunto era Cristo, se estava naufragando, era Cristo... Paulo tinha cheiro de Cristo!
Jr 9.24 “mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.”
“DEUS DISSE QUE: SE ALGUÉM QUISER SE ORGULHAR, QUE SE ORGULHE DE ME CONHECER E DE ME ENTENDER… ESSAS SÃO AS COISAS QUE AGRADAM A DEUS..”
1.3. Será que nós também, hoje, estamos sendo o bom perfume de Cristo?
Nossa presença tem anunciado, revelado, a pessoa de Deus?
Será que logo percebem a presença de Deus por meio de nós?
– Se somos fiéis, creio que sim!
NÃO ATOA O PROFETA OSEAS DECLARA: Os 6.3 “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.””
“E por meio de nós torna conhecida a fragrância do conhecimento dele em toda parte.”
2. É sentido de formas diferentes – 15,16 Ilustração:
Uma mulher que vendia perfumes de casa em casa, em certa ocasião, foi trabalhar e levou junto com ela a filhinha muito observadora. Logo no primeiro cliente ela abriu um frasco muito bonito para que o comprador pudesse conhecer o aroma do produto que ela vendia.
A pessoa interessada aspirou o perfume e ficou maravilhada com o aroma agradável e, ainda que o produto fosse bastante caro, acabou adquirindo dois frascos de uma só vez, um para ele mesmo e outro para uma pessoa muito querida.
Qual não foi a surpresa da menina que acompanhava a mãe nas vendas, quando o próximo cliente ao sentir o cheiro do mesmo perfume expressou grande repugnância.
Ao saírem daquela casa a menina perguntou à sua mãe: Não foi o mesmo perfume que a senhora ofereceu para esta pessoa? Recebeu a resposta sim. Não conformada então voltou a perguntar: Mas ele já estragou? Ao que a mãe respondeu: Não minha filha, o perfume continua o mesmo, tão bom quanto antes, as pessoas é que o sentem de forma diferente.
O perfume na procissão de triunfo era sentido de forma diferente pelos derro- tados e pelos vitoriosos.
Paulo usa metáforas que retratam a pregação do evangelho de Deus como sendo a fragrância do conhecimento sobre Deus e o aroma de Cristo. Mas a Deus ele atribui o uso dele como instrumento para espalhar a fragrância da boa-nova de Cristo em toda a parte.
Simon Kistemaker, 2 Coríntios, trans. Helen Hope Gordon Silva, 2a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2014), 117.
2.1. Anuncia Morte:
2.1.1. Para os derrotados o perfume tinha cheiro de morte (Mostrava a reali- dade que os aguardava).
2.1.2. Nós, como o Bom perfume de Cristo, anunciamos a condenação para os que se perdem.
UMA VEZ, O EVANGELHO PREGADO: É ANUNCIADO TAMBÉM UMA MENSAGEM DE CONDENAÇÃO!
Jo 3.18-19 “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento OU (CONDENAÇÃO): a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.”
Rm 8.1 “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,”
2.1.3. Anunciar morte não é agradável, nem o anunciador é bem recebido (Mas isto faz parte da missão).
2.1.4. Ah IRMÃOS!
Quantas pessoas odiavam Paulo, OS PROFETAS. Para elas a presença dele era cheiro de morte.
2.1.5. Ah! Quantos cristãos já foram odiados em toda a História – Ah! Quantos são odiados ainda...
Mt 24.9 ““Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.”
2.1.6. Apesar de ser pacífico e pacificador, o cristão fiel, anunciador da ver- dade, manifesta o cheiro da condenação para os desobedientes à palavra de Deus.
NA CHINA E EM OUTROS PAISES COMUNISTAS AS PESEGUIÇÕES SÃO IMPLACAVEIS AOS CRISTÃOS.
DEVEMOS NOS PREPARAR PARA DIAS DIFICEIS QUE VEM POR AÍ!
2.1.7. Quer queiramos ou não, se formos fiéis a Cristo, nossa presença conti- nuará exalando este perfume.
2.2. Anuncia Vida:
2.2.1. O perfume no desfile de triunfo não anunciava apenas morte, mas tam- bém vida
2.2.2. O perfume era o mesmo, mas tinha significados diferentes. Para alguns cheirava a morte, para outros vida, e vida melhor, cheia de glórias e honras. PARA AQUELES RECEBEM A MENSAGEM DO EVANGELHO.
2.2.3. Paulo também era assim. Os discípulos no decorrer dos séculos têm sido assim. Nós somos assim!
2.2.4. Por onde andamos e agimos como cristãos de verdade espalhamos um perfume de vida.
Vs 14 “Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;”
Lc 10.19 “Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.”
MEU TESTEMUNHO: Ah! Como me foi agradável sentir o cheiro da vida por meio daqueles que me falaram de Cristo quando eu já estava sentindo o cheiro da fumaça do inferno!
2.2.6. PORTANTO, Não posso hoje esconder este perfume de Cristo, pois sei que ele tem cheiro de vida!
2.2.7. Você também não pode fazer isto. Viva de forma fiel e leve o agradável aroma de vida a todos!
Conclusão:
Paulo, encerrando esta parte do texto, no versículo 17, afirma que ele e seus companheiros não estão mercadejando a palavra de Deus.
A palavra mercadejar era utilizada para descrever o ato de misturar água no vinho, feito por comerciantes desonestos que buscavam lucros maiores. Quando Paulo faz isto está afirmando que o Bom perfume de Cristo não é adulterado.
Nós como perfume de Cristo, estamos na terra para anunciar mensagem de Deus, PURA COMO ELA É.
Sejamos testemunhas fiéis, sem mistura, exalando o Bom Perfume de Cristo, cheiro de morte para os que se perdem, mas cheiro de vida, e que vida maravilhosa, para os que se salvam!
“Entre aqueles que estão sendo salvos e entre aqueles que estão perecendo.” A imagem do general romano vitorioso não deve ser esquecida. Durante o desfile, o decoro religioso exigia que se queimassem especiarias, e sua fragrância perfumava o ar. Os exércitos vencedores celebravam a vitória, enquanto os cativos enfrentariam a execução.
GRAÇAS A DEUS QUE NOS FAZ TRIUNFANTE POR MEIO DE CRISTO!
Related Media
See more
Related Sermons
See more