Uma comunidade missional - Jo 20.21

Comunidade Centrada no Evangelho  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Handout
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Introdução

Nas últimas semanas estamos explorando algumas das marcas que definem a comunidade centrada no Evangelho: alegria, humildade, honestidade e graça.
Hoje, nesta última, veremos uma característica final da comunidade centrada no evangelho; a missão.
A comunidade centrada no evangelho é uma comunidade que alcança outras pessoas como Deus a alcançou.
Quando falamos em missão logo pensamos naquilo que os missionários tradicionais fazem quando deixam sua terra e se dirigem a uma cultura estrangeira.
Ainda que nem todos sejam chamados a se mudarem para longe de casa a fim de compartilhar o evangelho.
Todos os cristãos são chamados a deixar suas rotinas confortáveis e buscar alcançar aqueles ao seu redor que não conhecem Jesus.
O Pai enviou o Filho; o Filho enviou o Espírito; e o Espírito envia a igreja para continuar a missão de Deus.
Como pessoas transformadas pelo Espírito Santo mediante o evangelho, somos o povo "itinerante", sempre em movimento para alcançar outras pessoas como Deus se moveu em nossa direção para nos alcançar.
Agora que chegamos à última reflexão, vamos fazer uma breve revisão do que vimos até o momento.
Começamos na primeira reflexão com a teologia bíblica da comunidade: Deus nos fez para a comunidade; o pecado destrói a comunidade; Jesus nos redime para a comunidade e em comunidade.
Nas reflexões 2 e 3, refletimos sobre como a comunidade molda nossa compreensão do Evangelho.
Também examinamos como o evangelho atua para formar e transformar nossa experiência de comunidade.
Na quarta reflexão, vimos, mediante o princípio bíblico da "fé que atua pelo amor", que nossa incapacidade de amar o próximo tem base na incredulidade quanto as verdades e promessas do evangelho.
E, nas demais reflexões até aqui, exploramos algumas marcas que definem uma comunidade bíblica: alegria, humildade, honestidade e graça.
Agora estamos prontos para refletir sobre a característica final da comunidade centrada no evangelho:
Uma comunidade missional.
Se você é cristão, então é um enviado, um missionário, você está em missão na terra.
A missão não é apenas algo que fazemos; é uma expressão de quem somos em Cristo. É o fluxo natural da obra de renovação do evangelho em nós.
Antes de nos aprofundarmos no texto, vamos considerar três conceitos equivocados, mas bastante comuns a respeito da missão e dos missionários.
A palavra missionário só se refere a quem recebeu o chamado especial de Deus para se dirigir a outras culturas e pregar o evangelho.
Para alcançar os não cristãos com o evangelho, é preciso "fazer as coisas de modo diferente"; são necessários programas especiais, atividades evangelísticas direcionadas, estudos bíblicos apurados etc.
Algumas pessoas são capacitadas por Deus, como os evangelistas, para ganhar pessoas para Cristo; outras receberam o dom de servir somente dentro da igreja.
Essas três afirmações não são completamente erradas.
O problema é que elas não sintetizam todo o ensinamento da Bíblia a respeito da abrangência e do significado da missão.
Perceba como o texto que lemos amplia nosso entendimento:
John 20:21 NAA
21 E Jesus lhes disse outra vez: — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.

1. Todos os cristãos são missionários.

Ser um discípulo de Jesus e parte da igreja, significa que todos fomos enviados ao próximo com as boas-novas de salvação do pecado e da morte.
Isso é parte de nossa identidade como discípulos e como igreja.
Alguns de nós foram chamados para compartilhar o evangelho com os vizinhos da porta ao lado.
Outros de nós foram chamados para compartilhar o evangelho com pessoas de outros países e de outras culturas.
No entanto, todos os cristãos são enviados por Jesus para levar a fé ao mundo descrente.
2 Corinthians 5:18–20 NAA
18 Ora, tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação. 20 Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus.

2. Deus deseja seus discípulos e a igreja como estratégia para a missão.

A Escritura e a história deixam claro que Deus deseja alcançar não cristãos por meio das atividades normais da igreja.
Paulo presume que incrédulos estarão presentes nas reuniões da igreja:
1 Corinthians 14:24–25 NAA
24 Porém, se todos profetizarem, e entrar ali um não crente ou não instruído, ele será convencido por todos e julgado por todos. 25 Os segredos que ele tem no coração se tornarão manifestos, e, assim, prostrando-se com o rosto em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vocês.
A igreja em Atos viu muitas pessoas serem salvas nas rotinas normais do culto e da comunidade:
Acts 2:46–47 NAA
46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Quando a igreja foi espalhada, vimos que:
Acts 8:4 NAA
4 Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.
A missão de Deus segue adiante por meio da atuação do povo dele, onde quer que se encontre e no que quer que faça.
Por isso o culto é nossa porta de entrada para as pessoas conhecerem a Jesus, é o lugar onde as chamamos depois de termos ouvido as pessoas, servido em amor, aberto nosso casa, e então convidamos ao culto.

3. Nenhum discípulo está isento da missão de Deus por meio da igreja.

Há diversidade em nossos dons e papéis, mas há unidade na missão.
Como disse Charles Spurgeon:
"Todo discípulo de Jesus, ou é um missionário, ou é um impostor."
Todo cristão é chamado à missão de Jesus:
Matthew 28:19–20 NAA
19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Fazer discípulos por meio da pregação do Evangelho deve orientar toda a agenda de uma igreja centrada no Evangelho, ela só existe para a missão, não tem outro objetivo.
A missão se resume em ajudar pessoas a conhecer a Deus, viver em comunidade e servir no mundo por meio do Evangelho.
Portanto, o que significa ser uma comunidade missional?
Há centenas de formas de responder a essa pergunta, mas, para simplificar, vamos nos concentrar em uma ideia simples:
John 20:21 NAA
21 E Jesus lhes disse outra vez: — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.
Missão significa alcançar outras pessoas como Deus nos alcançou.

i. Missão significa alcançar.

Na cultura evangélica atual, algumas igrejas e alguns cristãos adotaram a mentalidade "venham até nós".
"Estamos aqui e disponíveis, se as pessoas quiserem saber a respeito de Cristo, nós lhes daremos as informações".
Apesar de ser muito comum, essa abordagem não reflete de modo preciso a maneira que Deus nos tratou.
Se Deus tivesse esperado que nos dirigíssemos a ele, ainda estaríamos mortos em nossos pecados!
Você se lembra como era antes de ser alcançado por Jesus?
Titus 3:3 NAA
3 Pois nós também, no passado, éramos insensatos, desobedientes, desgarrados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo em maldade e inveja, sendo odiados e odiando-nos uns aos outros.
Não estávamos buscando a Deus, por isso ele veio em nossa direção, de forma ativa.
Jesus veio até nós, entrou no tempo, no espaço e na história:
John 1:14 NAA
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
A mensagem do evangelho é que Deus vem nos alcançar enquanto corríamos na direção oposta.
Portanto, quando seguimos Jesus em missão, não esperamos simplesmente que as pessoas venham até nós; nós tomamos a iniciativa e nos dirigimos a elas.

ii. A missão diz respeito aos outros.

Ao longo de toda a Bíblia, vê-se a preocupação persistente de Deus em relação ao estrangeiro, ao forasteiro e ao peregrino.
Ele instruiu Moisés:
Leviticus 19:34 NAA
34 Tratem o estrangeiro que peregrina entre vocês como tratam quem é natural da terra; amem o estrangeiro como amam a vocês mesmos, pois vocês foram estrangeiros na terra do Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
Ele encorajou Paulo na cidade de Corinto:
Acts 18:9–10 NAA
9 Certa noite Paulo teve uma visão em que o Senhor lhe disse: — Não tenha medo! Pelo contrário, fale e não fique calado, 10 porque eu estou com você, e ninguém ousará lhe fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
Assim como nosso Pai celeste, uma igreja missional deseja ver estranhos se transformarem em amigos por meio da fé em Jesus.
Como comunidade missional, devemos desejar ver os que estão afastados de Deus serem reconciliados com ele.
Por isso, devemos fazer tudo para receber bem os descrentes.
Esperamos que não cristãos estejam presentes nas reuniões de oração, nos cultos de adoração e nos pequenos grupos.
Sempre pensamos em como recebê-los bem, servi-los e amá-los.
A missão está enraizada na forma como Deus nos alcançou. Não podemos fingir que somos missionais, ou somos ou não somos.
Estamos plantados na cidade de Palhoça, a fim de gerar um movimento incessante em direção as outras pessoas, assim como Deus se moveu até nós.
Isso nos porá em conflito constante para sairmos da zona do conforto, do controle e abandonar as justificativas.
A única coisa que pode nos tirar dessa zona e nos capacitar para vivermos uma vida em missão é a recordação constante, cheia de alegria, do que Jesus realizou em nosso favor.
Ele foi enviado a nós, para nos libertar do pecado, pagar nossa dívida na cruz, e habitar em nós pelo seu Espirito Santo, a fim de que outros sejam conhecidos por nosso intermédio.
Uma comunidade centrada no evangelho é uma comunidade de pessoas orientadas cada vez mais em torno da missão de Jesus, de pregar o evangelho, fazer discípulos e plantar igrejas.
Devemos procurar oportunidades de abençoar e servir outras pessoas para que cada vez mais pessoas conheçam a Jesus.
Devemos orar pela missão, viver em missão, falar entre nós sobre a missão, de como temos conduzido pessoas a Jesus, e desafiarmos uns aos outros a participar da missão de Jesus no mundo.
Jesus nos alcançou e nos fez seus discípulos, para que a partir de nós, surjam por meio do Evangelho, discípulos que fazem discípulos que fazem discípulos.
Por isso, ser missional significa que, mais do que levar as pessoas à igreja para ouvirem de Cristo, Cristo é levado até as pessoas por meio da presença da igreja no mundo e na vida em sociedade.
Ser uma igreja missional é inspirar, preparar e enviar cristãos a serem autênticos e plenamente cristãos em suas vidas comuns.  
A partir disso, pessoas não-cristãs terão contato com a realidade de Cristo na medida que cristãos se relacionam e lhes comunicam o Evangelho.
Cristãos missionais se tornam pessoas altamente interessados em pessoas.
Eles oportunizam encontros, relacionamentos, convidam pessoas para suas casas, se relacionam com o barbeiro, o tatuador, a manicure, o taxista, a professora, a médica, o açougueiro, o caixa do banco ou supermercado e colegas de trabalho.
Desta forma, a evangelização acontece de maneira orgânica e intencional. Orgânica pois são cristãos tão afetados pelo evangelho que prega-lo é natural, e é parte de quem eles são.
Como suas vidas transbordam de Cristo, inevitavelmente seu estilo de vida refletirá esta realidade.
Uma vida missional é contagiante e tem relativa eficiência no testemunho, pois quebra estereótipos sobre o que significa ser cristão e sobre o que significa evangelizar.
O testemunho pessoal é altamente eficiente. A dimensão intencional, refere-se ao fato de que a partir de relações reais e um interesse profundo pelas pessoas, cria-se condições para trazer outros para a luz de Cristo.

Conclusão

Me deixe fazer algumas perguntas para reflexão:
Você tem buscado ter amizades com não cristãos? Você cria oportunidades para que estas amizades surjam, ou vive isolado do mundo e das pessoas?
Você tem investido tempo orando por seus vizinhos ou pessoas não-cristãs com as quais você se relaciona?
As pessoas não crentes ficam felizes em conhecê-lo, e enxergam Cristo em suas atitudes?
Você tem participado de modo ativo de sua vizinhança ou da vida da cidade a fim de fazer jesus conhecido, ou faz da igreja um grupo fechado e exclusivo?
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more