Sincretismo, idolatria e demônios (1Co 10.14-22)

0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Introdução

Podemos comer carne sacrifício a ídolos? Sim, mas não é porque é lícito que vocês precisam fazer.
Corinto tinha várias festividades aos deuses pagãos, então surge a questão se eles deveriam participar destas festividades que envolviam culto pagão. Paulo identifica o perigo disso e também parecer discernir que por trás do desejo de alguns havia a vontade não só da alimentação, mas de participar da idolatria, do culto pagão.
“Eles não queriam apenas comer o acarajé, eles queriam participar da roda”. “Não só comer vatapá, mas participar do culto a São João”.
Haviam dúvidas ainda se ela poderia ser comprada no mercado ou mesmo comida na casa de algum amigo descrente, como será abordado mais à frente.
Paulo vai então demonstrar a gravidade da idolatria, o que ela significa em contraste ao culto cristão, conforme trabalharemos hoje, e apontar o caminho para a vida cristã, conforme trabalharemos no próximo sermão.

1 A ordem: fujam da idolatria (14, 15)

Conclusão dos trechos anteriores, principalmente a parte da idolatria de Israel (6-10). Aquele Israel fora punido embora se alimentassem da refeição divina, devido a idolatria, imoralidade e murmuração.
O comando imperativo de Paulo é suavizado, como um pastor, se refere a eles como amados. Há um imperativo diante do que se refletiu acerca do povo de Israel.
Paulo agora apela a sabedoria sem ser irônico. Eles devem julgar que Paulo está certo.
Eles não deveriam buscar as coisas más (6). Ele está se dirigindo aos coríntios que dizem que são suficientemente fortes para resistir à tentação quando assistem a festas em templos pagãos.
Números 25.1-18 vemos que a imoralidade (casamentos mistos) foram a porta de entrada para a idolatria.
A idolatria é evitável, pois nasce na tentação (13).

2 O culto é comunhão de Deus (16, 18)

Com o sacramento da Ceia do Senhor, Deus prepara sua própria mesa, da qual ele é o anfitrião e os crentes são seus convidados.
Somos abençoados e bendizemos a Deus na ceia (da benção que abençoamos - eucharistēo/eu dou graças).
A ceia não é mero símbolo é nem mera alimentação. Comunhão é participação no corpo e no sangue de Jesus Cristo (comunhão vertical). Isso torna incompatível participar de outras mesas.
Nos tornamos aquilo que ele é.
E participamos juntos (comunhão horizontal - Paulo acrescenta um enfático “nós”, 17). É até interessante se lembrar da figura dos irmãos que tiravam parte do pão que circulava na igreja.
Os que oferecem sacrifício, enquanto Israel étnico, participavam da refeição. Outra possível é se considerarmos a idolatria do Israel ímpio (carne neste sentido), que sacrificou ao bezerro de ouro e se alimentou dele (Ex 32.6).

3 A idolatria é satânica 19-22

Demônios são adorados na idolatria. (Dt 32.17)
O diabo quer ser adorado. Ao final, por trás do objeto da idolatria, satanás está sendo adorado. É isso que ele busca. Que aqueles que se desviam do culto ao verdadeiro Deus, sejam dele participantes. Ele quis que Jesus o adorasse, mas Jesus o resistiu.
Os cristãos não devem participar de cerimônias religiosas pagãs
“Os cristãos são aqueles que comem carnes de demônios”. Seria o falatório.
Não se engaje em serviços religiosos idólatras que te façam associado ou participante de demônios.
A idolatria está revelada na manutenção de qualquer divindade em rivalidade ao Deus verdadeiro (veja a citação anterior de Ex 32.5-6). Os membros da igreja não poderiam participar das celebrações pagãs e depois participar da ceia do senhor.
A igreja não pode gerar ciúmes em Deus (22). E aqueles que se consideram fortes, lembrem-se de que Deus é mais.

Aplicações

Qual desejo lícito de nossa cultura queremos realizar escondendo idolatria?
A imoralidade chama a idolatria.
Nossa teologia da ceia não pode ser menos que a união com Cristo e com sua igreja. Por isso o descrente não pode ceiar, pois ele está falseando uma união inexistente com Cristo.
A comunhão é unidade do corpo. A ceia demonstra a unidade dos diferentes.
Satanás não quer satanismo. Ele quer idolatria. Ser idólatra é o ser satanista.
S.D.G
Related Media
See more
Related Sermons
See more