Funeral

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Funeral
Ecl. 7:2 “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todas as pessoas; e que os vivos o tomem em consideração.”
O primeiro e o último dia da vida têm lições importantes a nos oferecer, especialmente quando estamos falando de alguém que escolheu fazer a vontade de Deus.
Quando Dídimo, o Cego, (São Dídimo) estudou esse versículo, ele comentou que o dia de morte de um cristão é melhor porque é “o fim e o término do mal.
O apóstolo Paulo expressou um pensamento semelhante em sua carta aos Filipenses (1.21–23).
o Ao comparar a vida com a morte, Paulo achou difícil decidir qual era melhor: “Já não sei o que hei de escolher”, ele disse.
Assistir a um funeral nos ajuda a refletir sabiamente sobre a morte.
Ele nos ajuda a chorar, o que nos capacita a receber o consolo que Jesus prometeu àqueles que choram (Mt 5.4).
Assistir a um funeral incentiva uma contemplação sóbria da nossa própria mortalidade, e isso, por sua vez, nos ensina a viver.
A oração de Moisés é útil para todos nós: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12).
Um lugar onde podemos obter esse coração sábio é em um funeral, onde nos lembramos que os nossos próprios dias estão contados e assumimos um compromisso renovado de fazer com que cada dia conte para a eternidade.
É por isso que o dia da morte de um cristão é melhor que o nascimento.
“No dia de seu nascimento, nasceu para morrer”, escreveu Thomas Boston, mas “no dia de sua morte, ele morre para viver
Há um contraste entre o mundo que entramos quando nascemos e o que entramos quando morremos.
Quando morremos entramos para um mundo de total descanso, não dor, angústia, traição.Charles Spurgeon descreveu a morte como o dia em que cristãos “alcançam e, todo perigo passou, entram em seu porto desejado”
Para entender como o nosso último dia pode ser o nosso melhor dia, precisamos voltar para o dia em que Cristo nasceu, e para o dia ainda melhor em que ele morreu pelos nossos pecados. O dia em que Jesus nasceu foi um dos melhores dias – a vinda do nosso Deus e Rei.
Não é o nascimento de Jesus que nos salva
é antes a morte de Jesus que liberta
Existem, portanto, várias maneiras de interpretar o que Salomão diz sobre os dias do nascimento e da morte
A principal razão pela qual o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento é porque, paradoxalmente, a morte tem mais a nos ensinar sobre a vida.
O que é a vida? Diante de um momento como esse?
“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.
A festa tem seu lugar na vida, especialmente quando festejamos para glória de Deus
Jesus gostava de festejarNo entanto, até as celebrações mais alegres tendem a ser superficiais.
Como observa Derek Kidner sabiamente: “Em um nascimento (e em todas as ocasiões festivas e alegres), a atmosfera geral é animada e expansiva. Não é o momento para contemplar a brevidade da vida ou as limitações humanas: deixamos correr soltas as nossas alegrias e esperanças. Na casa de luto, porém, o humor é pensativo e os fatos são simples.
Ir a um funeral é melhor neste sentido: ele nos ensina a sermos sábios na forma como vivemos e assim nos preparamos para morrer.
É comum na nossa cultura negarmos a realidade da morte
A indústria do cinema cria várias abordagens, contudo a bíblia nos dá a verdadeira resposta.
Muitas pessoas não estão preparadas para a morte
A bíblia fala de um momento em que Deus reconstruirá o mundo
APOC 21 – Novos Céus e Nova Terra
4E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5E aquele que estava sentado no trono disse:
— Eis que faço novas todas as coisas.
Aqui é o próprio Deus falando com João
A bíblia nos incentiva a olhar para o futuro
Aqui está o glorioso resultado do plano redentor de Deus que Cristo cumpriu
Deus renova seres humanos vivos e trará de volta a vida daqueles que aceitam seu plano de salvação.
Essa é a promessa de Deus que aponta para a consumação, a transformação do céu e da terra e a renovação de toda a criação.
Rom. 8:38-39
38Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more