SALMO 27 - CONFIANÇA E LOVOR NA CASA DE DEUS

Devocionais de Salmos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Os Salmos 26, 27 e 28 sâo de autoria de Davi e tem um ponto em comum: Eles mencionam a “A casa do Senhor”, ou seja, o Templo. Era o local de adoração pública e congregacional. No AT a presença de Deus estava atrelada ao Templo.
Esse salmo caracteriza-se por contrastes marcantes, como lamento e louvor; perseguição e louvor; guerra e adoração. Neste Salmo, Davi repassa os desejos e meditações com que havia se exercitado em meio a seus grandes perigos. As ações de graças que mistura com os mesmos revelam que o Salmo foi composto após seu livramento.

I - O SALMISTA DECLARA SUA CONFIANÇA NO SENHOR (V.1-3)

V.1-2 => O Senhor é base da sua confiança, por isso ele não teme: Deus é a luz, a salvação e a fortaleza. Muitas coisas podem nos trazer o sentimento de medo: A escuridão, a A , a fraqueza e a impotencia diante dos problemas… mas o Senhor é a resposta para todos esses temores.
V.3 => Ele não temia os malfeitores, nem a guerra, pois a sua confiança não dependia si, mas do seu Deus.
Se o Senhor é o nosso Deus, por que temos medo de tantas coisas?
Jesus é a nossa luz, a nossa salvação e nossa fortaleza!

II - O SALMISTA DECLARA SEU DESEJO POR ESTAR NA CASA DE DEUS (V.4-6)

V.4 => A sua oração e esforço são voltados para alcançar um nobre desejo: Estar sempre na Casa do Senhor. O tabernaculo em Jerusalem era o local onde ele poderia comtemplar a beleza de Deus e meditar na sua Palavra.
V.5 => Na casa do Senhor ele proteção e segurança.
V.6 => Nas casa do Senhor ele se alegra, louva e agradece ao Senhor pelo livramento.
A nossa vida reflete esse amor e desejo por estar na casa de Deus?

III - O SALMISTA DECLARA SUA DEPENDENCIA ATRAVES DA ORAÇÃO (V.7-12)

Pede pra ser ouvido por Deus nos seu clamores (v.7-8). Na sua dificuldade ele se atenta em buscar ao Senhor. É importante termos essa atitude logo no inicio e nao como ultima opçcão.
Pede que Deus não o rejeite (v.9-10). As vezes no desespero da situação temos esses momentos de duvidas, achando que Deus nos abandonou, mas Deus tem o tempo certo para agir. No final o Salmista reconhece que Deus é o seu salvador (v.9b) e que é impossivel que Deus abandone seus filhos (v.10).
Pede que Deus o ensine no caminho que deve trilhar (v.11-12). A primeira coisa que ele reconhece é que precisa andar nos caminhos do Senhor. Os caminhos do Senhor sâo bons, são uma vereda plana. Andar nos caminhos do Senhor é atentar para as instruções da sua Palavra (Sl 119.105).
Salmo 119.105 RA
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

IV - O SALMISTA FAZ UMA DECLARAÇAO FINAL DE EXALTAÇÃO E CONFIANÇA (V.13-14)

Mesmo diante da difilculdade do presente, o servo de Deus confia e tem esperança de dias melhores. Nós também temos essa esperança, precisamos nos agarrar na promessas do Senhor Jesus de que ele vai voltar pra implantar o seu Reino aqui na Terra. Foi o que ele disse em Mt 5.1-10:
Mateus 5.1–10 RA
Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
V.14 => Uma bela conclusão, precisamos esperar no Senhor, com bom animo (paciencia e otimismo) e fortificar nossos corações em suas promessas!

ESPERA, POIS PELO SENHOR! AMÉM?

Related Media
See more
Related Sermons
See more