Sermon Tone Analysis

Overall tone of the sermon

This automated analysis scores the text on the likely presence of emotional, language, and social tones. There are no right or wrong scores; this is just an indication of tones readers or listeners may pick up from the text.
A score of 0.5 or higher indicates the tone is likely present.
Emotion Tone
Anger
0.04UNLIKELY
Disgust
0.07UNLIKELY
Fear
0.09UNLIKELY
Joy
0.53LIKELY
Sadness
0.13UNLIKELY
Language Tone
Analytical
0UNLIKELY
Confident
0.43UNLIKELY
Tentative
0UNLIKELY
Social Tone
Openness
0.03UNLIKELY
Conscientiousness
0.13UNLIKELY
Extraversion
0.45UNLIKELY
Agreeableness
0.61LIKELY
Emotional Range
0.2UNLIKELY

Tone of specific sentences

Tones
Emotion
Anger
Disgust
Fear
Joy
Sadness
Language
Analytical
Confident
Tentative
Social Tendencies
Openness
Conscientiousness
Extraversion
Agreeableness
Emotional Range
Anger
< .5
.5 - .6
.6 - .7
.7 - .8
.8 - .9
> .9
Gn.4.25-26 (C.Oração 27/7/22)
Quem serve de exemplos?
Diferenças marcantes entre os filhos da Luz e os filhas das trevas
A Genealogia de Caim e a Genealogia de Sete.
Gn.4.25
Ao estabelecermos esse contraste, cinco diferenças marcantes ficarão mais nítidas:
Em primeiro lugar, a linha genealógica de Caim (um assassino confesso), não tem descrição de seu tempo de vida; enquanto na de Sete temos a descrição da idade de toda a sua descendência, com muito mais informações, porque o tempo que não é vivido na presença do Senhor não se conta, não serve para nada.
Em segundo lugar, a linha genealógica de Caim foi quem perpetuou o mal; enquanto que na de Sete voltaram a invocar o nome do Senhor, começaram a orar e certamente lutaram contra o mal o tempo todo.
Em terceiro lugar, o destaque dado na genealogia de Caim, é a Lameque e a sua declaração de que cometeu assassinatos com total indiferença e alegrando-se por sua ação.
O destaque da genealogia de Sete, é Enoque, o descendente que andou com Deus.
Em quarto lugar, a genealogia de Caim levou a humanidade para o inferno; enquanto que a genealogia de Sete, nos trouxe a salvação, através de Cristo.
E, em quinto lugar, a genealogia de Caim dava valor ao poder e ao ter; enquanto que a genealogia de Sete, mostra o valor de andar com Deus.
Outra verdade que as genealogias nos ensinam é que não existe nome maldito.
Não é o nome que nos dá significado, mas nós amaldiçoamos ou não o nome, através de nossos atos, como vemos no caso do nome de Lameque que aparece, tanto na genealogia de Caim (4.18), como na genealogia de Sete (5.25).
Enquanto um Lameque foi assassino, o outro Lameque fez parte da descendência que andou com o Senhor e achou graça diante de Deus!
Precisamos, então, decidir a qual família pertencemos, àquela que busca o dinheiro, o poder, à família de Caim, ou à família de Sete que procurou e andou na presença de Deus, aquela família que trouxe o Salvador ao mundo e com Ele a vida eterna.
Precisamos decidir: se depender de mim a corrupção não irá adiante, pelo menos em oração estarei entre aqueles que são da família de Sete para que o mal não tenha vitória.1
1 Neves, I. (2014).
Comentário Bíblico de Gênesis: Através da Bíblia (I.
Mazzacorati, Org.; Segunda edição, p. 50).
Rádio Trans Mundial.
< .5
.5 - .6
.6 - .7
.7 - .8
.8 - .9
> .9