Vencendo o Medo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Vença o Medo Legacy 9 Agosto

1 Samuel 23; Salmos 55:4-5; Salmos 34:4

1Samuel 23:15-18 NTLH E Davi estava com medo porque Saul tinha saído para matá-lo. Davi passou a viver em Horesa, no deserto que fica perto de Zife. Jônatas foi encontrar-se com ele ali e lhe deu coragem para confiar na proteção de Deus. Jônatas disse: — Não tenha medo. Saul, o meu pai, não conseguirá causar-lhe nenhum mal. Você será o rei de Israel, e eu ocuparei o segundo lugar no seu governo. E o meu pai sabe muito bem disso. E ali, na presença de Deus, o Senhor , os dois renovaram a sua promessa de amizade. Davi ficou em Horesa, e Jônatas voltou para casa.

Medo

"Resposta emocional natural a uma ameaça percebida à segurança ou ao bem-estar geral".
Pode ser uma emoção útil quando leva a cautela apropriada ou medidas que protegem o bem-estar de alguém.
O medo pode proteger sua vida.
Por outro lado, o medo pode ser um obstáculo para o gozo da vida.
A vida está cheia de ladrões de fé como dúvida, estresse e incerteza.
Talvez o mais comum e prejudicial deles, porém, seja o medo e suas manifestações físicas de ansiedade.
O medo é a nossa resposta humana a situações que não entendemos e sobre as quais não temos controle.

Reações produzidas pelo medo

Pode paralisar você, fazer você recuar, tremer, pode controlar sua ação e sentimentos.
O medo faz parte do arsenal do inimigo para causar estragos em nossas vidas, em última análise, diminuindo nossa fé.
O inimigo é magistral no engano e, portanto, sua estratégia é fazer com que nos concentremos em nossos medos: Falsas Evidências Aparecendo como Realidade, em vez daquele em quem nossa fé repousa, Jesus Cristo.
Quando nos submetemos ao medo e permitimos que nossa mente seja controlada por ele, Satanás tem influência.
O medo é contagioso.

O medo pode fazer você se esconder

Isso que Davi faz ele se esconde.
1Samuel 23:15-18 NTLH E Davi estava com medo porque Saul tinha saído para matá-lo. Davi passou a viver em Horesa, no deserto que fica perto de Zife.
Adão e Eva o que eles fizeram depois de ter desobedecido a Deus?
Gênesis 3:10 (NVI-PT) 10 E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”.
A primeira emoção se refere explicitamente ao temor de Deus por Adão e Eva depois que eles comem o fruto proibido.
O medo é naturalmente a conseqüência lógica do pecado.
Meus filhos, quando fazem algo errado, mudam,
Eu tinha um cachorro, quando ele fazia algo de errado, eles mudam,
Na parábola do talento, Jesus falou de um homem cujo medo o impedia de cumprir seu dever razoável.
Mateus 25:25 (NVI-PT) 25 Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’.
O antídoto para esse medo é a convicção de que Deus é capaz de proteger e realizar Sua vontade e de que suas promessas são confiáveis.
Deuteronômio 20:3-4 Ouça, ó Israel. Hoje vocês vão lutar contra os seus inimigos. Não desanimem nem tenham medo; não fiquem apavorados nem aterrorizados por causa deles, pois o Senhor , o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os seus inimigos, para dar a vitória a vocês.
eu amo a história do profeta Eliseu...
2 Reis 6:15-17 (NVI-PT) 15 O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor! O que faremos?” 16 O profeta respondeu: Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. 17 E Eliseu orou: “Senhor, abre os olhos dele para que veja”. Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.
Saber quem Deus é e pode fazer.
Salmos 34:4 Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

Como vencer o Medo

As Escrituras ensinam-nos como podemos banir o Medo negativo ou prejudicial de nossas vidas.

Experimentando a presença de Deus em nossas vidas.(Salmos. 23:4).

Salmos 23:4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo...

Mediante o poder protetor de Deus, através da fé. (Gên. 15: 1).

Genesis 15:1 - Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.
Deus servia de escudo para Abraão

Através da confiança no poder remidor de Deus. (Isa. 43: I ,5).

Isaias 43:1 - …. Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

Temos que confiar no amor de Deus que é perfeito. (I João 4:18)

1João 4:18 - No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Perguntas nos grupos

Conpartilhe o seu maior medo, e como isso tem afetado seu ralcionamento com Deus?
Como você lida com o medo?
Você leva seus medos a Deus em oração? Se sim, o que Ele revelou a você? Se não, por quê?
Voce ja esteve numa cituação em que voce teve medo e um versiculo veio na sua mente? Comente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more