Por que os Ímpios Prosperam?

Vida Cristã  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Jr.12.1-6

Introdução
Esta é uma é uma pergunta que todo crente já deve ter feito.
Parece até que o tema inspirou Castro Alves escrever o poema “Vozes dÁfrica”, cujo primeiro verso é assim:
“Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes embuçado nos céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, Senhor Deus?...”
Parece haver certa injustiça da parte de Deus em deixar que os ímpios (pecadores sem Jesus) façam o que bem entenderem e que nenhuma punição corretiva venha sobre eles; que continuem ganhando fortunas, abusando das pessoas, cometendo atrocidades, injustiças sociais e nada de “especial” lhes acontece como corretivo.
Isso não incomoda apenas a nós; incomodou o profeta Jeremias que chegou questionar Deus a respeito.
Desenvolvimento
Este texto é mais compreensivo na NVI e na NTLH.
Origem desse assunto: Os anatotianos (Anatote, terra de Jeremias) prometeram matar Jeremias se ele não parasse de profetizar/pregar contra eles (eram corruptos e não queriam ser corrigidos). E Deus prometeu que iria fazer “justiça” sobre aquele povo (Jr.11.15-21). Deus respondeu em Jr.11.22,23.
Embora Deus fizera isso, Jeremias observou e falou a Deus sobre muitos casos de injustiça que o Senhor não deu a mínima; e Jeremias questiona a Deus: “Por quê” os impios prosperavam enquanto os retos sofriam nas mãos deles? A atitude deles fazia mal até para a natureza - Jr.12.4.
PORQUE OS ÍMPIOS PROSPERAM - esta foi a pergunta de um Jeremias que criticava a doutrina da retribuição divina, chegando a questionar o próprio Deus. Isso porque?
a. Por causa das experiências amargas de Jeremias que via um povo falando uma coisa e fazendo outra - Prevalecia a hipocrisia ao invés do vínculo com Deus - Is.29.13; Mt.7.21.
b. Por causa da independência mental de Jeremias. Parece que ele não conhecia Is.55.8.
c. Por causa do forte senso do valor do indivíduo, atribuído pelo profeta. Mas… o que é o homem…?
d. Por que Jeremias se imaginava muito próximo e íntimo de Deus que poderia questioná-lo a respeito.
Os mártires do Apocalipse também questionaram Deus a respeito dos maus - Ap.6.10.
Os judeus buscavam “essa justiça” aqui mesmo na terra e ficavam desapontados.
Jeremias não colocou em dúvida a retidão de Deus, mas questionou a forma como Ele praticava sua justiça. Parece que a regra do Sl.1.6 não estava mais funcionando, que suas verdades não valiam mais! Jeremias estava sendo RACIONAL, ao invés de levar sua vida “pela fé” (Hc.2.4) e esperança no Deus que é justo e que julga no tempo certo.
Os maus pensavam que Deus não estava nem aí com o que eles praticavam - como muitos de nós pensamos também hoje. veja os textos de Sl.73.11; 94.7; Ez.8.12. Quantos pecados cometemos hoje e falamos do mesmo jeito deles?
A RESPOSTA DE DEUS: O que Jeremias via era “café pequeno” diante do que viria pela frente. Piores coisas aconteceriam, pois a maldade do ser humano aumentaria por demais (e não é o que está acontecendo?). O que Jeremias via era como se ele estivesse correndo com homens, a pé, em solo firme. E o que aconteceria quando o profeta estivesse competindo com os mesmos, ou outros homens de mesma índole que “corriam a cavalo” e em solo encharcado pelas cheias do Jordão, com animais ferozes nas suas margens? É uma metáfora para falar da multiplicação do mal e da iniquidade (Jr.12.5). Veja ainda Mt.24.7-13.
Em Jr.12.7-13 Deus lamenta que seu povo (sua vinha, seu olival) o abandonou. Embora falem de Deus, Deus mesmo está longe deles. Por isso, serão arrancados de sua terra (foram para a Assíria e Babilônia).
Conclusão
Nosso senso de justiça não é o mesmo de Deus. Nossa justiça tem sua base na vingança.
A Justiça de Deus se firma;
a. No amor (que busca de volta o pecador),
b. No perdão (a quem se volta para Deus),
c. No cumprimento de Sua Palavra (juízo punitivo para os que não se arrependem),
d. No tempo de Deus (kairós).
Os caminhos, os pensamentos, os sentimentos de Deus são diferentes dos nossos - Is.55.8-9.
Não nos preocupemos com o que Deus fará aos injustos e teimosos pecadores. Preocupemo-nos em sermos fiéis a Deus, em caminhar segundo a Sua vontade. Deixa o resto para Deus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more