ORAR PARA SOBREVIVER! Lucas 11.1-4

LUCAS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views

Sobrevivemos aos desafios da vida ao pedirmos ao Pai (nossa filiação) pelo “pão” (nossa sobrevivência).

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Grande ideia: Sobrevivemos aos desafios da vida ao pedirmos ao Pai (nossa filiação) pelo “pão” (nossa sobrevivência).
Estrutura: Pedir ao Pai - filiação (vv. 1-2) e pedir o pão- sobrevivência (vv. 3-4).
Navegar é preciso, viver não é preciso. ''O sentido da vida com propósito é o melhor remédio contra a dor e o sofrimento, e também contra o tédio'' 12/01/2021 » JOSÉ PIO MARTINS Economista, é reitor da Universidade Positivo “Navigare necesse, vivere non est necesse”. Essa frase em latim, título deste artigo, é atribuída ao general romano Pompeu (106-48 a.C.), e ele a teria dito a seus marinheiros para ordenar que, apesar da grande tormenta, suas naus deveriam partir em direção a Roma, levando o trigo carregado na Sicília, na Sardenha e na África. A frase foi transmitida ao longo dos séculos, a começar pelo filósofo e historiador Plutarco (46-120 d.C.) em biografia sobre Pompeu, depois pelo poeta italiano Petrarca (1304-1374), até chegar a Fernando Pessoa. Viktor Frankl (1905-1997), neuropsiquiatra austríaco, escritor e criador da logoterapia (terapia do sentido). Frankl, nascido em Viena (Áustria), era de origem judaica. Em 1939, ele obteve visto para morar nos Estados Unidos, e foi aconselhado a ir embora, porque Hitler houvera invadido a Áustria no ano anterior e ele, como judeu, corria sérios riscos. Apesar disso, ele optou por continuar em Viena, junto de seus pais. Em 1940, ele passou a dirigir o setor de neurologia do Rothschild Hospital, destinado a pacientes judeus.
Em 1941, Frankl se casou com Tilly Grosser; ela ficou grávida, mas os nazistas a obrigaram a abortar e, em 1942, ambos foram presos e enviados com seus pais para o campo de concentração de Terezin, ao norte da cidade de Praga. Ali, seu pai não resistiu e morreu. Em 1944, Viktor Frankl, sua esposa Tilly e sua mãe foram levados ao campo de concentração de Auschwitz para serem executados. A mãe de Frankl foi assassinada na câmara de gás; a esposa Tilly foi mandada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde acabou morrendo com apenas 24 anos de idade. Esse campo tornou-se famoso, porque ali morreram Anne Frank e sua irmã, Margot Frank. Frankl acabou enviado para a prisão de Kaufering e, sob grande sofrimento, adoeceu, mas continuou escrevendo sobre o sentido da vida, até que, em 27 de abril de 1945, dois dias antes do suicídio de Hitler, tropas norte-americanas libertaram o campo de concentração, e ele se salvou. Ao retornar a Viena, em agosto de 1945, Viktor Frankl descobriu que sua mãe, seu irmão e sua esposa haviam sido assassinados. Ele perdeu tudo. Ele não tinha mais nada. Mas ele estabeleceu um propósito: ajudar pessoas a superar a dor e o sofrimento, e escreveu o livro Em Busca de Sentido, até hoje uma obra de sucesso. Frankl dedicou sua vida a trabalhar no que seria a primeira ciência sobre o sentido da vida.
Diante daqueles jovens angustiados pelo desemprego, gastei meus 40 minutos contando um pouco sobre a vida de Viktor Frankl, que viria a morrer aos 92 anos, em 1997, tendo deixado um legado para a humanidade: o sentido da vida com propósito é o melhor remédio contra a dor e o sofrimento, e também contra o tédio.
“Quando um homem descobre que seu destino é sofrer, tem que ver neste sofrimento uma tarefa sua e única. Mesmo diante do sofrimento, a pessoa precisa conquistar a consciência de que ela é única e exclusiva em todo o cosmo-centro deste destino sofrido. Ninguém pode assumir dela isso, e ninguém pode substituir a pessoa no sofrimento. Mas na maneira como ela própria suporta este sofrimento está também a possibilidade de uma vitória única e singular. Para nós, no campo de concentração, nada disso era especulação inútil sobre a vida. Essas reflexões eram a única coisa que ainda podia ajudar-nos, pois esses pensamentos não nos deixavam desesperar quando não enxergávamos chance alguma de escapar com vida. O que nos importava já não era mais a pergunta pelo sentido da vida como ela é tantas vezes colocada, ingenuamente, referindo-se a nada mais do que a realização de um alvo qualquer através de nossa produção criativa. O que nos importava era o objetivo da vida naquela totalidade que incluiu a morte e assim não somente atribui sentido à “vida”, mas também ao sofrimento e à morte. Este era o sentido pelo qual estávamos lutando!”.
CONECTANDO:
Lucas 10.41–42 (NAA)
41Mas o Senhor respondeu: — Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas,
42mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
PAUL TAUTGES:
Normalmente reconhecemos o descontentamento de Marta com sua irmã, mas perdemos a questão mais profunda por trás disso. Marta desabafou sua frustração com Jesus: "Senhor, não te importas?". Marta estava nervosa com a aparente falta de preocupação de Maria com "as coisas importantes", ou seja a lista de tarefas de Marta. Mas seu foco interior tornou sua presença conhecida externamente quando ela o descontou em Jesus. Ela o acusou de falta de compaixão ou cuidado pessoal com ela e ordenou ao Filho de Deus (pense nisso!), que disse à irmã que se ocupasse.
Mas Jesus responde com tamanha paciência: "Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas". Ele não a repreende duramente, mas a corrige gentilmente. Ele a ajuda a discernir a fonte de sua ansiedade: sua preocupação com coisas menores. Só "uma coisa é necessária", diz Jesus. "Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". A ansiedade de Marta fez com que ela perdesse a oportunidade de passar tempo com o visitante mais importante de todos os tempos para agraciar a sua casa!
As emoções não são neutrais ou amorais. Elas são ou piedosas ou ímpias- egocêntricas ou centradas em Deus. Não obstante as considerações físicas ou médicas, sempre há algo acontecendo em nossos corações em relação a Deus quando experimentamos ansiedade. Nunca somos totalmente passivos, mas nossos corações (nosso centro de controle) estão sempre ativos- sempre escolhendo entre o menor e o maior. Marta escolheu sua lista de afazeres em vez de Jesus. Quando sua ansiedade é provocada, o que você escolhe?
Lucas 21.34–35 (NAA)
34— Tenham cuidado para não acontecer que o coração de vocês fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vocês repentinamente,
35como uma armadilha. Pois sobrevirá a todos os que vivem sobre a face de toda a terra.
BÍBLIA A MENSAGEM:
"Ele disse: “Quando vocês orarem, digam: Pai, Revela-nos quem tu és. Dá um jeito neste mundo. Conserva-nos vivos com três boas refeições. Preserva-nos perdoados por ti e perdoando os outros. Guarda-nos de nós mesmos e do Diabo”." Sent from Bible Study
Pedir ao Pai. (vv. 1-2)
(a) Tudo isso foi precipitado por um pedido: “Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos”.
Mateus 6.9–15 (NAA)
9— Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
11o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
12e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores;
13e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!”
14— Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês;
15se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês.
DAVID MATHIS:
Oração, para o cristão, não é apenas falar com Deus, mas responder àquele que primeiro veio em nossa direção. Ele falou primeiro. Essa não é uma conversa que começamos, mas um relacionamento para o qual fomos atraídos. Sua voz quebra o silêncio. Então, em oração, falamos com o Deus que falou. Nosso pedir, implorar e suplicar não se origina de nosso vazio, mas de sua plenitude. A oração não começa com nossas necessidades, mas com sua generosidade. Sua origem está primeiro na adoração e só depois na petição. A oração é um reflexo da graça que ele dá aos pecadores que salva. É a solicitação da sua provisão em vista do poder que ele demonstrou.
(b) Quando o texto bíblico refere-se à oração é usado um verbo específico: προσευχομαι

A oração constante é necessária porque a relação filial com Deus necessita de constante renovação. Ao ensinar a oração do Pai Nosso, Jesus não quer restringir a liberdade, mas mesmo assim o termo apresenta um tom normativo, uma vez que Jesus não é hostil à oração formal, e os discípulos requerem e pedem ajuda com a oração (Lc 11.1ss.).

Mateus 6.31–34 (NAA)
31Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?”
32Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas.
33Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.
34— Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Marcos 11.24 (NAA)
24Por isso digo a vocês que tudo o que pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim será com vocês.
(c) Vale destaque aqui no título de Deus que Jesus opta em sua “oração modelo”: “Pai”.
Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia Jesus Ensina a Oração Cristã (Lc 11.1–4)

O endereço é “Paizinho” (pois essa é a melhor tradução do original). Dessa forma soa em aramaico a palavra Abbá, que é um diminutivo, o modo como as crianças se dirigem ao pai. Essa foi a grande novidade introduzida por Jesus.

Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia Jesus Ensina a Oração Cristã (Lc 11.1–4)

Na verdade, dizendo “Paizinho”, entramos na própria intimidade que existe entre o Filho e o Pai, pois Jesus fraternalmente nos fez participar da sua própria filiação.

William Barclay:
Não devemos nunca usar a palavra "Pai" referindo-nos a Deus com inconsistência, superficialidade e sentimentalismo. Deus não é um pai que fecha os seus olhos tolerantemente a todos os pecados, faltas e erros. Este Deus a quem chamamos de Pai, é um Deus que devemos aproximar com reverencia, adoração, temor e admiração. Deus é o nosso Pai do céu, é o Deus em quem se concentra a perfeita harmonia entre o amor e a santidade.
Lucas 2.49 (NAA)
49Ele respondeu: — Por que me procuravam? Não sabiam que eu tinha de estar na casa de meu Pai?
Lucas 10.21–22 (NAA)
21Naquela hora, Jesus exultou no Espírito Santo e exclamou: — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
22— Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e também ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Lucas 11.13 (NAA)
13Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
Lucas 12.30 (NAA)
30Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas o Pai de vocês sabe que vocês precisam delas.
Lucas 12.32 (NAA)
32— Não tenha medo, ó pequenino rebanho; porque o Pai de vocês se agradou em dar-lhes o seu Reino.
Lucas 22.29–30 (NAA)
29E eu confio a vocês um reino, assim como o meu Pai confiou a mim,
30para que comam e bebam à minha mesa no meu Reino; e vocês se assentarão em tronos para julgar as doze tribos de Israel.
Lucas 22.42 (NAA)
42dizendo: — Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.
Lucas 23.34 (NAA)
34Mas Jesus dizia: — Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, para repartir as roupas dele, lançaram sortes.
Lucas 23.46 (NAA)
46Então Jesus clamou em alta voz: — Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
Lucas 24.49 (NAA)
49Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.
ROBERT JONES:
A preocupação expressa idolatria persistente no coração. Sinaliza que, de alguma maneira, você está confiando em si mesmo; que está em algum grau, edificando a sua vida sobre coisas ou pessoas, e não em Jesus. A sua ansiedade indica automaticamente que as lealdades do seu coração estão temporariamente divididas
(d) O nome de Deus já é santo, mas ele é reconhecido como santo em nossos lábios, isso é orar: “santificado seja o teu nome”.
“É uma oração de que ‘Deus seja Deus, de modo que os homens não reduzissem Deus para um tamanho e formato de fácil manejo’ (Melinski)” (citado por MORRIS 1983, p. 183).
Gouvêa de Oliveira, Flávio; Gouvêa de Oliveira, Flávio. O Evangelho em Carne e Osso: Uma exposição do evangelho de Lucas para pessoas de corpo e alma (p. 204). Flávio Gouvêa de Oliveira. Edição do Kindle.
Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia Jesus Ensina a Oração Cristã (Lc 11.1–4)

Mas o que é a santidade de Deus? É a manifestação da sua glória através dos atos que realiza no mundo, na história e na nossa vida.

Isaías 29.23 (NAA)
23Pois, quando ele e os seus filhos virem a obra das minhas mãos no meio deles, santificarão o meu nome; sim, santificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel.
Lucas 1.46–49 (NAA)
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece ao Senhor,
47e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,
48porque ele atentou para a humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,
49porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.
João 12.28 (NAA)
28Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu: — Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.
Isaías 6.1–4 (NAA)
1No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
2Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava.
3E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
4Os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e o templo se encheu de fumaça.
(e) O Reino do Rei já tinha vindo! Jesus trouxe o Reino de Deus para a terra.
Donald B. Kraybill:
Jesus é obviamente, nosso Rei. Mas isso dificilmente nos dá licença para entrar em uma vida pródiga. Exatamente o oposto. Em sua entrada triunfal em Jerusalém em um jumento, por exemplo, Jesus deixa claro que Ele é, em harmonia com seus ensinamentos, um rei de ponta-cabeça. Assim se Jesus é realmente Senhor e Rei de nossa vida, procuraremos maneiras de demonstrar humildade, generosidade e compaixão comparáveis. Jesus promete “nos abençoar”, nos oferecendo totalidade, paz e alegria. Mas Ele nunca promete riquezas financeiras para seus filhos.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje REINO, REINO DE DEUS, REINO DO CÉU

REINO, REINO DE DEUS, REINO DO CÉU O domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro (Mateus 5:3; 12:28; Romanos 14:17). Às vezes também quer dizer a vida com Deus no céu (2Timóteo 4:18).

Mateus 5.3 (NAA)
3— Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Mateus 12.28 (NAA)
28Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês.
Romanos 14.17 (NAA)
17Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
2Timóteo 4.18 (NAA)
18O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu Reino celestial. A ele, glória para todo o sempre. Amém!
Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia Jesus Ensina a Oração Cristã (Lc 11.1–4)

O anseio pelo reino mostra a meta, o alvo e a missão da comunidade cristã de proclamar o evangelho, porque todos devem ter a mesma oportunidade de crer, até que Deus seja tudo em todos (1Co 15.28).

1Coríntios 15.28 (NAA)
28Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
2. Pedir o pão. (vv. 3-4)
(a) Lucas repete a mesma fórmula de Mateus: “pão nosso”.
No vocábulo “pão”, certamente está incluído tudo aquilo de que nossos corpos necessitam. Reconhecemos nossa completa dependência de Deus no que se refere à vida, ao pão e às demais coisas.
Ryle, J. C.. Meditações no Evangelho de Lucas (Meditações nos Evangelhos) (p. 271). Editora Fiel. Edição do Kindle.
Lutero teve a sabedoria de ver que "pão" era um símbolo de "todas as coisas necessárias para a preservação desta vida, como o alimento, a saúde do corpo, o bom tempo, a casa, o lar, a esposa, os filhos, um bom governo e a paz" e, provavelmente, deveríamos acrescentar que com "pão" Jesus quis se referir às necessidades e não aos luxos da vida.
(b) É o de “cada dia”.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 1967 επιουσιος epiousios

επιουσιος epiousios

talvez do mesmo que 1966; TDNT - 2:590,243; adj

1) palavra encontrada na frase

1a) o pão para as nossas necessidade

1b) o pão que é suficiente para cada dia

A palavra epiúsios traduzida por “cotidiano”. Orígenes argumentou que essa palavra foi inventada por Mateus. Mas, não há muito tempo descobriu-se um papiro que continha essa palavra, e o trecho era justamente uma lista de compras de uma mulher! Ao lado de um dos artigos estava à palavra epiúsios, para lembrá-la de provisões para o dia seguintes. Assim, muito sensivelmente o que esta petição quer dizer é: “Dá-me as coisas que necessitamos para comer o dia que nascerá. Ajuda-me a conseguir as coisas que tenho na lista de compras quando amanhecer o novo dia. Dá-me as coisas que necessitamos para comer quando os nossos filhos voltarem da escola, e o meu marido voltar do trabalho. Concede-nos que nossa mesa não fique vazia quando nos sentarmos juntos hoje!”.
Provérbios 30.7–9 (NAA)
7Duas coisas te peço, ó Deus; não recuse o meu pedido, antes que eu morra:
8afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário,
9para não acontecer que, estando eu farto, te negue e diga: “Quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.
(c) O perdão é suplicado de acordo com o perdão que é praticado: “pois também nós perdoamos todo o que nos deve”.
Salmo 32.1 (NAA)
1Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto.
Efésios 4.32 (NAA)
32Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.
Mateus 5.23–24 (NAA)
23Portanto, se você estiver trazendo a sua oferta ao altar e lá se lembrar que o seu irmão tem alguma coisa contra você,
24deixe diante do altar a sua oferta e vá primeiro reconciliar-se com o seu irmão; e então volte e faça a sua oferta.
(d) A tentação é algo que temos de passar, mas nunca podemos “cair”.

• ser alocado ⇔ cair — ser entregue a alguém, concebido como caindo na direção deste alguém.

• ser inválido ⇔ cair — já não ser válido, concebido como vencido.

• tornar-se ⇔ cair — entrar em um estado, talvez como se involuntariamente; concebido como caindo nesse estado.

• morrer ⇔ cair — morrer, concebido como cair no chão (como em batalha ou em uma caçada).

• mostrar desapontamento ⇔ cair — assumir uma expressão desapontada ou triste, concebida como caindo.

• atacar ⇔ cair — atacar alguém, concebido em termos de cair sobre a pessoa.

Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia Jesus Ensina a Oração Cristã (Lc 11.1–4)

Mas a que tentação Jesus se referiu? A todo tipo de tentação, mas talvez, principalmente, a de abandonar o evangelho de Cristo em troca das sugestões de Satanás: abundância, riqueza, poder e prestígio (4.1–13).

Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia Jesus Ensina a Oração Cristã (Lc 11.1–4)

Esse é o pedido mais importante: que Deus nos poupe de o trairmos, de o negarmos, pois assim trairíamos e negaríamos a nós mesmos e a todos aqueles que lutam para que o reino venha.

Alan Repath faz uma paráfrase concisa da frase "não nos deixes entrar em tentação". Ele escreve: "É a petição negativa da oração da família; é aquilo que nós tememos mais do que qualquer outra coisa. Eu poderia parafrasear esta oração da maneira como faço frequentemente, ao buscar ao Senhor: 'Senhor, eu sou fraco, e evitaria todas as tentações do diabo, se eu pudesse. Eu não estou pedindo para ficar isento desta prova, porque isso não seria bom para mim. Mas, Senhor, se hoje for colocado meu caminho algum incentivo para o pecado, Senhor Jesus, então conduze-me até o final. Tome a minha mão e guarda-me perto de ti, Senhor Jesus. Não peco para ficar livre da fornalha da provação, mas, ó Deus, eu preciso desesperadamente da tua presença ao atravessar o fogo."
2Timóteo 2.22 (NAA)
22Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
(e) Por fim:
Lucas: Jesus, o Homem Perfeito Um Modelo de Oração (11.2–4)

Jesus também deixa claro que devemos buscar as coisas espirituais antes das coisas materiais. Deus deve vir antes de nós. Os interesses dos céus devem ter prioridade aos interesses da terra. Barclay diz que a oração cobre a vida toda: a necessidade presente, o pecado passado e as tentações futuras.

3. Outras aplicações:
(a) É libertador ter um Deus para chamar de “Pai”. E somente o cristianismo nos dá acesso a esse relacionamento com Deus.
Isaías 63.16 (NAA)
16Mas tu és o nosso Pai. Abraão não nos conhece e Israel não nos reconhece, mas tu, ó Senhor, és o nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade.
Mateus 6.9–10 (NAA)
9— Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
(b) Saber que nosso sustento vem do Senhor, prepara o nosso coração para o maior desafio de nossas vidas: amar os não amáveis.
Mateus 6.14–15 (NAA)
14— Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês;
15se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês.
Colossenses 3.13 (NAA)
13Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.
C. S. Lewis:
Admito que isso significa amar pessoas que não têm nada de amáveis. Mas pergunto: será que eu mesmo sou uma pessoa digna de ser amada? Amo a mim mesmo simplesmente porque sou eu mesmo. Deus quer que amemos a todas as criaturas , todos os “eus”, da mesma forma e pela mesma razão: apenas, no caso pessoal de cada um, já deu o resultado certo da conta para nos ensinar como é que se soma. Devemos, a partir disso, aplicar a regra a todas as pessoas. Talvez isso se torne mais fácil se lembrarmos que é dessa forma que ele nos ama. Não pelas qualidades que julgamos possuir, mas simplesmente porque cada um de nós é um “eu”. Pois, na realidade, não existe mais nada em nós que seja digno de amor: nós, que encontramos um prazer tão grande no ódio que abdicar dele é mais difícil que largar a bebida ou o cigarro...
(c) Vença a ansiedade pela oração ao Deus Pai que supre todas as suas necessidades (pão, perdão e proteção).
Mateus 7.11 (NAA)
11Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?
Filipenses 4.19–20 (NAA)
19E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo de que vocês precisam.
20A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém!
JOHN PIPER:
Jesus diz que a raiz da ansiedade é fé inadequada na graça futura do nosso Pai. Quando a incredulidade consegue o controle dos nossos corações, um dos efeitos é a ansiedade. A causa original da ansiedade é um fracasso em confiar em tudo que Deus prometeu ser por nós em Jesus.
Ilustr.:
Num dia do início do século vinte, ao entardecer, Eduardo VII da Inglaterra estava caminhando no campo com a rainha, quando ela torceu o pé e machucou seriamente o tornozelo. Sentindo muita dor, ela ficou mancando com bastante dificuldade, apoiada no ombro do esposo. Já estava escuro quando chegaram a uma cabana e o rei bateu à porta.
“Quem é?”, perguntou uma voz de homem lá de dentro. “Eduardo, seu rei”, respondeu o monarca. “Pare com essa besteira!”, gritou o zangado morador, acrescentando: “Vá embora!”. O rei continuou batendo. Finalmente o homem exigiu: “Quem está aí e o que deseja?”. Repito: “sou Eduardo, o rei. Por favor, deixe-me entrar! “. “Vou ensiná-lo a não atormentar um homem que está querendo dormir”, rugiu o morador, levantando-se da cama.
Abrindo bruscamente a porta, descobriu, para seu grande embaraço, que era mesmo o rei. Desculpando-se profusamente, convidou o casal real a entrar e providenciou ajuda imediata. Anos mais tarde, ao relatar o incidente, o homem observou: "E pensar que quase o mandei embora sem abrir a porta!"
Apocalipse 3.20 (NAA)
20Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more