TEMOR vs MEDO

Temor vs Medo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
TEMOR vs MEDO
O medo é uma das principais emoções humanas. O trecho de Hebreus 2:15
reconhece quão importante é essa emoção, dentro da experiência humana, declarando que, por causa do temor da morte, os homens passam a vida inteira na escravidão ao diabo.
Hebreus 2:15 - e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.
Existem temores benéficos e temores prejudiciais.
O melhor temor de todos é o temor a Deus e das coisas que devemos evitar. Os temores prejudiciais são desnecessários, além de demonstrarem imaturidade e falta de fé.

Temores Benéficos

O Temor de Deus.

Deus é o mais apropriado objeto do nosso temor (Is. 8:13).

Isaias 8:12-13 - Não chameis conspiração a tudo quanto este povo chama conspiração; e não temais aquilo que ele teme, nem por isso vos assombreis.
13 Ao Senhor dos exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.

Deus é o autor do nosso temor;

Jeremias 32:39 - E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles;

O temor a Deus consiste no ódio ao mal

Proverbios 8:13 - O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio.

O temor do Senhor consiste na sabedoria (Jó 28:28; Sal. 111:10).

Jó 28:28 - E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.
Salmo 111:10 - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.

O temor a Deus é um tesouro para os santos (Pro. 15:16);

Proverbio 15:16 - melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação.

O temor a Deus nos é ordenado (Deu. 13:4 ; Sal. 22:23).

Deuteronimio 13:4 - Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis;
Salmos 22:23 - Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, filhos de Jacó, glorificai-o; temei-o todos vós, descendência de Israel.

É inspirado pela santidade de Deus (Apo. 15:4).

Apocalipse 15:4 - Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.

A grandeza de Deus nos inspira a temê-lo (Deu. 10:12).

Deuteronomio 10:12 - Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma,

A bondade de Deus leva-nos também a temê-lo (1 Sam. 12:24).

1Samuel 12:24 - Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez

O temor a Deus conquista o perdão divino (Sal. 130:4).

Salmos 130:4 - Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.

Os juízos de Deus levam os homens a temê-lo (Apo. 14:7).

Apocalipse 14:6-7 - E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Faz parte do serviço que prestamos a Deus (Sal. 2:11; Heb. 12:28).

Salmos 2:11 - Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor.
Hebreus 12:28 - Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor;

As Escrituras ajuda-nos a compreender o temor a Deus (pro. 2: 15).

Proverbios 2:1-5 - Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, 2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; 3 sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; 4 se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; 5 então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.

Resultado daquele que tem o temor a Deus.

Agrada o Senhor Deus (Sal. 147:11).

Salmos 147:11 - O Senhor se compraz nos que o temem, nos que esperam na sua benignidade.

Deus compadece-se deles (Sal. 103:13).

Salmos 103:13 - Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.

Eles são aceitos por Deus (Atos 10:35).

Atos 10:34-35 - Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; 35 mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.

Eles recebem de sua misericórdia (Sal. 103: 11,17; Luc. 1:50);

Salmos 103:11 - Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem.
Salmos 103:17 - Mas é de eternidade a eternidade a benignidade do Senhor sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos,
Lucas 1:50 - E a sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.

Eles confiam em Deus (Sal. 115:11; Pro. 14:26).

Salmos 115:11 - Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo.
Provérbios 14:26 - No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio.

Eles afastam-se do mal (Pro. 16:6);

Provérbios 16:6 - Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal.

Eles têm comunhão com pessoas dotadas das mesmas atitudes santificadas (Mal. 3: 16).

Malaquias 3:16 - Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome.

Deus cumpre os desejos daqueles que o temem (Sal. 145:19);

Salmos 145:19 - Ele cumpre o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor, e os salva.

A vida deles é prolongada na terra (Pro. 10:27).

Provérbios 10:27 - O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos os ímpios serão abreviados.

O Temor de Deus como uma Virtude.

O temor a Deus é exibido na vida cristã autêntica (Col. 3:22).
Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
Também demonstramos nosso temor a Deus quando damos aos nossos semelhantes uma razão para a nossa expectação espiritual (I Ped. 3: 15).
O temor a Deus é uma atitude que deveríamos manter com constância (Deu. 14:23; Pro. 23: 17).
Deveríamos ensinar aos outros o temor a Deus (Sal. 34: 11).
Quem teme a Deus tem vários pontos de vantagem (Pro. 15: 16; 19:23; Ecl. 8:12,13).
Os ímpios, por sua vez, não sabem o que é temer a Deus (Sal. 36: 1; Pro. 1 :29; Rom. 3: 18). 11.
O medo que prejudica (Temores Prejudiciais )
O principal temor prejudicial é o medo da morte, que escraviza os homens que não têm confiança no Senhor (Heb. 2: 15).
Hebreus 2:15 - e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.
Há quem tema aos homens, que passam a governar-lhes a vida desnecessariamente (Rom. 13:6).
O remédio para isso é a fé em Deus, a qual não permite que homens irracionais e malignos nos prejudiquem. O temor ao homem assemelha-se a uma armadilha (Pro. 29:25).
Provérbios 29:25 - O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro.
Qualquer temor prejudicial serve somente para encher a mente de ansiedade (Mat. 6:25 ).
Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber
Temos que reconhecer de que Deus é o nosso Pai, e de que ele cuida de nós. As pessoas tem medo de não obter as coisas básicas para as necessidades físicas; e esse medo chega a atormentá-las diariamente. Porém, se buscarmos em primeiro lugar ao Reino de Deus, e à sua justiça, então obteremos a vitória sobre o medo - porque veremos que tal receio não tem qualquer fundamento na realidade.
Há medos que vem de nossa participação no pecado (Gên. 3:10; Pro. 28:1).
Gênesis 3:10 - Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.
Os ímpios fogem mesmo quando ninguém está perseguindo. O senso de culpa de Caim fez com que ele ficasse fugindo (Gên. 4: 14).
Gênesis 4:14 - Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.
O senso de culpa de Herodes fê-lo sentir-se um miserável e temeroso, depois que mandara decapitar João Batista (Mat. 14: 9).
Mateus 14:9 - Entristeceu-se, então, o rei; mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse,
O Temor de Deus no Tocante à Salvação
É-nos ordenado que ponhamos em prática (em nossa versão portuguesa, desenvolver) a nossa salvação, com temor e tremor, reconhecendo que poderemos fracassar, a menos que apliquemos os meios da graça. (Fil. 2:12).
Nesse e em outros sentidos igualmente, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pro. 9: 1O; Sal. 111: 1).
Como acabar com o medo.
As Escrituras ensinam-nos como podemos banir o Medo negativo ou prejudicial de nossas vidas. Precisamos considerar cinco palavras hebraicas e quatro palavras gregas, a saber:
Experimentando a presença de Deus em nossas vidas.(Sal. 23:4).
Salmos 23:4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo...
Mediante o poder protetor de Deus, através da fé. (Gên. 15: 1).
Genesis 15:1 - Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.
Deus servia de escudo para Abraão
Através da confiança no poder remidor de Deus. (Isa. 43: I ,5).
Isaias 43:1 - …. Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
A manifestação de Deus dissipa todo o temor (Êxo. 3:6; Luc. 1:30; 2:I; Mat. 14:26; 17:6 ).
Temos que confiar no amor de Deus que é perfeito. Ver I João 4:18.
1João 4:18 - No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.
Exemplos de Temor Piedoso
Abraão (Gên. 22: 12);
José (Gên. 39:9);
Obadias (l Reis 18: 12);
Neemias (Nee. 5: 15);
Jó (Jó 1:1,8);
Os crentes primitivos (Atos 9:31);
Cornélio (Atos 0:2); 8. Noé (Heb. 11:7).
Conclusão
Related Media
See more
Related Sermons
See more