Quem serve de exemplos?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Gn.4.25-26 (C.Oração 27/7/22)

Quem serve de exemplos?
Diferenças marcantes entre os filhos da Luz e os filhas das trevas
A Genealogia de Caim e a Genealogia de Sete.
Gn.4.25
Ao estabelecermos esse contraste, cinco diferenças marcantes ficarão mais nítidas:
Em primeiro lugar, a linha genealógica de Caim (um assassino confesso), não tem descrição de seu tempo de vida; enquanto na de Sete temos a descrição da idade de toda a sua descendência, com muito mais informações, porque o tempo que não é vivido na presença do Senhor não se conta, não serve para nada.
Em segundo lugar, a linha genealógica de Caim foi quem perpetuou o mal; enquanto que na de Sete voltaram a invocar o nome do Senhor, começaram a orar e certamente lutaram contra o mal o tempo todo.
Em terceiro lugar, o destaque dado na genealogia de Caim, é a Lameque e a sua declaração de que cometeu assassinatos com total indiferença e alegrando-se por sua ação. O destaque da genealogia de Sete, é Enoque, o descendente que andou com Deus.
Em quarto lugar, a genealogia de Caim levou a humanidade para o inferno; enquanto que a genealogia de Sete, nos trouxe a salvação, através de Cristo.
E, em quinto lugar, a genealogia de Caim dava valor ao poder e ao ter; enquanto que a genealogia de Sete, mostra o valor de andar com Deus.
Outra verdade que as genealogias nos ensinam é que não existe nome maldito. Não é o nome que nos dá significado, mas nós amaldiçoamos ou não o nome, através de nossos atos, como vemos no caso do nome de Lameque que aparece, tanto na genealogia de Caim (4.18), como na genealogia de Sete (5.25). Enquanto um Lameque foi assassino, o outro Lameque fez parte da descendência que andou com o Senhor e achou graça diante de Deus!
Precisamos, então, decidir a qual família pertencemos, àquela que busca o dinheiro, o poder, à família de Caim, ou à família de Sete que procurou e andou na presença de Deus, aquela família que trouxe o Salvador ao mundo e com Ele a vida eterna.
Precisamos decidir: se depender de mim a corrupção não irá adiante, pelo menos em oração estarei entre aqueles que são da família de Sete para que o mal não tenha vitória.1
1 Neves, I. (2014). Comentário Bíblico de Gênesis: Através da Bíblia (I. Mazzacorati, Org.; Segunda edição, p. 50). Rádio Trans Mundial.
Related Media
See more
Related Sermons
See more