Sermão textual - Leornado Leão

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Handout
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Título: A verdadeira fraternidade

Tema: Quais são as características da verdadeira fraternidade?
TEXTO BASE:
Filipenses 2.2 (RA)
completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
EXÓRDIO: A série GAME OF THRONES na sua sexta temporada é contado uma historia de dois reinos que se levantam para guerrear. O rei do norte contra o rei de Westeros, ambos reinados contendo fortalezas e exércitos grandiosos, contudo o rei do norte vencedor da batalha levou vantagem na guerra devido algumas características que que encontramos nesse versículo.
NARRATIVA: A carta aos filipenses é uma carta maravilhosa que nos apresenta um dos temas principais, a ALEGRIA. E essa alegria é ligado intimamente a um outro tema importantíssimo da carta, o "mesmo sentimento” ou exegeticamente "mesmo pensamento”.
O mesmo amor.
A primeira caracteristica para verdadeira fraternidade é ter o "mesmo amor". Uma igreja fraterna é marcada por irmãos que tem como propósito o mesmo amor. Levando em consideração, que a palavra grega "amor” significa ἀγάπην, a mesma palavra que aparece em Fm 5 e 1Co 13.1.
Philemon 5 RA
estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos,
1 Corinthians 13:1 RA
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Portanto, a fraternidade verdadeira é baseada no amor.
2. Unidos de alma.
A segunda característica da fraternidade verdadeira é oriunda de uma união da alma. Aqui devemos pontuar o que seria o termo "alma”. Esse termo no grego é σύμψυχοι, que é constituído por uma preposição com, a raiz alma, isto é, essa palavra expressa cooperação, intimidade e comunhão. Percebemos, que a fraternidade genuína é baseada também numa união intima e sincera de alma.
3. O mesmo sentimento.
E a última característica descrita nesse verso é o mesmo sentimento. A igreja movida pelo Espírito caminha para chegada final, com o mesmo sentimento. E a palavra sentimento, como todas as outras ocorrencia desta carta, aparece como pensamento, φρονοῦντες, que aponta para compreensão.
Conclusão:
A igreja de Filipos é exortada em Cristo a apresentar algumas característica de uma verdadeira fraternidade. Primeiro, o mesmo amor, segundo unidos de alma e terceiro o mesmo sentimento. Essas caracteristicas para Paulo, completaríam a sua alegria para com aquela igreja.
Aplicação:
A exortação de Paulo áquela igreja nos chama a atenção em alguns pontos:
O relacionamento entre os irmãos não pode apresentar pensamento dividido. Pois um reino dividido, não subsistirá, o proprio Senhor Jesus disse isso.
O relacionamento em comunidade precisa ser vivenciada em cooperação, unidos em uma só alma.
A base dessa fraternidade, é baseada no amor. Pois Cristo foi o verdadeiro exemplo de atitude de amor, se entregando na cruz. Não existe exemplo maior do que esse, de humildade e amor, Fp 2:5-11
Philippians 2:5–11 RA
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Related Media
See more
Related Sermons
See more