Uma comunidade alegre - Rm 15.13

Comunidade Centrada no Evangelho  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Handout
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introducão

Na reflexão anterior, examinamos o conceito da "fé que atua pelo amor" (Gl 5.6).
Vimos que nossa falta de amor sempre revela falta de fé uma "uma desconexão com o evangelho".
Hoje, começaremos a examinar alguns frutos de uma comunidade centrada no evangelho.
A primeira e talvez a mais importante é a alegria.
A alegria é o desejo e objetivo de muitas pessoas...
Alegria agora Agora e amanhã Alegria agora e depois E depois e depois de amanhã...
Daniela Mercury (música de rua)
A falta de alegria na comunidade cristã é um indício claro de que algo está errado no nosso entendimento do evangelho.
Essa reflexão nos ajudará a entender como podemos experimentar a alegria em Cristo de forma completa.
Umas das características que definem a comunidade centrada no evangelho é a ALEGRIA.
Se crermos nas boas notícias do evangelho e se experimentarmos a obra continua do Espírito Santo mediante o arrependimento e a fé seremos pessoas alegres.
Não há como evitar isso!
A alegria é um dos resultados do conhecimento de Jesus como Salvador e Senhor.
O fruto do Espírito é [...] alegria" (Gl 5.22).
Repare em como a Escritura descreve reiteradamente a alegria como uma consequência da crença no evangelho:
1 Peter 1:8–9 NAA
Mesmo sem tê-lo visto vocês o amam. Mesmo não o vendo agora, mas crendo nele, exultam com uma alegria indescritível e cheia de glória, obtendo o alvo dessa fé: a salvação da alma.
Acts 13:52 NAA
Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Philippians 4:4 NAA
Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!
1 Thessalonians 1:5–6 NAA
porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. E vocês sabem muito bem qual foi o nosso modo de agir entre vocês, para o próprio bem de vocês. E vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra com a alegria que vem do Espírito Santo, apesar dos muitos sofrimentos.
A conclusão é clara: o povo de Deus deve buscar ser alegre de forma constante perceptível.
Assim, pare por um momento e pense sobre si mesmo.
Você é uma pessoa alegre?
As pessoas o veem assim?
Agora pense sobre a igreja. Nos destacamos por uma alegria radical?
Será que os visitantes comentam sobre a profunda alegria que eles veem entre nós?
Alguns de nós teriam de admitir que a alegria não é sempre uma carateristica marcante da nossa alma ou de nossa comunidade.
E nem sempre nós reconhecemos isso como um problema sério.
Consideramos digno de preocupação outros fatores.
Mas falta de alegria? Qual é problema com isso?
Deixem que Martyn Lloyd-Jones, um influente pregador britânico do século 20, responda a essa pergunta.
Os cristãos parecem estar perpetuamente deprimidos e muitas vezes demonstram infelicidade e falta de liberdade e alegria. Não há dúvida de que essa é a principal razão pela qual muitas pessoas deixaram de se interessar pelo cristianismo. [...No mundo em que tudo se perdeu com tanta tristeza, devemos nos destacar como homens e mulheres diferentes, pessoas caracterizada por uma alegria essencial.
Já vimos que a falta de amor sempre revela falta de fé. O mesmo se pode dizer em relação à falta de alegria.
Se nos falta alegria, nosso problema real é a incredulidade.
Não confiamos e não descansamos plenamente em Jesus e no que ele realizou por nós em sua morte e ressurreição.
A alegria procede da fé: "E o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz na vossa fé" (Rm 15.13a).
Nossa falta de alegria é uma questão missional, ou seja.
Um mundo triste, precisa de uma igreja alegre, se não somos alegres o Evangelho que pregamos será desinteressante aos que nos ouvem e nos veem.
As pessoas precisam do evangelho, pois o reino de Deus.
Romans 14:17 NAA
Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
Para a glória de Deus, para a salvacão das pessoas e pela causa do evangelho, devemos buscar a alegria incansavelmente.
Mas como? Como nos tornamos mais alegres?
Então, qual é o "problema com a fé" por trás de nossa falta de alegria?
Muito comumente, o problema é que temos confundido justificação com santificação.
Justificação é o termo teológico referente à declaração definitiva de perdão e remissão por parte de Deus.
Trata-se de um termo legal, e portanto é didático imaginar um tribunal celestial: Deus é o Juiz, e você se encontra culpado diante dele, sendo julgado pelos seus pecados.
No entanto, por causa da sua fé em Cristo e na morte dele na cruz em seu favor, Deus bate o martelo e o declara "inocente".
Você é inocentado, libertado e perdoado! O veredicto de "culpa" por seu pecado é transferido para Jesus.
Mas isso não é tudo.
O registro da justiça perfeita de Jesus também é creditado a você.
Portanto, você não é apenas perdoado, mas também é declarado justo em Cristo!
Essa é uma transação legal, completa e definitiva, que ocorre no momento em que você crê em Jesus:
Romans 5:1 NAA
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,
A Santificação é o termo teológico referente à nossa transformação continua à semelhança de Cristo.
Trata-se de uma jornada progressiva em direção à santidade que continua ao longo da nossa vida.
Às vezes, ela ocorre rapidamente, em um ritmo de tirar o fôlego. Outras vezes, o ritmo é vagaroso e metódico.
Mas ela sempre ocorre, porque Deus é fiel:
Philippians 1:6 NAA
Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.
Enquanto a justificação é um ato único e definitivo da parte de Deus, a santificação é um processo contínuo que requer nossa cooperação:
Romans 6:19 (NAA)
[…], assim ofereçam agora os seus membros para que sejam servos da justiça para a santificação.
Eis o grande erro que muitas vezes rouba nossa alegria: a confiança na nossa justificação tende a se basear na nossa santificação.
Em outras palavras, se não estivermos realmente "indo bem" na santidade e na obediencia, duvidamos que tenhamos sido perdoados por Deus e creditados com a justiça de Cristo.
Quando temos lutas no processo de santificação, sendo atacados repetidas vezes pelos mesmos pecados ou quando parece que não conseguimos "progredir" espiritualmente, questionamos se Deus poderia mesmo nos aceitar e nos amar.
As vezes, questionamos se somos cristãos de verdade. Vivemos em derrota, desespero e desânimo.
Você percebe esse padrão em si mesmo? Você o vê nos cristãos à sua volta?
Quando nossa confiança na justificação se baseia em nossa santificação, não estamos fazendo nada a não ser cair em autojustificação.
E isso não parece funcionar porque, afinal de contas, não nos sentimos justos!
Entretanto, pense um pouco:
Se nossa falta de santificação (nossa falta de justiça no dia a dia) nos faz duvidar do amor e da aceitação de Deus, então confiamos na justiça de quem, afinal?
Na nossa própria justiça!
Essa é a razão da nossa falta de alegria. Essa é a razão do nosso declínio espiritual.
Estamos confiando em nós mesmos! (Encaremos a verdade: quem não ficaria triste em confiar em alguém tão imperfeito como você mesmo?).
Então, como podemos experimentar a alegria duradoura?
Crendo na verdade da justificação pela fé.
Devemos declarar, todos os dias, as grandes promessas biblica da justificação:
Tenho paz com Deus (Rm 5.1); Jesus levou meus pecados em seu corpo sobre a cruz (1Pe 2.24) Deus creditou a justiça de Jesus a mim pela fe (Rm 4.5); Está consumado!" (Jo 19.30).
Quão grandes são essas verdades. Quão ricas e repletas de alegria são essas realidades!
Não contribui com nada para minha justificação. É a justiça de Jesus que garante minha aceitação diante de Deus.
A obra de Jesus é a ÚNICA coisa de que preciso e somente Jesus pode me fazer definitivamente alegre.
Confiar completamente na justificação pela fé na obra de Cristo em meu favor é crucial para uma alegria profunda e permanente.
Quando minha santificação segue devagar e minhas lutas contra o pecado são intensas, ainda assim sou alegre porque Jesus é minha alegria.
Quando minha santificação avança rapidamente e experimento vitória sobre o pecado, estou alegre porque Jesus é minha alegria!
Essa disciplina de descansar na obra de Cristo, pela fé é um processo constante de reorientação e recordação.
Um processo de conhecer a Deus, viver em Comunidade e servir no mundo.
É algo contínuo. É diário. E requer que eu ouça a voz do Espírito Santo quando eu não estiver crendo ou obedecendo.
Antes de sermos uma comunidade alegre, você, precisa ser uma pessoa alegre, porque foi alcancada por Jesus.
Ser alguém alegre é ser satisfeito na obra completa de Jesus.
A comunidade centrada no evangelho será uma comunidade de alegria radical.
Se pergunte por um minuto:
Eu sou radicalmente alegre em Jesus?
Estou cooperando para minha comunidade ser radicalmente alegre em Jesus?
Se não, em que ponto a verdade da justificação pela fé precisa ser ainda mais aprofundada?
Como vocês podem ajudar uns aos outros a crescer em fé e, assim, em alegria?
Vimos até aqui que a alegria procede de basear nossa vida na obra de Jesus Cristo, que nos faz justos diante de Deus, o crescimento em alegria requer que aprendamos a viver de acordo com isso, no dia a dia.
Da mesma forma que fazemos com o oxigênio, precisamos respirar a verdade do evangelho constantemente.
Não podemos pegar um pouco de Jesus durante o período que passamos juntos no culto e viver dessa porção o restante da semana.
Da mesma forma que não poderíamos tomar um grande fôlego de ar na parte da manhã e dizer: "Estou bem. Peguei meu suprimento diário de oxigênio”.
Precisamos aprender a respirar as boas notícias do evangelho com regularidade (e constância).
Fazer isso permite que nos relacionemos com Deus e com os outros baseando-nos no que Cristo já realizou por nós, e não em nosso bom desempenho.
A medida que aprendermos a viver de acordo com nossa nova identidade, também começaremos a mudar em outras áreas o que desejamos e como vivemos.
O que fazemos, o que amamos, o que desejamos e como vivemos.
Precisamos perceber em que ponto a incredulidade está operando, roubando de nós a alegria que vem do descanso em Cristo.
John Newton diz:
A luta diária por alegria é a luta para manter a fé na total suficiência de Cristo.
Nós podemos desfrutar de alegria verdadeira agora, se confiarmos somente em Cristo e sua obra na Cruz, quando passamos a confiar em Jesus.
Seu Espírito Santo faz morada em nós e enche diariamente nosso coracão de alegria.
E essa alegria servirá de testemunho para esse mundo triste.
A nossa alegria coopera para nossa missão no mundo de pregar o Evangelho.
O mundo anseia pela alegria, veja isso refletido num dos poemas de Vininius de Moraes:
Dialética É claro que a vida é boa E a alegria, a única indizível emoção É claro que te acho linda Em ti bendigo o amor das coisas simples É claro que te amo E tenho tudo para ser alegre Mas acontece que eu sou triste...
Vinicius de Moraes
Cristo nos faz alegres por sua obra para vivermos radicalmente alegres e mostrarmos ao mundo que somente em Jesus está a verdadeira alegria.
Related Media
See more
Related Sermons
See more