Atributos de Deus - Amor

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

1. Deus é amor

1Jo. 4.8,16
1 John 4:8 RA
Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
1 John 4:16 RA
E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.
1Jo. 3.16
1 John 3:16 RA
Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.
Ephesians 2:4 RA
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
Titus 3:5 RA
não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
John 17:24 RA
Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

2. Amor é o atributo da natureza divina em virtude do qual Deus é eternamente movido à autocomunicação. (Não indiferença)

3. O amor é eterno porque sempre existiu entre as pessoas da Trindade.

4. “Deus tem em si mesmo o eterno e inteiramente adequado objeto do seu amor, independentemente do seu relacionamento com o mundo”.

5. O amor de Deus não deve ser confundido com misericórdia e bondade para com as criaturas.

6. Clara Elizabeth Ward: “Se eu pudesse reunir cada olhar de amor que cada criatura humana emprega e todos os olhares alegres da mãe, todos os olhares pesarosos que os mortais têm e misturasse com a graça do Unigênito de Deus, suponho que veria o rosto do Salvador”.

7. Nem o amor de Deus é simples consideração pelo ser em geral sem relação com sua qualidade moral. Inculquemos o supremo dever de amar o Santo, de ser santo como ele é santo e procurar pôr todos os seres inteligentes em conformidade com a santidade daquele que é Santo.

8. O amor de Deus não é simplesmente um sentimento emocional procedente do sentido ou do impulso nem é motivado por considerações utilitárias.

Jo. 11.36 (Amor filéo)
John 11:36 RA
Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava.
Jo. 3 . 16 Mt. 19.19
John 3:16 RA
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Matthew 19:19 RA
honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

9. amor imanente de Deus é um sentimento racional e voluntário baseado na razão perfeita e na escolha deliberada.

O cristianismo retifica os sentimentos, outrora excessivos, impulsivos, ímpios; dá-lhes objetivos dignos e imortais, regula a intensidade deles na devida proporção ao valor das coisas sobre as quais se apoia e ensina os verdadeiros métodos das suas manifestações. Na verdadeira religião, o amor forma uma co-participação com a razão. ... O amor de Deus não é uma torrente de emoção arbitrária, selvagem, apaixonada ... e tornamo-nos semelhantes a Deus, submetendo nossas emoções, simpatias, sentimentos ao domínio da razão e da consciência”.

10.Porque o amor de Deus é racional, envolve uma subordinação do elemento emocional até uma lei mais elevada do que ele mesmo, a saber, o da verdade e santidade.

Fp. 1.9
Philippians 1:9 RA
E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,
Rm 15.2
Romans 15:2 RA
Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.

11. Portanto, o amor imanente de Deus requer e acha um perfeito padrão em sua própria santidade e objeto pessoal à imagem de suas próprias perfeições infinitas. Deve ser entendido só à luz da doutrina da Trindade.

Deus não é apenas aquele que ama; ele é também o Amor que é amado.
“Deus que dá”, ou “Deus doador”. Doação não é um episódio no seu ser - dar é a sua natureza. E não só dar, mas dar a si mesmo. Isto acontece eternamente na comunicação de si mesmo na Trindade; isto ele faz transitivamente, e temporariamente ao entregar-se em nosso benefício na pessoa de Cristo, e a nós na pessoa do Espírito Santo.

13. O amor imanente de Deus constitui a base da bem-aventurança divina. Porque há um objetivo do amor infinito e perfeito assim como do conhecimento e vontade na natureza a existência do universo não é necessária à sua serenidade e alegria.

14. O amor de Deus envolve também a possibilidade do sofrimento divino e o sofrimento por causa do pecado que a santidade necessita da parte de Deus é em si a expiação.

Ap. 13.8
Revelation 13:8 RA
e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
1Pe 1.19-20
1 Peter 1:19–20 RA
mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós
Related Media
See more
Related Sermons
See more