O tribunal de Cristo

O tribunal de Cristo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
2 Corinthians 5:10 RA
Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

1.Julgamento não é para salvação.

1.1 Paulo fala a Igreja: “todos nós”.

1.2 Somos salvos pela graça.

Ephesians 2:8–9 (RA)
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

1.3 Salvos uma vez, salvos para sempre.

John 3:36 RA
Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

2. Bema: O bema era o lugar onde se faziam os discursos públicos ou de onde os magistrados comunicavam suas decisões. Também era o lugar do qual se distribuíam os prêmios aos vencedores dos Jogos Olímpicos.

Hernandes Dias Lopes, 2Coríntios: O Triunfo de um Homem de Deus Diante das Dificuldades, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2008), 126.

3. O tribunal de Cristo será revelador

1 Corinthians 4:5 RA
Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.

4.O tribunal de Cristo será retribuidor

1 Corinthians 9:24–27 RA
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
1 Corinthians 3:10–15 (RA)
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

5. Aplicações em nossas vidas

5.1 Tenha a plena convicção de sua eterna salvação

Romans 8:35–39 RA
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

5.2 Não junte pecados e não viva relaxadamente

1 John 2:1 RA
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;
Matthew 25:1–2 RA
Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes.

5.3 Tenha uma vida de vencedor.

5.3.1 “Um café e uma vontade de vencer. Duplos, por favor”.

5.3.2 Parafraseando Sócrates: Só sei que nada sei!

Philippians 3:13–14 RA
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more