Combatendo em favor da fé

Combatendo em favor da FÉ   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views

A sim como no tempo de Judas se fazia necessário combater os falsos profetas, nos dias de hoje não é diferente. Precisamos estar atentos aos falsos ensinamentos que muitos tem espalhado, e trazido peso para a vida dos cristãos.

Notes
Transcript
Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Texto)
3 Meus queridos amigos, eu estava fazendo todo o possível para escrever a vocês a respeito da salvação que temos em comum. Então senti que era necessário escrever agora para animá-los a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo.4 Pois alguns homens que não * temem a Deus entraram no meio da nossa gente sem serem notados. Eles torcem a mensagem a respeito da * graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral. E também rejeitam Jesus Cristo, o nosso único Mestre e Senhor. Há muito tempo que as * Escrituras Sagradas anunciaram a condenação que eles já receberam.

Introdução

Como os irmãos sabem, a palavra de Deus, a bíblia as escrituras sagradas, ela é a nossa base de fé, daquilo que nós cremos, é nela que contém o caminho, a verdade e a vida. É ela que nos instrui o que podemos fazer ou não podemos. E tudo o que Deus tinha para nos revelar ela já nos revelou. Está tudo aqui.
A pergunta que eu faço para nossa reflexão essa noite é a seguinte:
O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO COM ESSE EVANGELHO, COM ESSA VERDADE, COM ESSA REVELAÇÃO QUE NÓS TEMOS NAS MÃOS?
Eu pedi para o Lucas separar alguns videos, que vão mostrar o que alguns pessoas estão fazendo ou ensinando a respeito desse Evangelho.
Video 1.
Ed. Quando Jesus passa a habitar dentro de mim, não importa se eu estou enchendo a cara, se eu estou cheirando uma carreira de droga, se eu estou na cama errada, se eu estou com dinheiro errado no meu bolso, se eu estou mentindo, se eu estou cheio de cobiça, cheio de inveja, de amargura, de odeo, que eu quero vingança, não tem problema, Jesus está aqui comigo e é que importa.
Video 2.
Esse último video mostra a nova moda que anda circulando nas igrejas, que é a teologia coaching.
Mas talvez você diga não pastor isso está longe de nós. Infelismente não está.
Quem está aqui a mais tempo vai se lembrar que já tivemos um pastor coaching aqui, que pregava, sobre auto ajuda.
A pouco mais de um mês, nós recebemos um pastor aqui, conhecido nacionalmente, que disse que a solução para os nossos problemas está na regreção.
E qual é o problema desse tipo de ensinamento e de comportamento? É que esse tipo de postura tem desviado o foco, o alvo, os ensinamentos, as verdades da palavra de Deus, e tem levado a igreja a viver na libertinagem.
É isso que Judas está tentando combater aqui.
O texto começa dizendo...
Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Introdução)
1 Eu, Judas, * servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago , escrevo esta carta aos que foram * chamados, isto é, aqueles a quem Deus, o Pai, ama e a quem Jesus Cristo protege.2 Que vocês tenham mais e mais a misericórdia, a paz e o amor de Deus! (ou seja multiplicados (ARA)).
Judas se apresenta como servo de Cristo e irmão de Tiago
Mas quem é esse Judas? É o Iscariodes o traidor? Não. Esse Judas aqui além de ser irmão de Tiago, como ele se identifica, ele também é irmão de sangue do próprio Jesus.
O interessante é que ele não se aproveita disso. Ele poderia muito bem dizer olha eu como irmão de Jesus, tenho autoridade para escrever a vocês. Mas ele não faz isso.
Ele se apresenta como SERVO.
DOULOS no grego que quer dizer: Escravo.
Talvez para nós hoje isso não tenha muita relevância, como tinha para os leitores da carta.
Carta de Judas Saudação Introdutória – Jd 1s

Havia escravos em grande número, e estavam também entre os membros da igreja. Um “escravo” é um ser humano cujo corpo e vida, com todas as forças e capacidades produtivas, pertencem a outra pessoa, a seu senhor.

Quando Judas diz que é SERVO de Cristo, ele está colocando de lado o seu parentesco sanguinio de irmão de Jesus, e o reconhecendo com Senhor da sua vida. Com isso Judas está dizendo que a sua vida, as suas forças, suas capacidades produtivas pertencem a Jesus Cristo, estão a disposição do seu Senhor.
Judas reconhecia que Jesus os havia resgatodo-o das trevas, por meio da sua morte na cruz.
E quando os seus leitores, leram isso, imediatamente eles entenderam o que Judas estava querendo dizer.
Judas identifica seus leitores como eleitos de Deus
Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Introdução)
escrevo esta carta aos que foram * chamados, isto é, aqueles a quem Deus, o Pai, ama e a quem Jesus Cristo protege.

aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo,

Essas pesoas foram chamadas por Deus do mundo por meio do evangelho para pertencerem ao Senhor, não por suas obras ou mérito, mas pelo chamado de Deus. E essas pessoas são amadas de Deus Pai e protegidas pelo Senhor Jesus, assim como Judas.
Em seguida Judas deseja....

2 Que vocês tenham mais e mais a misericórdia, a paz e o amor de Deus!

Essa é uma saudação muito pertinente da parte de Judas para aqueles cristãos que estavam sob ataque de pessoas que estavam corrompendo a fé cristã.
Willian Mac Donald diz:

A misericórdia é o consolo e o cuidado compassivo de Deus por seus santos aflitos em tempos de conflito e tensão. A paz é a serenidade e a segurança resultantes da confiança na palavra de Deus e da capacidade de olhar além das circunstâncias, para aquele que prevalece sobre todas elas e cumpre seus propósitos. O amor é a aceitação imerecida que Deus oferece a seu povo querido, uma afeição profunda e intensa que deve ser compartilhada com outros.

Em seguida Judas coloca o motivo pelo qual ele se vê obrigado a escrever. A princípio pelo o que parece, esse não era o seu alvo principal, ao que tudo indica o seu intuito era de escrever a respeito da salvação que eles tinham em comum.
Mas ele se vê obrigado a EXORTA-LOS quanto a necessidade de combater em favor da Fé.

3 Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos

Que Fé é essa que Judas se vê obrigado a exorta-los? Para judas Fé aqui não é algo que você crê, que você acredita. Fé para Judas aqui é um conjunto de verdades, são os ensinamentos contidos na palavra de Deus, ao qual a igreja de Cristo está fudamentada, plantada, inserida.
Então Judas está convocando os seus leitores a defender as verdades da palavra de Deus ao qual nós estamos fundamentados.
Então ele convoca os CHAMADOS, os AMADOS e os PROTEGIDOS, aos que receberam MISERICÓRDIA, PAZ e AMOR da parte de Deus para combaterem em favor da Fé.

Aplicação

Esse texto de Judas é extremamente atual nos nossos dias, e se aplica perfeitamete a nós hoje. Porque diariamente tem gente querendo corromper a nossa fé, distorcer as bases da verdade continas nas escrituras. Assim da mesma forma que aquela comunidade precisava combater em favor da fé eu e você também precisamos.
Eu e você tambem somos DOULOS (escravos, servos) de Deus. Fomos chamados, eleitos de Deus desde a fundação do mundo, somos amados e protegidos por Cristo. Nós que somos o alvos da misericórdia, da paz e do amor de Deus. Precisamos estar atentos, ligados, no que está acontecendo ao nosso redor, para não sermos convencidos sobre falsos ensinamentos.
Porque o nosso coração tem a forte tendencia de ir para o lado que satisfaz as nossas vontades e prazeres carnais.

EX: EBD

Eu e o Matheus, estamos trabalhando com os jovens na EBD a importancia de uma fazeros uma boa hermenêutica dos textos biblicos. Sobre a importancia de pararmos de fazer o nosso devocional a partir de versiculos isolados, sem olhar para o contexto que o versículo está inserido.
E essa mensagem tem esse intuito, de pararmos de acreditar em tudo o que é falado, ensinado, sobre os videos de auto ajuda que você vê no instagran, que você recebe no whatsapp.
Nós precisamos ser mais críticos, conferir se a palavra de Deus realmente está dizendo o que o pastor, o apostlo, o bispo disse. Sobre o video que eu vi no instagen, que eu recebi no whatsapp.

Sabe porque?

Olha só o perigo que aquela igreja estava enfrentando e nós tambem estamos.

Pois alguns homens que não * temem a Deus entraram no meio da nossa gente sem serem notados.

Ei!! Preste atenção, Judas não está falando de ateus, que não creem em Jesus. Ele está falando de crentes.

E sabe o que eles estão fazendo?

Eles torcem a mensagem a respeito da * graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral. E também rejeitam Jesus Cristo, o nosso único Mestre e Senhor.

Olha só o que estava acontecendo. Esses homens estavam distorcendo a mensagem da graça de Deus, para viverem uma vida imoral. E ainda rejeitavam Jesus Cristo como único Mestre e Senhor.

Mas de onde eles estavam tirando essas ideias?

8 Do mesmo modo esses homens têm visões que os fazem pecar contra o próprio corpo deles. Desprezam a autoridade de Deus e insultam os * gloriosos seres celestiais  .

Esses homens que haviam se infiltrada da igreja, sem serem notados, estavam se baseando por meio dos sonhos, (ou visões). E segundo eles, esses sonhos ou visões eram revelações do próprio Deus.
E com isso eles estavam vivendo e insentivando a igreja a viverem de forma imoral. Despresando assim as verdades e os ensinamentos contidos na palavra de Deus. E como se não bastasse, eles ainda estavam insultando, zombando dos seres celestiais, dos anjos criados por Deus.
A justificativa deles, para viverem de forma imoral, estava nos sonhos, nas visões, segundo eles, nas experiências pessoas que eles tinham com Deus, por meio desses sonhos.
Olha só que loucura isso!!!

E não para por ai

10 Mas esses homens xingam aquilo que não entendem. E as coisas que eles conhecem por instinto, como os animais selvagens, são estas que os destroem.

Essas pessoas são irracionais, xingam, zombam do que não entendem, e agem segundo os seus instintos como animais e desse modo causam a sus própria destruição.
É por isso que Judas se vê obrigado a exorta-los a combater em favor da fé, porque esse tipo de ensinamento que estava sendo inserido no meio da igreja, e estava levando as pessoas a destruição.

Aplicação

Esses homens estavam dizendo que estavam recebendo uma nova relevação da parte de Deus. Mas tudo o que Deus tinha para nos revelar ele já revelou, a palavra de Deus contém toda a revelação dívina. “Que de uma vez por todas Deus deu ao seu povo”, como vai dizer o texto que lemos.
Revelação não tem nada a ver com eu aplicar o que eu acho que a bíblia diz, e viver conforme eu acho que eu deva viver. Revelação é entender o que a palavra de Deus já me revelou, e viver de acordo com o que ela requer de mim.
A palavra de Deus não muda conforme os nossos sonhos, conforme as nossas vontades, conforme os desejos do nosso coração, conforme a cultura de cada povo, em cada país, a palavra de Deus não recebe atualização como alguns pastores andaram sugerindo.
Tudo o que Deus tinha para nós revelar, já foi revelado. São 66 livros, que de Gênesis a Apocalipse, conta de onde nós viemos, onde caímos, como fomos resgatos e aonde viveremos eternamente após a nossa passagem aqui nessa terra.
Esse é nosso objetivo, é defender a fé que de uma fez por todas, Deus deu ao seu povo, os chamados, amados e protegidos.

Transição

A. Judas se apresenta como servo de Cristo e irmão de Tiago (1a).

B. Judas identifica seus leitores com a obra salvadora de Deus (1b).

C. Judas deseja a eles capacitação divina na medida da sua posição e do desafio diante deles (2).

Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento (Nova Edição) (Mensagem)
A. O propósito inicial de Judas era escrever o respeito da salvação que eles tinham em comum. (3a).
B. O propósito efetivo de Judas era motivar seus leitores a lutar pela fé cristã (3b).

Em último lugar

O motivo para Judas escrever esta carta era o ataque da heresia contra a igreja (4).

O que esses ensinamentos, essas heresias estavam causando no meio da igreja? LIBERTINAGEM.

“4 - Pois alguns homens”.

Perceba que o discurso mudou, esse não são servos, não são chamados, não são amados, e nem gardados.

“Que não temem a Deus”.

Ou seja, que nunca foram salvos, são pessoas que vivem a vida para si próprias, em busca de satisfazer os seus próprios desejos.

“Entraram no meio da nossa gente sem serem notados”.

Dizendo que a graça de Deus permite você fazer o que quiser da sua vida, e viver a sua vida de maneira imoral. Dizendo que a graça de Deus permite você ser o que você quiser, porque afinal de contas Deus é amor, e o que importa é o amor. Não importa o que você faça desde que haja amor.
Lana Holder é pastora da Cidade Refúgio. Uma igreja voltada para o público LGBT. E uma das argumentações dela era justamente essa, que Deus ama todas as pessoas, e as aceita como elas são. E a argumentação dela era que a prática homoafetica que Deus condena está ligada diretamente a cultura pagã em que o texto está inserido, e não se aplica a um todo.
Mas esse tipo de pensamento não se aplica somente a esse público. Quantos homens e mulheres, casados, namorados, que se dizem crentes, em nome do amor que entregam a imoralidade.
E vivem suas vidas de forma imoral, sem temor ao Deus que dizem servir.
E os dias que nós estamos vivendo, isso está se tornando cada vez mais comum, normal.
Nós estamos tendo o mesmo tipo de comportamente que esses homens imorais estavam tendo, nós estamos...

torcem a mensagem a respeito da * graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral. E também rejeitam Jesus Cristo, o nosso único Mestre e Senhor. Há muito tempo que as * Escrituras Sagradas anunciaram a condenação que eles já receberam.

Presta atenção o que Judas está dezendo aqui. Ele está dizendo o seguinte.
Quem vive uma vida imoral achando que a graça de Deus permite, essas pessoas não tem Jesus como seu Senhor, não são DOULOS, SERVOS, ESCRAVOS, não estão com as suas vidas a disposição do seu Senhor, para viver para ele a serviço dele.
Mas elas são DOULOS, ESCRAVAS, SERVOS, dos seus próprios desejos, suas próprias vontades, não é Jesus.
E o pior de tudo é que essas pessoas estão infiltradas no nosso meio, vivendo na igreja achando que é de Cristo, mas não são, estão infiltrados no nosso meio, e são tão sutis que nós quase não conseguimos perceber.
E o grande problema disso é que além dessas pessoas pecarem, elas estão levando muitidões a pecarem juntos, os videos que vimos no começo estão ai para provar, quantas pessoas estão sendo enganadas, por causa da cobiça, do orgulho do ser humano.

Aplicação

É triste o que eu vou dizer, mas a culpa de nós termos tantos falsos ensinamentos é por nossa culpa. Boa parte dos cristãos protestantes, são irracionais e agem por instintos.
Isso porque, nós acreditamos que a figura do pastor, do bispo, do apostolo, é um ser especial, ungido no Senhor, alguém que recebe a revelação direta de Deus, uma autoridade na terra, que tudo o que diz, que ensina é palavra de Deus, é inspirado por Deus.
E por conta disso eu acretido em tudo o que ele diz, ou tudo o que eu vejo nas mídias sociais, e quando eu chego em casa eu não vou consultar a palavra de Deus para ver se realmente o que foi falado, ensinado está de acordo com a palavra de Deus.
Com isso eu não preciso mais pensar, eu não preciso mais raciocinar, porque alguém já fez isso por mim. Então eu passo a agir por intinto.

Conclusão

Não seja irracional, pare de acreditar em tudo o que você ouve. Pergunte se essa palavra que você ouviu, seja na igreja, no rádio, no youtube, no instagran.
Ela está centrada na pessoa de Jesus? Ela te desafia a viver uma vida que glorifica a ele? Ela te desafia a vencer as suas próprias vontades, seus próprios desejos?
Se a resposta for sim, então receba e aplique isso a sua vida.
Agora se o que você tem ouvido, está centrado em você no seu bem estar, para aumentar o seu ego, e trazer glória para você, corre, fuja que é cilada.
Pare de deixar que os outros pense por você.
Saia daqui essa noite como um soldado valente, que luta em favor da Fé, dos princípios, dos ensinamentos que um dia você receu. E que em nome de Jesus nós possamos parar de viver por instinto e possamos viver pautados na palavra da verdade, perseverantes na sá doutrina de Crsisto Jesus.
Não se esqueça de que nós somos sevos, chamados, amados e pretegidos por Deus, e temos o dever de combater em favor da fé.
Minha oração é que a misericórdia, a paz e o amor de Deus seja multiplicado sobre as nossas vidas, para que nós possamos estar prepardos em meio aos dias conflitantes que nos aguradam.
Related Media
See more
Related Sermons
See more