O Preço da Vida Cristã

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introdução

João informa que gregos, e os não fariseus (v.19) estavam ouvindo, crendo e acompanhando os judeus, que iam ao templo para adorar. Ao contrario dos fariseus.
O fato descrito pelas Escrituras é que os getios eram livres para seguir Jesus, mas entrar ao templo jamais. Eram separados geografica (cidades gregas), religiosa (pátio dos gentios) e etnicamente (Ef 2.14).
(v. 20-22)Parece que os gentios tinham tributado ao Senhor Jesus um status de autoridade e respeito, desconhecido pelos judeus.
O pedido deles para sem nexo, mas não é, pois estavam na grande multidão a certa distância. E agora tomado de coragem querem aproximar-se (no grego ter um encontro com ele - Lc 8.20; 9.9; At 28.20) de Jesus: ou para entrarem, com ele, no templo; ou para caminhar mais perto do mestre. Aqueles que estavam longe estavam sendo aproximados, cumprindo as Escrituras.
Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui ( cf. ).
Os dois porta-vozes foram comunicar a Jesus da vontade dos gregos de vê-lo. Bem Filipe que era Betsaida, cidade Galileia. E André ( homem”, “másculo, viril; e Anderson significa filho de André) é um nome grego.
Os dois porta-vozes foram comunicar a Jesus da vontade dos gregos de vê-lo. Bem Filipe que era Betsaida, cidade Galileia. E André ( homem”, “másculo, viril; e Anderson significa filho de André) é um nome grego.
Uma nota. Esse “senhor” que está na sua bíblia, no v.21, não tem nada a ver com Jesus, e sim uma regra de português que exige que a letra precedente ao sinal de dois pontos, deve ser grafada em caixa-alta.
Continuando, essa é a maior de todas as crises desse texto. Em vez de conceder aos gentios uma audiência, Jesus de maneira surpreendente, anuncia que “chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem” (12.23; cf. 1.51; 3.14; 8.28; 12.32-34).
Ensinando que Deus é glórificado com a ENCARNAÇÃO DE JESUS (v.24-25); com A PRESENÇA DE JESUS (v. 26); MORTE DE JESUS (v. 27-28); REVELAÇÃO DE SI MESMO (v. 29-33); SALVAÇÃO DOS PECADORES (v. 34-36).
Ensinando que Deus é glórificado com a ENCARNAÇÃO DE JESUS (v.24-25); com A PRESENÇA DE JESUS (v. 26); MORTE DE JESUS (v. 27-28); REVELAÇÃO DE SI MESMO (v. 29-33); SALVAÇÃO DOS PECADORES (v. 34-36).
Ensinando que Deus é glórificado com a ENCARNAÇÃO DE JESUS (v.24-25); com A PRESENÇA DE JESUS (v. 26); MORTE DE JESUS (v. 27-28); REVELAÇÃO DE SI MESMO (v. 29-33); SALVAÇÃO DOS PECADORES (v. 34-36).

1º - Vida de Abnegação (v. 23-24)

O preço se seguir a Jesus se assemelha ao ato de morrer
Jesus evita de responder a pergunta de Filipe sobre os gregos, passando a ensinar sobre como ele vivia a expectativa da morte para livrar seu povo do pecado e da morte. E por isso chegou a hora exata (13:31, 32; 17:1–5,9,10).
Jesus diz que a Vida Eterna só chega por meio de uma morte.
Jesus se apropria de uma linguagem agrícola comum daquele tempo para explicar o sentido da morte Dele e os benefícios que ela gerará.
O Primeiro é a GLORIFICAÇÃO DE DEUS, O PAI. Como dissemos no sermão anterior que há várias formas de glorificação a Deus. Quando Jesus se encarnou (), com o propósito de livrar seu povo dos pecados deles (). E não só isso, e de uma forma voluntária jamais vista e experimentada, mas imitada na essência (Fl 2.5-11). Assim não só pregava, quanto vivia a vontade de Deus, o Pai.
E essa glorificação é o cumprimento das profecias de Deus reveladas no tempo pelos profetas.
Mas agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser o seu servo, para trazer Jacó de volta e reunir Israel a ele, porque sou glorificado diante do Senhor, e o meu Deus é a minha força. Sim, ele diz: “Para você, é muito pouco ser o meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta o remanescente de Israel. Farei também com que você seja uma luz para os gentios, para que você seja a minha salvação até os confins da terra.”- .
para ser o seu servo,
para trazer Jacó de volta
e reunir Israel a ele,
porque sou glorificado
diante do Senhor,
e o meu Deus é a minha força.
6Sim, ele diz:
“Para você, é muito pouco
ser o meu servo
para restaurar as tribos de Jacó
e trazer de volta
o remanescente de Israel.
Farei também com que você seja
uma luz para os gentios,; ; ;
para que você seja
a minha salvação
até os confins da terra.”
Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou - .
De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia - .
Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus - ; .
Tornando-se nosso mediador.
O preço se seguir a Jesus se assemelha ao ato de morrer
Em SEGUNDO plano.
CFW 8, IV. Este ofício o Senhor Jesus empreendeu mui voluntariamente. Para que pudesse exercê-lo, foi feito sujeito à lei, que ele cumpriu perfeitamente; padeceu imediatamente em sua alma os mais cruéis tormentos e em seu corpo os mais penosos sofrimentos; foi crucificado e morreu; foi sepultado e ficou sob o poder da morte, mas não viu a corrupção; ao terceiro dia ressuscitou dos mortos com o mesmo corpo com que tinha padecido; com esse corpo subiu ao céu, onde está sentado à destra do Pai, fazendo intercessão; de lá voltará no fim do mundo para julgar os homens e os anjos.
O preço se seguir a Jesus se assemelha ao ato de morrer
.
Para Jesus a morte: O poder de Deus triunfa sobre o poder da morte e por ela Deus é glorificado (); A morte não é o fim da nossa história (ICo 15.54-56). A morte foi na sua morte destruída (). É a passagem dos salvos para a continuidade da vida eterna com Deus ().
CFW, 11.III. Cristo, pela sua obediência e morte, pagou plenamente a dívida de todos os que são justificados, e, em lugar deles, fez a seu Pai uma satisfação própria, real e plena. Contudo, como Cristo foi pelo Pai dado em favor deles e como a obediência e satisfação dele foram aceitas em lugar deles, ambas livremente e não por qualquer coisa neles existente, a justificação deles é só da livre graça, a fim de que tanto a justiça restrita como a abundante graça de Deus sejam glorificadas na justificação dos pecadores.
CFW, 11.III. Cristo, pela sua obediência e morte, pagou plenamente a dívida de todos os que são justificados, e, em lugar deles, fez a seu Pai uma satisfação própria, real e plena. Contudo, como Cristo foi pelo Pai dado em favor deles e como a obediência e satisfação dele foram aceitas em lugar deles, ambas livremente e não por qualquer coisa neles existente, a justificação deles é só da livre graça, a fim de que tanto a justiça restrita como a abundante graça de Deus sejam glorificadas na justificação dos pecadores.
A reposta prática da ação de Jesus que chegou aos desesperados de Israel, deve ser seguida na pratica pelos seus seguidores. Tal podemos resumir com uma pergunta: Por que ter medo da morte se essa não mais tem poder (e não efeito) sobre nós?
APLICAÇÃO
aplicação
A Igreja cresceu graças à morte dos mártires. Segundo a famosa frase: "O sangue dos mártires foi a semente da Igreja." Foi porque eles morreram que a Igreja se converteu na Igreja viva. As grandes coisas sempre viveram porque os homens estiveram dispostos a morrer por elas. Mas se converte em algo ainda mais pessoal. É comum suceder que um homem determinado chega a ser realmente útil para Deus só quando enterra seus objetivos e ambições pessoais.
Hoje não abrimos mão de nosso conforto, de nossa ideia de uma vida bem-sucedida, para quase nada. Temos orgulho de ser o somos, conhecer o que conhecemos, e não temos nenhuma alegria em dar a nossa vida e nosso tempo.
Hoje temos muitos entusiastas de internet. Pessoas que motivam pessoas a orar e não são vistas nos cultos de oração; pessoas que publicam pregações e estudos e faz tempo que não diz a descrente que é esse Jesus que diz tanto gostar.
"Aqueles que conhecem o grande e terno coração de Jesus, certamente serão levados a negar seus próprios amores, para participar da expressão do Seu amor."
"Aqueles que conhecem o grande e terno coração de Jesus, certamente serão levados a negar seus próprios amores, para participar da expressão do Seu amor."
Precismos encarnar a bandeira de sermos UMA IGREJA MISSIONAL, ou seja, que ela toda está indo para proclamar, de todas as formas possíveis, a todas as pessoas possíveis, o evangelho.

2º - Vida de Devoção (v. 25-27)

Fica claro pela simples leitura que o serviço a Jesus não é algo a ser passado de forma desapercebida e simplista. É preciso ODIAR a forma que vivemos nessa pela sua imperfeita e passageira relevância. Quando esse mundo perde o valor o céu parece mais próximo.
"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vêm do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre - .
A ideia majoritária é a impossibilidade de conciliar uma vida de DEVOÇÃO EXTREMA a Jesus e uma igualmente proporcional a essa vida. Pela lógica seria: se me exforço para agradar o meu patrão, seria maior o esforço para com Deus; se me dedico sem reservas na minha casa e no meu serviço, mais ainda para com Deus. Se eu estudo muito para passar em provas e vestibular, mais ainda para com Deus; se bato ponto e ouço meu chefe todos os dias, mais inda para com Deus.
(2) Jesus dizia que só entregando a vida a retemos.
Jesus diz que só entregando a nossa vida a guardemos no seu.
Por isso que disse que o melhor meio de guardar intacta a vida é morrer para a glória de Deus.
Em SEGUNDO plano.
APLICAÇÃO.
APLICAÇÃO.
Philip James "Jim" Elliot (8 de Outubro de 1927 – 8 de Janeiro de 1956) era um cristão protestante, um dos 5 missionários mortos enquanto participavam da Operation Auca (Operação Alca), uma tentativa de evangelizar os Huaorani, um povo do  Equador.  Jim Elliot tinha uma oração constante registrada em seus diários: "Consuma minha vida, Senhor. Eu não quero uma vida longa, mas sim cheio de Ti, Senhor Jesus. Satura-me com o óleo do teu Espírito".
É dele a frase: "Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder."
Treinamos nossos filhos para serem homens e mulheres para serem bons profissionais a qualquer custo. Falta uma aula, Deus o livre. Mas faltar ao culto não tem problema; Deus te livre de ter um filho analfabeto, mas essa preocupação não a acompanha o fato de ter um filho condenado eternamente.
Entregar-se para o Reino de Deus, seria a ultima coisa a fazer, para alguns. Ser missionário, pastor, oficial da Igreja é algo indesejados e até mesmo proibido em muitos lares. As pessoas querem ser ricas nessa terra, mas ajuntar tesouros no seu são para poucos.
Ilustração: Minha filha o que acha se Deus mandasse a gente ir pregar a bíblia em outro lugar: E ela me disse: pai eu acho que a gente gosta de Itacibá.
Fico a imaginar quando plenos pulmões e sem nenhuma vontade cantamos: “ao rei dos reis consagro tudo o que sou […] a minha vida eu entrego nas suas mãos meu Senhor”, afirmamos que “as marcas do flagelo de Cristo temos em nosso coração”.
Imagine o que é o céu perfeito, onde tudo está bom e da certo. Jesus deixou esse lugar, por ordem de Deus para vir a esse mundo passar necessidade, tentação, dor e perseguição para salvar pecadores.
Itacibá precisa que as Igrejas sejam despertadas para a pregação do evangelho.
1º - Vida de Abnegação (v. 23-24);
1º - Vida de Abnegação (v. 23-24);
2º - Vida de Devoção

3º - Vida de Exultação

A melhor coisas da vida cristã é sermos achados fiéis ao chamado de Deus. Ficamos satisfeitos e desejosos da ação do Espírito Santo em nossa vida, afim de perdemos o controle de nossas vidas deixando para Deus, isso.
A vontade de fazer Deus glorificado em nossa vida não é novo e faz parte da oração dominical. Quando, em oração dizemos: “Pai nosso que estás nos céu SANTIFICADO seja o teu nome”.
Na PERGUNTA 109 do CM respondendo a essa petição nos informa nosso manual de Teologia: Pelo que oramos na primeira petição?
R. Na primeira petição, que é: "Santificado seja o teu nome" – reconhecendo a inteira incapacidade e indisposição que há em nós e em todos os homens, de honrar a Deus, como é devido, pedimos que ele, pela sua graça, nos habilite e nos incline, a nós e aos demais, a conhece-lo, confessa-lo e altamente estimar, a ele e a seus títulos, atributos, ordenanças, palavras, obras e tudo aquilo por meio do qual ele se dá a conhecer; a glorifica-lo em pensamentos, palavras e obras, que ele impeça e remova o ateísmo, a ignorância, a idolatria, a profanação e tudo quando o desonre; que pela sua soberana providência dirija e disponha tudo para a sua própria glória.
Em suma, Jesus diz a que a grandeza desta vida de entrega só chega mediante o serviço.
Por que ato de Deus ser glorificado é uma AÇÃO em alguém que cumpriu a sua vontade. E jesus informa que a sua obra será:
A. Por fim ao ministério do Inimigo de Nossas Almas (v.31, 33). E quem é:
nos quais o deus deste mundo cegou o entendimento dos descrentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus - .
nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência - .
Chegou o momento de este mundo ser julgado, e agora o seu príncipe será expulso - . Ele nos libertou do poder das trevas () e do poder da morte () e escravidão de satanás ().
B. E essa libertação gerará em alguns o privilégio o ser atraído por Jesus, até por que não há uma neutralidade na vida espiritual. Ou de fato se estar com Cristo ou com o diabo.
B. E essa libertação gerará em alguns o privilégio o ser atraído por Jesus, até por que não há uma neutralidade na vida espiritual. Ou de fato se estar com Cristo ou com o diabo.
Então Ele nos libertou do poder das trevas () e do poder da morte () e escravidão de satanás (Ef 2.2).
v. 32 - Jesus se submeteu a lei de Deus para quem em cumprindo seus designos, justificasse os seus (Dt 21.22).
v.32 - “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. A palavra ATRAÍDO ( helko - ελκυω ) significa puxar, arrancar; puxar por um poder interno, arrastar, impelir, trazer para perto. João e Jesus vão nos dizer que ninguém vai a Deus sem Ele (). E não há outro jeito, pois cremos pelas Escrituras que o homem, como está, em depravação, não pode ir a Jesus. A salvação é uma obra de Deus (; - Predestinou; - Escolheu; - Chamou); O Filho é meio pelo qual vem a salvação (); E o Espirito Santo aplica essa obra, regenerando (). E em nenhuma dessas o homem não participa, se não rendido, e iluminado pelo Espírito Santo.
2) metáf., puxar por um poder interno, arrastar, impelir
APLICAÇÃO
A morte, para os que rejeitaram Jesus, é o início de uma eternidade de tormento no que a Bíblia chama de inferno
A morte, para os que rejeitaram Jesus, é o início de uma eternidade de tormento no que a Bíblia chama de inferno
CONCLUSÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more