Sem título Sermão (6)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Sermão Domingo - Noite
Êxodo 20.8-11
8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11 porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou ; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.
Introdução
O Dia do Senhor e o Culto Reformado
Até algum tempo atrás, uma das marcas distintivas do culto reformado era o seu compromisso com a santificação do Dia do Senhor como o tempo divinamente prescrito para que o povo da aliança de Deus adorasse esse Deus da aliança.
Esta perspectiva puritana possivelmente está melhor demonstrada na Confissão de Fé de Westminster:
“Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção de tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também, em sua Palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens, em todas as épocas, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado (= descanso) santificado por ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição de Cristo, foi mudada para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado dia do Senhor (= domingo), e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão”.
Fiquei extremamente espantado quando, há alguns anos, passei um período nos Estados Unidos e vi que o dia da final do campeonato de futebol, o evento esportivo mais enfatizado do ano, era praticado no Dia do Senhor e que muitas igrejas evangélicas, cristãs, naquele dia, até mesmo que professavam a fé reformada, cancelavam até os seus cultos dominicais para permitir que as pessoas fossem assistir este jogo. Quase não acreditei que isso estivesse acontecendo. Porém, disseram-me que mais igrejas mudariam até o horário de culto para permitir aos crentes irem a esta final de campeonato.
· Os quatros primeiro são os que tratam a nossa reação com Deus e os demais (seis), são os que tratam de nosso relacionamento com o próximo.
· O quarto mandamento é o que fecha os mandamentos de nossa relação com Deus.
· Esse mandamento com certeza é o mais desprezado, negligenciado pelos cristãos.
· Precisamos amar a lei de Deus, precisamos amar sua palavra entendo que ela é boa, tem um propósito.
· Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. João 14:21.
Tema: Amando o Dia do Senhor
Pergunta Sermonária: Como podemos amar o Dia do Senhor
1º Ponto: Lembrando do Dia do Senhor (V.8 a)
· Você já parou pra pensar por que o senhor nos ordena lembrar? Certamente ele sabe que temos a memória curta!
· Ninguém deve lembrar de algo que não aconteceu.
· A ordem aqui é para lembrar, lembrar do que?
· Jesus resumiu os dez mandamentos no sentido de amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo.
· Mas o nosso conceito de amor é muito pobre.
· Esse povo passou 400 anos no Egito e havia esquecido tudo que Deus havia estabelecido pra esse povo.
· O sentido de lembrar, gravar, trazer à mente, Deus está dizendo: não esqueça, não negligencie.
· Porque esquecemos o verdadeiro propósito do Dia do Senhor.
· Culturalmente a sociedade não reconhece o domingo, como um dia especial. Os crentes já não tratam o dia do Senhor como um dia especial.
· Um dos objetivos da Reforma Protestante era trazer de volta o sentido da verdadeira adoração.
· Nos dias posteriores da reforma protestante com os puritanos ingleses, o dia do Senhor era tratado como o dia da feira da alma.
· Mas até mesmo no berço do protestantismo negligencia esse dia hoje.
· Joseph Pipa, fala em seu livro o Dia do Senhor que a palavra lembrar tem um duplo significado.
· O chamado para lembrar do Shabbath, ensina que como instituição, Ele já havia estabelecido na Criação. Genesis 2.2-3.
· 1 Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. 2 E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. 3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
· Então logo no registro da criação, Deus no sétimo dia descansou para contemplar a sua obra. V. 11 porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou ; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.
· Não que Deus precise de descanso físico, mas separou um dia em sete para nos chamar a ele. Tal descanso físico e espiritual é necessário para o homem.
· Deus abençoou esse dia para que o homem se aproximasse dele de uma forma especial.
· Então esse dia foi feito por causa do homem (Marcos 2.27) E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; 28 de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.
· Além de lembrar no sentido da criação, lembra ao povo que não se deve esquecer o ato histórico de sua redenção, o êxodo.
· (Joseph Pipa) Muitas vezes os escritores do Antigo Testamento empregavam a palavra “lembrar” com esse sentido. Por exemplo, em Êxodo 13.3, Moisés lembra ao povo que não se deve esquecer o ato histórico de sua redenção, o êxodo: “Lembrai-vos deste mesmo dia em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou de lá; portanto, não comereis pão levedado”.
· Cristo usa uma palavra semelhante, “memória”, na instituição da Ceia do Senhor: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22.19)
· Na Bíblia o termo “lembrar” significa mais do que “não esquecer”. Também significa “observar e celebrar”.
· Quando você se lembra de uma data especial, uma coisa que marcou sua vida, você comemora de uma forma especial, com muita alegria.
· Precisamos trazer esse sentido para o dia do Senhor. Hoje é o dia do Senhor!
Pergunta Sermonária: Como podemos amar o Dia do Senhor
2º Ponto: Santificando o Dia do Senhor
· O Quarto mandamento nos lembra que devemos tornar esse dia santo, Versículo 8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
· Mas o que quer dizer santificar?
· A forma mais simples de entendermos o significado de santificar, ou tornar santo, é SEPARAR algo ou alguma coisa do uso comum.
· No antigo Testamento havia alguns utensílios que eram pra ser usados apenas nos momentos de culto, então não se usavam em outros locais. Esse é o princípio de santificar algo, separar para um propósito.
· Deus estava nos ensinando o propósito de santificação.
· Esse objeto não poderia ser usado para outra coisa, a não ser para o tabernáculo, ou tempo.
· E por que isso? Porque devemos entender que momentos de nossas vidas devem ser separados, ou seja, dedicados exclusivamente para Deus.
· É isso que devemos fazer com o dia do Senhor.
· Em que sentido fazemos isso na prática? Meus irmãos, não é separa algumas horas, pra ir a igreja, mas separar consideradas horas.
· Para o cristão que ama a Deus é um desafio santificar esse dia.
· Porque nossos domingos o Dia do Senhor está cada vez mais parecidos com os dos ímpios.
· Esse dia é um dia em que eu e você precisamos nos desligar de nossos afazeres do dia da semana, para dedicar exclusivamente a Ele.
· Porque dedicar a Deus, consagrar a Deus requer que eu e você renunciemos algumas práticas que tornaram cultural em nossas vidas.
· Veja a ordem no versículo 10:
· Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
· No breve catecismo n pergunta 58 é O que exige o quarto mandamento?
· Exige que consagremos a Deus um dia em cada sete para que seja um dia de descanso dedicado a Ele.
· Como falei ainda no primeiro ponto, esta lei foi estabelecida na criação, como lei moral, ela é boa e por isso ela precisa ser praticada.
· Não fomos nós que criamos esse dia, não somo nós que decidimos como vai ser esse dia.
· É Deus que estabelece e diz a forma que devemos tratar esse dia.
· Lembra do dia do Senhor para santificar.
· Você vai separa esse dia para viver de forma mais intensa as ao que se refere ao Reino.
· O Dia do senhor tem sido usado para fazer muitas coisas, pois temos colocado os nossas atividades que não conseguimos fazer durante a semana.
· Muitos jovens cristãos deixam pra estudar no dia do Senhor porque acha que seis dias não suficiente para estudar.
· Os domingos para muitos cristãos são esperados, desejados não para ter um encontro com o Senhor, mas separam esse dia para puro lazer.
· Quando pegamos as coisa do Senhor para outro propósito, estamos pecando.
· Não esqueça o peso do quarto mandamento, pois ele tem o mesmo peso dos demais. Se você não mata, se você não furta...
· Saiba meu irmão e minha irmã, nada será mais digno de nossa atenção do que separar essa dia para o Senhor.
· Separar um dia para Deus é a prova que o amamos.
Pergunta Sermonária: Como podemos amar o Dia do Senhor
3º Ponto: Deleitar no dia Do Senhor (Is 58.13–14)
· O dia do senhor deve ser praticado com muita alegria, sensação ou sentimento aprazível; satisfação.
· Para esse terceiro ponto, queria ler com vocês um texto que nos adverte sobre a não observância (ou o não cumprimento) desse mandamento.
· Deus fala através de Isaias para seu povo.
· Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, 14 então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.
· Para muitos Cristãos esse dia tem sido um peso, porque uso ele da forma equivocada.
· Nos tempos de Jesus havia regras para um monte de atos que não podiam fazer nesse dia. Até a quantidade do passos era contada.
· O dia de Senhor passou a ser um dia cheio de regras, ou seja, pura religiosidade.
·
· Eu venho porque é meu dia de tocar, eu venho porque estou na escala, eu venho porque é ceia, eu só venho quando tem festas.
·
Aplicação
· O problema não é os cultos vazios semanais
· Não façam isso meus irmãos! Em nome de Jesus, não trate o dia que é o do Senhor, como um dia qualquer
· Todos os dias são santos, mas se você não lembra desse dia como ele o é, você não vai santificar os outros dias.
Conclusão
Related Media
See more
Related Sermons
See more