Fale a verdade para uma geração de mentira

Somos tão jovens  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introdução

Se você gosta de ficção cientifica você deve ter lido o livrou o assistido o filme Jogador Nº 1. A Sinopse do filme diz: A história do filme se passa em um ambiente futurístico e a humanidade prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real que está mergulhado em desemprego, pobreza, guerras e outros problemas. E no desenrolar da história o protagonista descobre que ele precisa viver muito além da realidade do jogo para conseguir superar os desafios que vão surgindo.
A vida real não é um jogo, nós sabemos disso, mas as vezes não nos damos conta de é assim que estamos levando as coisas… Simplesmente no automático e assim vamos ficando apáticos, sem ação, sem reação. Estamos na verdade sobrevivendo, não vivendo de verdade. Vamos aceitando as ideias, vamos engolindo as ideologias, vamos passando o pano para problemas evidentes e de repente estamos entregues ao sistema, ao comum.
Deus porém, ao longo da história tem a imensa bondade de levantar jovens que não estão afim de se entregarem ao sistema, não estão afim de se conformar, mas estão com seus corações pulsando por mudança, por avivamento, por trazer o Reino de Deus ao coração da sua geração. Jovens que falam a verdade para uma geração de mentira.
O Senhor me deu esta mensagem:
"Eu o conheci antes de formá-lo no ventre de sua mãe; antes de você nascer, eu o separei e o nomeei para ser meu profeta às nações".
Então eu disse: "Ó Soberano Senhor , não sou capaz de falar em teu nome! Sou jovem demais para isso!".
O Senhor respondeu: "Não diga: ‘Sou jovem demais’, pois você irá aonde eu o enviar e dirá o que eu lhe ordenar.
E não tenha medo do povo, pois estarei com você e o protegerei. Eu, o Senhor , falei!".
Então o Senhor estendeu a mão, tocou minha boca e disse: "Veja, coloquei minhas palavras em sua boca!
Hoje lhe dou autoridade para enfrentar nações e reinos, para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para edificar e plantar".
Jeremias 1:4-10 NVT

Contexto

Quem era Jeremias?
Jeremias, cujo nome (יִרְמְיָהוּ, yirmeyāhû) significa “Javé exalta” ou “Javé funda”, nasceu por volta de 645 a.C., na vila de Anatote, cerca de cinco quilômetros ao norte Jerusalém.
Sua família provavelmente tinha laços com a linhagem sacerdotal de Abiatar (cf. 1 Rs 2.26).
Ele aparece como uma pessoa sensível (cf. Jr 14.17), franca (cf. 15.17, 18), moralmente zelosa (cf. cap. 5) e corajosa (cf. seus vários encontros com a morte em 20.1–6; 26.11–24; e 38.6–13).
O que acontecia em Judá?
Além disso, foi uma época de política desorientada, com Judá buscando a ajuda egípcia para superar a sujeição à Babilônia, a qual o próprio Javé ordenara.
Foi um tempo de profunda injustiça social (cf. Hc 1.2–4).
Uma falsa sensação de segurança fundamentada em um conceito errado a respeito do Templo (cf. Jr 7.4).
Oposição
Toda a sociedade se opôs ao profeta, a começar com sua própria família e sua cidade natal (11.18–23)

Deus nos chama

Jeremias não nasceu e escolheu ser profeta -> Deus o conheceu /escolheu para ser profeta antes mesmo de ser formado no ventre
Jeremias não procurou por Deus e pediu para ser profeta -> Deus o separou e o nomeou/designou para ser profeta antes mesmo de ele nascer
Palavras importantes
conheci (יְדַעְתִּ֔יךָ -> yə-ḏa‘-tî-ḵā | raiz: יָדַע -> yada. -> conhecer): saber (experimentalmente) v. — saber ou ter conhecimento sobre (alguém ou algo); normalmente adquirido por meio de observação ou através dos sentidos.
separei (הִקְדַּשְׁתִּ֑יךָ -> hiq-daš-tî-ḵā | raiz: קָדַשׁ -> qadash -> santificar): consagrar v. — tornar santo ou separado por meio de ritos religiosos.
nomeei (נְתַתִּֽיךָ׃ -> nə-ṯat-tî-ḵā | raiz: נָתַן -> nathan -> atribuir): nomear (dever) v. — atribuir um dever, responsabilidade ou obrigação a alguém.
profeta (נָבִ֥יא -> nā-ḇî): profeta s. — alguém que fala em nome de e interpreta a vontade de um sobrenatural estando, frequentemente repreendendo ou prevendo eventos; podem ser usados por poetas que se dizem inspirados pelos deuses.
Deus tem planos específicos para cada um
Jeremias fazia parte uma família de sacerdotal, estava vivendo e sendo criado para ser sacerdote, mas o Senhor tinha outros planos para ele. Você pode achar que não tem nenhum dom, nenhum chamado, que não pode contribuir em nada ou você pode estar satisfeito com o que você já faz há algum tempo, mas Deus te conhece e te chama para viver algo totalmente novo. Nós fazemos planos, projetos de vida e tantas outras coisas, mas Deus que nos conhece antes de nossos pais terem pensado em nós, nos chama para viver os planos Dele. A palavra nos diz "O Senhor conhece os que lhe pertencem".
O Senhor nos chama, nesse tempo, nessa geração para sermos boca de Deus, para denunciarmos os pecados da nossa geração, para anunciarmos o amor e o perdão de Deus e chamar nossos amigos, colegas, parentes, conhecidos e desconhecidos ao arrependimento e ao verdadeiro amor!
Você não precisa ter o dom da palavra, você não precisa ter o dom de profecia, você precisa entender que fomos todos chamados a anúnciar as boas novas do Reino de Deus e fazer discipulos.

Deus nos dá a sua palavra e autoridade

A preocupação de Jeremias era ser muito jovem e não ser capaz de falar em nome do Senhor.
A resposta de Deus a ele é que essa desculpa não é válida, pois ele seria enviado para os lugares que o Senhor designou e falaria o que o Senhor o ordenasse.
O Senhor tocou a boca de Jeremias e colocou as suas palavras nos lábios dele.
O Senhor dá autoridade a Jeremias para enfrentar as adversidades da jornada, para destruir, mas também para construir.
Não depende de nós mesmos
A nossa preocupação é sempre o que falar, como falar, como abordar. Isso também aconteceu com Jeremias, que se considerava muito jovem e por isso incapaz. Deus não está preocupado com isso, em primeiro lugar porque ele não erra na escolha e em segundo lugar porque as palavras que iremos falar não são nossas palavras, mas do próprio Deus.
Somente a verdade de Deus, relevada em Jesus Cristo pode convencer nossa geração que não está tudo bem, que não está tudo certo, enquanto inúmeros jovens estão sendo aliciados pelo tráfico, meninas e meninos sendo abusados, adolescentes estão se afundando em vícios para esquecer seus problemas familiares nós estamos calados, apáticos, confortáveis.
Mudanças causam desconforto! Não fomos chamados para estar confortáveis, fomos chamados para pregar o evangelho e o evangelho causa desconforto.
Não podemos negligenciar que Deus nos chama para ser uma fagulha de esperança para corações e almas destruídas por causa do pecado.
Já recebemos o Espírito Santo de Deus que nos dá autoridade, fomos selados e por isso podemos ser testemunhas do nosso Senhor.

Conclusão

Deus nos chama para fazer algo. Deus nos chama para proclamar a sua verdade. Deus nos chama para sermos testemunhas da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Como fazemos isso? Não é possível fazer isso! Não é possível sem antes sermos completamente transformados por essa verdade.
Deus nos capacita com seu Espírito Santo a proclamar as verdades eternas do Reino de Deus! Não podemos passar por essa geração sem deixar as nossas marcas nela. Não podemos apenas nos conformar, não podemos apenas viver uma vida sem propósito, devemos viver a nossa vida de acordo com os propósitos de Deus para nossas vida, para nossa geração!
Você pode não mudar o mundo, mas eu tenho certeza que as vidas que você anunciar as verdades de Deus jamais serão as mesmas, pois a semente do Reino terá sido plantada ali.
Soli Deo Gloria
Related Media
See more
Related Sermons
See more